Pecuária

Invisíveis mas perigosos

Somente o controle sanitário estratégico, realizado de acordo com as condições de cada combate á ação desses agentes no rebanho. Tanto no sistema de produção de carne como de leite, os prejuízos diretos e indiretos gerados por esses micro-organismos, provocam perdas substanciais ás propriedades, e isso, pode ser evidenciado, hoje, em praticamente todas as regiões do país.

Marcos Antônio F. Malacco, médico veterinário e gerente técnico de produtos da Merial Saúde Animal, diz que os prejuízos causados á produtividade, pela ação direta dos vermes é motivado principalmente pelo fato de algumas espécies alimentarem-se preferencialmente dos tecidos do intestino delgado do hospedeiro. Isso causa danos a parede externa mais realizar a absorção correta dos nutrientes, durante o processo de conversão alimentar.

Além desse problema, os parasitas internos caracteriza-se por alojar-se em outros órgãos do aparelho gastrointestinal do hospedeiro, ocasionado inúmeros outros problemas. Dentre os diferentes gêneros e espécies de endoparasitas, cada um possui uma preferência por parasitar um órgão do animal. Dentro do aparelho digestivo, desde o abomaso até o intestino grosso, cada um possui seus parasitas em particular. As espécies Trichostrongylus axei, Haemonchus sp. e Ostertagia sp., alojam-se preferencialmente no Abomaso. Já o Strongyloides papillosus, Toxocara vitulorum, Cooperia sp. e Nematodirus sp, preferem habitar no intestino delgado. Existem também os que preferem habitar mais intestino grosso, como é o caso dos parasitas Oesophagostomun sp. e Trichuris sp,. Porém, existe uma espécie em particular que possui o hábito de viver no aparelho respiratório do bovino. O Dictyocaulus viviparus, parasita o pulmão dos animais infectados, causando sérios danos que podem, em condições especiais, levar o animal a morte.

As principais verminoses clinicamente identificadas causam distúrbios sérios que levam á diminuição no ganho, ou até perda de peso. Esse é segundo o técnico da Merial, o sintoma mais visível de constatação do problema par o pecuarista. Em alguns casos, onde a um alto grau de contaminação, o animal pode perder até 64 Kg. de seu peso vivo por ano. Além de reduzir drasticamente a capacidade de resistência imunológica dos animais, o que os torna mais suscetíveis ás doenças infecciosas.

A fase de pós desmama do animal é quando o bovino fica mais vulnerável a ação das verminoses, pois nesse período ele sofre um desgaste físico e mental muito grande. Isso é causado por fatores como, a perda do leite materno, o contato direto com as pastagens infectadas, fatores que contribuem para causar o conhecido estresse pós desmama nos bezerros. Os animais jovens são mais sensíveis a ação dos vermes que os adultos, porém, a dose de imunidade que ele recebe via colostro, aliado a baixa ingestão de pastagens (poucas larvas), diminui bastante o riscos de contágio por esses animais, durante os primeiro 7 – 8 meses de vida. Após essa fase, nos sistema de pecuária extensiva o bovino entra na fase critica de contágio, pois sua alimentação passa a realizar-se somente através do pastos e seu organismo, ainda não atingiu um grau de imunidade adequado. Durante essa fase é recomendado aplicação de vermífugos periodicamente. Já os animais adultos ( bois de gordura, vacas e touros), sofrem menos efeitos da verminoses devido ao grau de proteção adquirindo ao longo do tempo de exposição a esses agentes, explica. Os rebanhos servem de moradia para uma gama enorme de endoparasitas de diferentes gêneros e espécies. Esses micro-organismos que se desenvolvem em meio as pastagens, mais especificamente junto ás fezes dos animais infectados, adentram o animal via ingestão oral. A partir daí albergando-se ao longo de todo o seu aparelho digestivo, começam sua relação de parasitismo com o hospedeiro. Essa fase caracteriza-se pelo encerramento do período de vida livre do verme, e início da relação parasitária.

Essa verminoses, após serem ingeridas, causam enormes danos ao longo do aparelho digestivo do hospedeiro. Isso faz com que animais não vermifugados, percam uma média de 10 a 15% de seu peso vivo por ano. Com os animais de aptidão leiteira, onde o sistema de produção, é bem mais intenso, as perdas ser ainda maiores, chegando a 30% da capacidade produtiva da vaca. Isso é extremamente preocupante explica o veterinário.

Os vermes podem atingir o rebanho por diferentes vias de infestações. Além da oral, que é a mais comum, por ingestão de larvas (L3), presentes nas pastagens. Existem também algumas larvas que podem penetrar na pele dos animais ou até mesmo passarem da vaca para o bezerro via colostro. De acordo com o professor da Universidade Estadual de Londrina (PR), Dr. Ademir B. da Luz Pereira, na grande maioria do território brasileiro, é adotado o sistema extensivo de produção, no qual o pastoreio contínuo durante todo o ano, permite que os animais permaneçam expostos permanentemente a infecções geradas por esses organismos.

Do ponto de vista epidemiológico, o professor explica que de maneira geral, considera-se, que todos os bovinos criados em sistema extensivo de produção, possuem algum grau de infestação. Isso ocorre pelo fato de cerca de 90% dos parasitas, e aí, inclui-se também os que agem externamente, viverem em meio as pastagens. Os outros 10% que conseguem encontrar um animal para depositar seus ovos é que são responsáveis por completar o ciclo evolutivo de sua espécie.

O ciclo de vida dos vermes de bovinos começa com as fêmeas adultas depositando seus ovos no aparelho digestivo do bovino infectado. Esses milhares de ovos seguem junto com a fezes do animal até serem eliminadas no meio ambiente. Começa aí, a fase de vida livre que se caracteriza pelo eclosão dos ovos e a conseqüente liberação das larvas de primeiro estágio (L1). Esse período vai até a larva tornar-se infectante, ou (F3). Algumas condições de clima são extremamente favoráveis ao desenvolvimentos desses organismos. As altas temperaturas em torno de 25 a 27º C, com umidade relativa por volta de 80%.

Uma modificação do ciclo de vida pode ocorrer quando as condições ambientais forem desfavoráveis. Em condições de frio intenso ou quando a resistência por parte do organismo, esse processo sofre inibição, causando o que os pesquisadores chamam de prolongamento do período pré-patente. O fim desse período ocorre com a chegada da estações quentes ou por ocasião da aproximação do período de parto da fêmeas que é a época que a vaca elimina a maior quantidade de ovos no meio ambiente.

O controle desses agentes depende de uma série de fatores que sofrem variação devido a relação entre, agente parasitário, animal hospedeiro e meio no qual se desenvolve essa relação. De acordo com pereira existem diversas formas de controle que podem estar sendo utilizadas. O controle que é realizado durante a fase livre do parasita, visa diminuir a quantidade de larvas nas pastagens para uma conseqüência redução no volume ingerido pelos animais. Porém, esse método mostra-se ineficiente no sistema de pastejo extensivo predominante na pecuária brasileira.

Durante a fase parasitária, quando o verme já se encontra dentro do bovino, várias são as técnicas de controle utilizadas atualmente pelos pecuaristas. O pecuarista precisa visar a eficácia do tratamento, no entanto, sem descuidar do aspecto econômico, tão importante na hora de contabilizar os resultados obtidos com a produção. A indústria farmacêutica lança no mercado, todos os anos, uma linha enorme de endectocidas para utilização em bovinos de corte e leite.

Os programas de controle existentes se utilizam dessas tecnologias para determinar, qual a melhor forma de aplicação desses medicamento, visando sempre a melhor relação custo x benefício para o produtor. Existem segundo o pesquisador, além do controle realizado nas pastagens, quatro outras formas, comumente utilizadas, de se tentar conter o avanço da contaminação nos rebanhos. O sistema de controle Curativo, que é quando os animais são vermifugados, somente quando apresentam sinais clínicos de verminoses, inclusive, com registro de morte de alguns indivíduos é um sistema não indicado. Nesse sistema existe a intenção clara, porém ilusória do criador de barateamento de custos, aplicando vermífugo somente em caso de extremas necessidade. Tal prática acaba levando a prejuízos maiores, pois, os danos causados pela ação dos vermes já ocorreram, e não se leva em consideração as importantes perdas da produção pela verminose subclínica, ou seja, que antecede o aparecimento dos sintomas. Esse método ainda estimula uma grande contaminação ambiental por ovos larvas, dificultando a introdução de outros sistemas de controle, explica o técnico.

Uma outra técnica também bastante utilizada é o sistema supressivo de manejo sanitário. Nesse modelo os animais são medicados em intervalos de 60 ou 90 dias, independente do nível de contaminação do rebanho. O professor de doenças parasitárias da UEL, explica que está prática leva a aplicações em épocas desnecessárias, o que acarreta acumulo de gastos. O inverso também ocorrer, ou seja, a não aplicação de vermífugos em períodos de grande infestação das pastagens, pode levar a altos índices de contaminação do rebanho. A aplicação sistemática e indiscriminada de vermífugos exerce muitas um papel inverso no processo de combate, ao invés de eliminar os vermes, pode torná-los mais resistentes á ação das drogas.

No controle tático os animais são medicados apenas quando as condições ambientais ou de manejo tornarem viável a vermifugação do rebanho. Segundo o pesquisador, existem inúmeros estudos mostrando que as vantagens de se dosificar os animais, antes de introduzi-los em pastagens vedadas ou recém formadas, na saída para o confinamento, na rotação de pastagens, ou na ocasião da compra de animais, é uma prática na qual o criador precisa ter cuidado de medicar os animais várias horas antes de introduzi-los no lugar definitivo, explica.

Existem uma unânime por parte dos pesquisadores entrevistados quanto a indicação do sistema de controle sanitário estratégico na propriedade. Essa prática é a mais recomendável seja qual for as condições de criação que se apresentem para o pecuarista, isso levando-se em consideração tanto fatores ambientais como morfológicos dos animais. As ações realizadas de forma planejada permitem que o criador realize o uso racional dos fármacos no seu rebanho. Assim os resultados conquistados tornam-se bem mais consistentes e, portanto, duradouros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *