Agricultura

Em busca do profissionalismo no tomateiro

A cadeia produtiva do tomate para processamento com selo de qualidade. Esse é o objetivo de um projeto coordenado pela Embrapa Hortaliças, que pretende implantar um sistema de Produção Integrada para Tomate Indústria.

O projeto de certificação de tomate industrial conta com a participação das indústrias de processamento, das universidades Federal de Goiás e de Brasília, de instituições como a AGÊNCIA RURAL e a AGRO DEFESA, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, das secretarias de agricultura de Goiás e de Minas Gerais, de produtores e de consumidores.

O sistema tem como metas viabilizar a organização da cadeia produtiva de tomate para processamento e, em conseqüência, permitir que se obtenha uma produção final diferenciada, de maior qualidade e valor agregado, apta a preencher um nicho no mercado nacional e também em mercados internacionais, onde a rastreabilidade do produto é um requerimento para a comercialização. A certificação vai incluir tecnologias nas áreas de fitopatologia, entomologia, plantas daninhas, melhoramento genético, nutrição, solos, irrigação e pós-colheita.

A produção integrada lança as bases para a concessão de um selo de qualidade para o tomate processado e demais produtos da cadeia. O projeto da Embrapa Hortaliças propiciará o estabelecimento de modelos para a implantação desse sistema em outros estados produtores de tomate indústria e para outros sistemas de produção de hortaliças, como tomate em cultivo protegido, tomate estaqueado, batata, cenoura, melancia e morango.

A Produção Integrada objetiva a produção de alimentos de alta qualidade, com a utilização de técnicas que consideram os impactos ambientais sobre o solo, a água e a produção. Esse conceito surgiu na Europa, nos anos 70, como uma resposta à necessidade de reduzir o uso de agrotóxicos na produção de frutas e maior atenção e respeito ao meio ambiente. No Brasil, a Produção Integrada de Maçãs foi a pioneira, a partir de 1996, liderada pela Embrapa Uva e Vinhos. Hoje existem normas técnicas para a Produção Integrada de Frutas (PIF) como de maçã, pêssego, manga, mamão, melão, caju e uva. Entretanto, no País ainda não existe nenhum sistema na cadeia de hortaliças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *