Avicultura

Criadores de avestruz terão universidade online

O objetivo da Universidade é tornar viável a especialização de profissionais e interessados na Estrutiocultura criação de avestruz, atividade que cresce cerca de 30 a 40% ao ano pelo 7º período consecutivo. Iniciativa inédita no Brasil, a aula inaugural ocorrerá no dia 23 de agosto, as 16:00 horas, nas instalações da FAAL que fica no Shopping Limeira, no Km 150 da Rodovia Anhanguera, no site do curso www.uniavestruz.com.br.

A Uniavestruz oferecerá diversos cursos relativo a capacitação em criaçaõ de avestruzes, começando com os de: Especialização em Agribusiness com Concentração em Estrutiocultura, com duração de três semestres, e Extensão com Módulo aplicado em Estrututiocultura, que dura um semestre. Com o objetivo de formar empresários e técnicos com perfil e visão empreendedora, o primeiro é voltado para criadores, administradores e profissionais com nível superior. O curso de especialização também pretende gerar conhecimentos da gestão de políticas setoriais, tecnológicas e economômicas relacionadas a estrutiocultura e as novas realidades do agribusiness mundial. Já o curso de extensão é direcionado a acadêmicos, criadores, empresários e demais interessados sobre a criação de avestruz, e foi desenvolvido para gerar conhecimento das mais novas técnicas de criação racional e industrialização de seus produtos dentro da realidade brasileira.

Ambos os cursos envolverão mais de 20 profissionais, dentre os quais, nomes de destaque da estrutiocultura brasileira, tais como o Dr. Roberto Arana Elmôr – médico veterinário especialista em clínica de avestruzes e atual superintendente técnico da Associação dos Criadores de Avestruzes do Brasil ( ACAB), O Dr. Celso da Costa Carrer, zootecnista, professor universitário pela USO e UNIP, coordenador da área de agronegócios na FAAL, empresário e atual presidente da ACAB e do Grupo Ostrich do Brasil, e professores convidados como o especialista em cooperativismo e sociologia rural pela USP, Dr. Marcelo Ribeiro, e o zootecnista Alfredo Villegas Oromi, especialista em mercados internacionais de carne pela Argentina.

Os alunos terão salas online com professores disponíveis para discutir e tirar dúvidas, fóruns, apostilas, chats, simulados e aulas presenciais seminários e discussões em grupo. Todo este aparato foi planejado para que os alunos possam receber a melhor formação possível, aumentando a capacitação de recursos humanos para esta jovens atividade no Brasil. Além das aulas virtuais dos cursos citados, também haverá extensa programação de cursos práticos e aplicados para os mais diversos públicos ligados ao agronegócio do avestruz desde empresários até tratadores nos laboratórios de ensino da FAAL e do Centro de Tecnologia e Produção do Grupo Ostrich do Brasil.

Atualmente, o Brasil tem um rebanho de cerca de 100mil aves e 1.500 criadores. Em 2002, o agronegócio avestruz movimentou no país cerca de 20 milhões de dólares, entre comercialização de animais, compra de insumos ração, medicamentos etc. e venda de produtos carne, couro e plumas. Segundo Celso Carrer, presidente do Grupo Ostrich do Brasil – empresa especializada na prestação de serviços e assistência técnica aos estrutiocultores – a maior ave do mundo tem atraído um número considerável de novos criadores por causa do potencial de retorno que a atividade possui e tem demonstrado no mundo todo. Por ser uma atividade muito jovem, existe a necessidade de criar programas de capacitação dos agentes da cadeia que integram este novo negócio, através do conceito de uma universidade, que venham capacitar de forma estratégica e tecnicamente, empresários, pecuaristas e profissionais liberais que queiram investir na estrutiocultura, além de mão-de-obra operacional para a condução eficiente dos empreendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *