Agricultura

Nosso abacaxi ganha a Europa

Além do coco in natura produzido em Quissamã, exportado periodicamente para diversos países europeus, na próxima segunda-feira, a Cooperativa de Produtores Rurais daquele município, uma das integradoras do Programa Frutificar do governo estadual, envia para a França e Inglaterra seus primeiros carregamentos de abacaxi.

Para atender ao mercado externo, os processos de colheita e embalagem recebem tratamento especial. As frutas são colhidas de maneira diferenciadas, têm que estar perfeitas, sem cicatrizes de doenças ou queimadas pelo sol. A coroa tem que ser única e o peso, dentro dos padrões exigidos por cada país: dentro dos padrões exigidos por cada país: França. 1,2 Kg/ média; e Inglaterra, 1,8 Kg/média.

Os abacaxis são colhidos nas lavouras, acondicionados em caixa plásticas e enviados para a packing house, onde são separados e recebem uma camada de cera especial, importada do Havaí, aumentando sua durabilidade para 60 dias. Os pedúnculos das frutas são cortados para o tamanho de 1 cm para serem acondicionados em caixas de papelão. Para a Inglaterra, vão em média 6 abacaxis em cada caixa. Já para França, pela exigência de frutas menores, cada caixa comporta em média oito frutas.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura de Quissamã, Haroldo Carneiro, o mercado externo de abacaxi consome cerca 800 mil toneldas/ano. Os maiores fornecedores da fruta são a Costa Rica, a República Dominicana, o Havaí e a Costa do Marfim, destacou ele ao ressaltar que Quissamã cultiva atualmente 120 hectares com a fruta, sendo que esta área está em expansão. Nosso município não quer ser o maior produtor, mas melhor; completou.

Para o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento do Interior, Christiano Áureo, estas exportações contínuas ao exterior são importantes para a economia fluminense, na geração de mais oportunidades de trabalho. Além disso, assegura a confiança e a permanência de mercados tão exigentes, como os dos países da Europa. É mais uma forma de fazer com que os produtores do Frutificar possam plantar já sabendo onde comercializar, afirmou Christiano.

O município de Quissamã hoje já exporta periodicamente coco in natura para a Europa e é o maior produtor de coco anão verde do estado. A tradição agrícola da cidade, além das condições de solo e de topografia e da abundância de recursos híbridos, faz do lugar uma área ideal para a atividade da fruticultura. Desde que foi implantado na região, o Programa Frutificar tem conseguido a adesão de muitos produtores, que comercializam parte de suas produções de abacaxi e coco com a Cooperativa Mista de Produtores.

O Frutificar, maior investimento em agricultura já feito no Estado do Rio, oferece aos produtores que queiram cultivar lavouras de frutas irrigadas uma linha de crédito específica dentro do Sistema Moeda Verde, com juros de 2% ao ano. Os agricultores têm ainda a vantagem de só começar a pagar a prestação do empréstimo depois que colher a primeira safra. Desde que foi implantado, nunca se havia investido tanto e de modo tão ordenado na busca do desenvolvimento agrícola, com atividades vocacionais de cada região.

O Programa já gerou cerca de 20 mil postos de trabalho e, até 2006, deve superar a marca dos 50 mil. Hoje, as regiões Norte, Nordeste e Baixadas Litorâneas, têm cerca de 4 mil hectares plantados. De acordo com o secretário Christiano Áureo, a meta do Programa é chegar aos 10 mil hectares até 2006.

Um fruto nobre e rico em nutrientes

Fruta rica em Vitamina C e sais minerais, com Cálcio, Ferro e Fósforo. A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço, gripe e depressão. É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso; abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose.

Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca. No tempero, ele amacia a Carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios;

O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa soltam com facilidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima á base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas. Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro. Uma fatia de abacaxi (100 gramas) fornece 52 calorias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *