Avicultura

Alimentação – a ração certa para cada etapa da criação

Diante de uma gama enorme de produtos voltados para avicultura, produto conta com a orientação e acompanhamento das empresas para decidir quais produtos utilizar. Estas empresas desenvolvem projetos específicos para cada criatório, respeitando suas particularidades e necessidades. Tirar o melhor proveito da criação é meta principal de qualquer produtor, seja ele pecuarista de corte, ovinocultor ou equideocultor entre outros. É verdade que muitas variantes vão influenciar o sucesso ou não de uma criação, mas, poucas dessas variantes tem um papel tão significativo como a alimentação. Atentas a isso, as empresas de nutrição animal desenvolvem uma gama enorme de rações, com formulações diversas e voltadas para cada tipo de espécie animal e etapa de desenvolvimento. É o caso da Purina, que possui linhas especiais para aves (frangos, codornas e avestruzes), equinos, suínos, ovinos e caprinos.

Basicamente, as rações destinadas a avicultura são formadas nutricialmente de cálcio, fósforo, extrato etéreo, proteína bruta, matéria fibrosa e matéria mineral e podem ser do tipo ração completa, concentrado e núcleo protéico. As rações completas são produtos balanceados, que contém as fontes protéicas, energéticas, aditivas e todos os minerais e vitaminas requeridas pelos animais para máxima performance produtiva em suas diversas fases de criação. As rações concentradas já contém as fontes protéicas para serem misturadas com outro ingrediente energético (em geral milho, farelo de trigo e calcário) para a obtenção da ração completa que será consumida pelo animal.

Os Nucléos Protéicos trazem grandes vantagens, entre elas: garantia de qualidade na fonte protéica, pois já contém soja; melhor ganho de peso e conversão alimentar; um ingrediente a menos para compra, armazenagem e melhor qualidade de mistura, pois na maioria das fases são feitas apenas com milho+núcleo protéico.

A linha de produtos voltadas para a avicultura são divididas entre outros tipos Ração Completa e Concentrado e possuem formulações diferenciadas para as fases inicial (para aves entre 1 e 84 dias de idade criadas em piso ou para aves de 1 a 42 dias de idade criadas em gaiola) de crescimento (para aves entre 85 dias de idade até o aparecimento do primeiro ovo – em piso – e para aves entre 43 dias de idade até o aparecimento do primeiro ovo – em gaiola) e de postura (com produtos diferenciados para aves até 40 meses de idade, mais de 40 e acima de 60 meses).

Frangos de Corte.

Os frangos de corte são atendidos por uma linha de produtos diferentes, divididas entre Pré-Inicial (para aves de 0 a 7 dias de idade). Iniciais (para pintinhos ou de 0 a 21 dias de idade), Crescimento (com uma linha variada para aves em fase de engorda, dos 21 dias de idade até seis ou dez dias antes do abate).

Para indicar ao produtor a ração correta, que atende plenamente as necessidades específicas de seu criatório e capaz de potencializar o sucesso do criatório, a Purina desenvolveu diversas pesquisas e um pacote tecnológico que envolve produtos e programas específicos para cada fase da criação e acompanhamento técnico feito por uma equipe de nutricionistas especializados, que fazem um trabalho personalizado de acordo com o objetivo e a necessidade de cada propriedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *