Agricultura

Trator movido à óleo de girassol

O 2º Simpósio de Agricultura da Expoagro, que aconteceu dia 28 de maio, discutiu uma nova proposta de sustentabilidade para as propriedades rurais de Mato Grosso do Sul através da cultura do girassol, que se apresenta como uma alternativa econômica para animais. Esses assuntos foram abordados na palestra “Aproveitamento, transformação e subprodutos de girassol”, proferida por José Orilton Franco Pereira, engenheiro agrônomo e Diretor do Núcleo de Produção de Sementes “Ataliba Leonel”, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, em Manduri, SP. Após essa palestra, Valdemir Antônio Justo, Diretor da OMINSA, empresa produtora da mini-prensa extratora do óleo de girassol, também com sede em Manduri, fará uma demonstração desse equipamento.

Para outra demonstração, o produtor rural Edio Neuls, presidente do Grupo Plantio na Palha, disponibilizou um trator de sua propriedade para os testes utilizando o óleo bruto de girassol como combustível. Segundo José Orilton, o girassol também pode ser utilizado na composição de rações para uso direto na propriedade ou para a comercialização, através das tortas residuais da extração de óleos, além de , com o uso do óleo bruto como combustível, possibilitar que o setor agrícola contribua para diminuir a poluição e o efeito estufa. Em sua palestra, o agrônomo detalhou todo o custo de produção do óleo bruto, mas já adianta que o litro sai em média R$ 0,63 para o produtor e o rendimento é cerca de 1/4 a1/3 do peso inicial de grãos (dependendo da cultivar do girassol e da eficiência da extração do óleo). “Essa nova opção beneficia os nossos agricultores e contribui para o crescimento econômico dos municípios, pois reduz a exportação de divisas (petróleo/disel) e permite a redução de custo desse insumo”, diz o agrônomo.

As perspectivas agronômicas e o comportamento do girassol em Mato Grosso do Sul também foram discutidos na palestra do representante da CATI. E é justamente esta discussão que o Simpósio pretendia levar aos produtores rurais presentes na 39º Expoagro, conforme afirma Luís Carlos Hernani, pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste e secretário do Grupo Plantio na Palha. “Nossa proposta ao trazer esse tema para o Simpósio foi fomentar a discussão sobre a viabilidade do girassol em Mato Grosso do Sul e as perspectivas de mudanças positivas que essa cultura pode imprimir na economia regional através do valor que se pode agregar ao seu produto”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *