Pecuária

Atenção na hora de vacinar!

O conceito de proteção em um programa de vacinação para um rebanho bovino, deixa de ser indivíduo e passa a ser de população, ou seja, um conjunto de indivíduos (rebanho) que será manejado como um grupo único. Devemos considerar, no entanto, que o rebanho não é um grupo homogêneo e sim, composto por diferentes sub-grupos (categorias de animais – vacas, novilhas, bezerro e etc) com níveis variáveis de resistência ou susceptibilidade ás doenças.

O nível resistência da população frente a um desafio de doença apresenta-se na forma de uma curva campanular, onde a maioria dos indivíduos se aglomera em torno de um ponto central, determinando o nível médio de resistência e diminuindo ou aumentando para os extremos, onde ficam os animais mais susceptíveis de um lado e os mais resistentes do outro.

Por outro lado, temos que considerar que a população é uma estrutura dinâmica onde ocorre diferentes eventos no decorrer do tempo como: nascimentos de bezerros e entrada e saída de animais, o que determina uma variação entre os níveis de resistência/desafio.

Nível de exposição (desafio) é o nível do risco de um animal ficar doente, enquanto que o nível de resistência (defesa) é a capacidade do animal de se defender á uma doença.

Tomando-se em conta esses conceitos, a evidência de doenças ocorre em duas ocasiões:
a) Quando o nível de resistência cai abaixo do nível de exposição, como nos casos de estresse, deficiência nutricional e etc.
b) Quando o nível de exposição eleva-se acima do nível de resistência, como nos casos de surto de doença.

Vale lembrar que o nível de exposição e o nível de resistência da população podem variar de acordo com a sazonalidade.

Imunidade é a defesa do animal contra as doenças. Resumidamente, o animal pode adquirir imunidade de duas maneiras:
a) Imunidade passiva: obtida por meio do colostro vaca que contém anticorpos.
b) Imunidade ativa: adquirida por meio de exposição direta á doença por meio de vacinação. A vacinação é o método de eleição nos programas de controle sanitário, já que ela estimula a defesa imunológica sem produzir prejuízos produtivos e sem o risco de disseminação de doença.

Um programa de vacinação promove o aumento do nível de resistência visando diminuir com o tempo o risco de exposição á doença. Outros conceitos importantes sobre as vacinas são:
– Devem ser aplicadas em animais sadios e bem alimentados para uma boa reposta imune.
– Necessitam de um tempo para o início da ação (proteção).
– Não protegem para sempre e não são 560 efetivas.
– São uma ferramenta dentro do complexo hospedeiro, agente e meio ambiente.

Conclui-se então, que para melhorar a resistência do rebanho temos que conciliar um bom programa vacinal, boas práticas de manejo e boa nutrição, entre outros procedimentos, diminuindo assim, o nível de exposição dos animais ás doenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *