Pecuária

A força do guzerá

Os bezerros frutos do cruzamento de Guzerá com Nelore realizados na fazenda, por exemplo, estão apresentando números iguais aos obtidos nos cruzamentos com raças taurinas, continentais ou britânicas, segundo Dante Ramenzoni, empresário e titular da fazenda Alvorada. ” Os produtos Guzonel vem se mostrando pelo menos 20% mais pesados logo ao desmame rendimento que se mantêm na recria. Ramenzoni ainda fala que isso é devido uma associação de qualidades produtivas e complementares do Guzerá e do Nelore.

A base genética do criatório está representada por um lote de 90 fêmeas doadoras selecionadas num plantel de 160 matrizes adquiridas desde 2001. De acordo com o proprietário, os investimentos foram direcionados no sentido de buscar dentro dos melhores planteis da raça Guzerá no país, matrizes com qualidade genética superior e alta fertilidade. “Com isso é possível atender as exigências de uma pecuária cada vez mais havida por resultados”, assinala o criador.

Atualmente, o plantel da Guzerá Ramenzoni é composto por 550 cabeças de Guzerá, com destaque para o lote de doadoras. Além disso, o projeto conta com 250 fêmeas receptoras prenhas, das quais 60 levam no ventre crias do touros “Apollo TE do DER, principal reprodutor do plantel.

No início de outubro, Dante Ramenzoni vendeu 12 produtos, entre machos e fêmeas, à média de R$ 4.200,00 durante o I Leilão Virtual Guzerá Carcaça, realizado em Campo Grande (MS). A última venda aconteceu no Leilão MAAB, em Uberaba (MG), no dia 30 de outubro. A novilha Betania Maria, filha de Gobbo IT, um dos mais consagrados reprodutores da raça Guzerá no País, em vaca MAAB bancada, foi arrematada por R$ 9.100,00 por Marco Antônio, promotor do leilão. Aos 15 meses de idade, ela seguiu prenha do touro Acaso S.

Ramenzoni observa que com as vendas realizadas em Minas Gerais, a cartela de clientes da fazenda foi ampliada para Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Mato Grosso, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. “Isso é muito positivo, pois mostra que a raça está aumentando sua participação em outras praças, em projetos de cruzamento industrial utilizando diferentes raças”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *