Pecuária

Evolução genética a olhos vistos

Alice Ferreira, vice-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e proprietária da fazenda Perdizes disse que essa prova faz parte de um trabalho de seleção com o objetivo de formar animais de genética superior dentro da raça. “Essa prova é parte do programa de Qualidade do Nelore Natural que foi implantado pela ACNB em agosto de 2001 e tem como objetivo produção de gado de qualidade criado somente a pasto” conclui.

A prova contou com a orientação técnica da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande (MS) e da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que ofereceram suporte técnico através de avaliações periódicas nos animais. Os 411 animais que participaram dos testes, chegaram a fazenda Perdizes em junho de 2002 e foram divididos em dois lotes. Um primeiro de 215 animais nascidos entre 01/09 e 15/10 2001 e com peso de 275,87 kg e, um outro com 189 bezerros nascidos entre 16/10 e 30/11 com peso médio de 251,13 Kg. Wagner Granado, médico veterinário da Matsuda e responsável pela parte de nutrição dos animais explica que durante os primeiros 70 dias os animais passaram por uma fase de adaptação, para se aclimatarem ao meio ambiente da região. Durante esse período foi necessário oferecer além de pasto, suplementação com creep feeding, diminuído assim o estresse causado por fatores adversos. “Os bezerros chegaram na fazenda, recém desmamados, provindo de diversas regiões do país e com níveis de suplementação muito diferentes”. Granado lembra que assim que chegaram na fazenda o rebanho apresentava uma heterogeneidade bastante acentuada no qual se refere a conformação dos animais. Em alguns casos a discrepância era atém 100 quilos de um animal para outro. “E isso pode ser explicado pelo fato de alguns criadores terem aumentado a suplementação de seus animais para que chegarem na prova em condição superior aos demais” conclui.

Após os dias de adaptação com os animais apresentando uma conformação mais homogênea a prova começou efetivamente. O zootecnista Frederico Martins Moreno responsável da Quilombo pelos trabalhos explica que a prova foi realizada durante 294 dias (10 meses), em regime de pasto controlado, e os animais sendo suplementados apenas com sal mineral. “Assim foi possível avaliar as características de cada um dos futuros reprodutores individualmente, pois, as condições oferecidas foram iguais para todos sem exceção”. A primeira fase da prova foi concluída em 21 de abril de 2003, com 339 garrotes chegando ao final e, isso porque alguns animais que sofreram algum tipo de problema ou acidentaram durante os testes foram desclassificados. Entre os pontos avaliados estavam por importância, ganho de peso médio/dia, com 40%, capacidade andrológica por pontos 40%, avaliação de carcaça de 10%, entre outros. Após a ponderação dos aspectos mais importantes para classificação, 370 garrotes foram selecionados para realizar exame andrológico. O índice de aprovação foi de 96,5% dos animais. A média de ganho de peso diário entre os animais, ajustado para 550 dias foi de 415 Kg, com uma capacidade andrológica comprovada de 67,58 pontos.

A área utilizada com pastagem é 105 ha, divididos em 18 piquetes de 5,83 ha cada, separados por cerca elétrica. O sistema de pastejo é o rotacionado intensivo com pastoreio de ponta e irrigado através de um pivô central. Os garrotes tem um tempo de permanência por piquete de 4 dias, com um intervalo de 32 dias para completar o ciclo de ocupação da área. Ricardo Burgi, técnico da Boviplan responsável pelo controle de uso dos equipamentos explica que houve um controle da irrigação, de acordo com a densidade do solo e sua capacidade de retenção de umidade, além de aplicação de nutrientes. Segundo Burgi “o relatório final apresentado mostra as medições efetuadas diariamente dos níveis de umidade do solo através de tensiômetros, aparelho mede e ajusta a necessidade de água para planta. O solo foi corrigido com calcário 3,0 t/ha e superfosfato simples 450 Kg/ha na formação do capim mombaça” conclui.

Após esta primeira fase todos os animais foram classificados e divididos em categorias, elite,superior, regular ou inferior, sendo que 184 ficaram com colocação elite e superior. Destes 10 tourinhos foram selecionados como TOP no índice Quilombo, atingindo números bastante expressivos. Os 5 touros Nelore padrão e 5 mocho serão encaminhados para o teste de progênie. “Touro Jovem ABS Pecplan/Quilombo”. Antônio Rosa pesquisador da Embrapa gado de corte de Campo Grande (MS), disse que o programa de touros jovens, foi criado em parceria com a ABS Pecplan com a finalidade de selecionar animais jovens e colocá-los em teste de performance rápida em condições naturais, descartando de imediato os animais que apresentam resultados abaixo das médias. “A partir de junho de 2003 os touros selecionados na prova serão encaminhados a central de inseminação onde serão coletadas 250 doses se sêmen para serem introduzidas na próxima estação de monta, incluindo animais aprovados pela Embrapa gado de corte em criatórios de todo país.

Depois de saírem os primeiros frutos desta coleta, esses touros farão parte do sumário Embrapa de touros melhoradores da raça Nelore. De acordo com os técnicos da Embrapa o programa se estende até 2005, quando devem aparecer os primeiros touros aprovados no programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *