Agricultura

Fruta de cidade

O acréscimo eleva em mais de 10% a produção desta safra, projetada pelos técnicos da Emater/RS em 600 toneladas da variedades Flã, Premier, Pampeano, Peach, Chimarrita, BR -3, Coral, Marli, Sulina e Granada, Uma expansão também observada na propriedade de Valter Bettio, escolhida para sediar a abertura oficial da colheita, ocorrida hoje, 4, á tarde, com a presença do presidente da Emater/RS, Caio Tibério da Rocha, do prefeito de Porto Alegre, João Verle, além de autoridades e dirigentes do setor primário do município.

Durante a solenidade, o presidente da Emater/RS, Caio Tibério da Rocha, lembrou a importância que as frutas representam para a economia rural gaúcha e para o desenvolvimento das pequenas propriedades rurais, especialmente. Os pomares ocupam 122.8751 hectares, área em condições de ser ampliada facilmente porque existe clima, solo e tecnologia disponível, afirmou. Ao relatar o Programa Estadual de Fruticultura – Profruta/RS, Caio Rocha chamou a atenção para a meta do programa, que em quatro anos aplicará R$ 53 milhões. O Profura/RS auxiliará os produtores a aumentarem a produtividade e o volume final da safra, observou.

Caio Rocha ressaltou ainda o papel sócio-econômico que a fruticultura desempenha para o Governo do Estado, citando que gera oportunidades de trabalho na razão de dois a cinco trabalhadores na cadeia produtiva para cada hectare cultivada. Investir na fruticultura significa aplicar seis vezes menos do que a média destinada no setor agrícola com um todo, comparou.

A expansão dos promotores de pêssego da Capital está retratada no pomar que Bettio cultiva na Estrada Edgar Pires de Castro, na Vila Nova, Em 1,5 hectare, o produtor elevou o rendimento médio acima de 15% em apenas uma safra. Dias frios, ensolarados e secos contribuíram para o resultado, mas os produtores investiram mais no pomar, elogia o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS Porto Alegre, técnico agrícola Carlos Otavio de Souza Matos.

Na solenidade, a prefeitura assinou contrato de cooperação técnica e operacional com a Cooperativa Cresol. A Emater RS executará os projetos que beneficiarão os cooperados da entidade, enquanto que o Banco do Brasil ingressará com recursos.

O desempenho positivo do pomar de Bettio também foi registrado entre os outros 20 produtores assistidos pela Emater/RS e que vão ofertar a produção da safra em pontos-de-venda da Capital e também na já tradicional 19º Festa do Pêssego de Porto Alegre e 12ª Festa Estadual do Pêssego, que começará no próximo sábado. A população poderá comprar a fruta durante os próximos três finais de semana, no Centro de Eventos Rurais da Vila Nova, na rua João Salomoni, nº 1345. A promoção da Emater/RS, da Prefeitura de Porto Alegre, do Sindicato Rural e da Associação dos Moradores do Bairro Vila Nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *