Eventos

Top List Rural 2002

“Essa é diferença mais importante entre as duas pesquisas feitas pela revista. No Top of Mind, o entrevistado não tem tempo, e nem pode ter, para pensar nas respostas. Itens deixados em branco, naquele caso, tem sua importância tanto quanto as respostas dadas, certas ou erradas. Já no Top List, quanto menos o entrevistado errar ou deixar em branco, melhor. Nessa pesquisa ele pode até consultar seus funcionários e fornecedores para responder”.

Outro fato considerado bastante positivo no trabalho deste ano, de acordo com Albim, é o grande volume de questionários enviados a redação da revista até o prazo limite. “Tivemos mais de 300 respostas, entre cartas e e-mails, um número impressionante, considerando que a participação é espontânea e também o trabalho que dá preencher a pesquisa, já que são 61 itens. Essa disposição do leitor em atender nosso questionamento nos enche de orgulho. Mostra que há uma perfeita interação e confiança entre as duas partes”.

Avaliação das empresas

O gerente de markenting da Massey Ferguson do Brasil, Paulino Jeckel, avaliou como importante a conquista do Top List Rural 2002. A Massey Ferguson ganhou na categoria tratores pelo sengundo ano consecutivo. Para Jeckel, a pesquisa é resultado de muito trabalho para desenvolver produtos que atendam as necessidades do produtor.” Essa avaliação feita junto ao público leitor da revista Rural, ou seja, o próprio produtor rural, serve como indicador de que estamos no caminho certo”.

2002 foi um ano muito bom para o setor de máquinas e implementos, dada a ênfase que o Governo Federal deu ao setor agrícola. Segundo ele, “os planos lançados para incentivar a produção na agricultura foram fundamentais, e o aumento na produção de soja, milho, café e cana-de-açucar proporcionaram aumento significativo na safra e também expandiu o poder de compra do produtor frente ao comercio.

Para o grupo De Laval o resultado do Top List Rural 2002 foi motivo de muita comemoração, já que a marca atingiu resultados expressivos em três categorias: Ordenhadeiras, pelo segundo ano, Tanques e Cerca Elétrica. Para Fabiano Amaro presidente do grupo na América Latina, esse é o inicio do reconhecimento a visão de trabalho que a empresa vem desenvolvendo, no sentido de oferecer ao produtor equipamentos que auxiliem seu trabalho no campo. “Nossa missão é estimular o sucesso da produção de leite, com a criação de novas técnologias para desenvolver produtos que proporcionem maiores benefícios ao produtor”.

Segundo Fabiano, “2002 foi instável porém com um pouco de queda no setor de equipamentos. Para o setor de Tanques a queda de mercado foi vertiginosa, provocando inclusive, a saída de algumas empresas do setor.

No plano futuro a empresa tem como objetivo acreditar no crescimento do país. Para isso pretende investir em treinamentos de pessoal, desenvolver parcerias, criar novos produtos. Inclusive fechar um consórcio com universidades para oferecer melhor qualificação técnica a seus profissionais.

Estreante no Top List Rural, o item Silos confirmou a força da Kepler Weber no desenvolvimento de instalações para armazenagem de grãos. “Este fato é reflexo do todo o trabalho que esta sendo realizado em torno do fortalecimento da marca Kepler Weber, através de publicações nacionais e internacionais, feiras do segmento, seminários técnicos, dias de campo e programas de cursos de operação e manutenção de equipamentos de marca Kepler Weber na fábrica ou nas unidades armazenadoras dos clientes. Importante mencionar a cobertura comercial e novos produtos lançados, estas ações contribuíram para o desempenho no Top List Rural 2002”, afirma o diretor da empresa, Duílio Del Corte, acrescentando que a Kepler Weber é hoje líder nacional e latino americano e uma das três maiores empresas do mundo no fornecimento de obras completas de unidades armazenadoras. “Alem desta liderança, a Kepler Weber tem forte presença no mercado internacional onde atua desde 1973, presente em todos os países da América do Sul, América Central, com representantes na África do Sul, Sudeste Asiático, Europa Central e Oriente médio.

Del Corte mostra-se otimista com as possibilidades da empresa ampliar ainda mais seus domínios nos próximos anos: “Brasil possui uma ótima área de terras agricultáveis a serem cultivas e este setor de armazenagem no Brasil já é uma realidade com projeções de crescimento. Vale ressaltar que uma unidade armazenadora proporciona ao produtor benefícios que possibilitam aumentar sua rentabilidade, através da escolha da melhor época do ano para comercializar sua safra, aproveitamento total do produto, flexibilidade no escoamento da produção em época de pico de colheita, além de eliminar o pagamento de taxas para terceiros, reduzir gastos com frete e oferecer garantia da identidade preservada da safra colhida.

A Merial Saúde Animal conquistou um resultado bastante satisfatório no Top List Rural, de acordo com Rudsen Pimenta, gerente de marketing da empresa. “O resultado foi excelente, pois as empresas do setor de produtos veterinários buscaram nas parcerias a saída para desenvolver produtos de qualidade que atenda as necessidades do produtor rural. O Ivomec é um exemplo de produto que conquistou o mercado e se firmou como marca presente no dia a dia da pecuária”, declara.

Rudsen explica que o setor de produtos veterinários tem duas fases de grande comercialização, uma no primeiro semestre, de março à abril, e outra de agosto à setembro. “Em 2002, a segunda fase foi melhor para o comércio, que teve um crescimento substancial.

Assim como a Merial, a Gerdau também saiu do Top List 2002 com um número impressionante de indicações: “O desempenho da Marca Gerdau tem crescido a cada ano, consolidando ainda mais nossa posição no setor. É resultado natural da nossa aproximação com o homem do campo e das parcerias que temos desenvolvido neste segmento, afirma Paulo Ricardo Tomazelli, acrescentando que o setor em que a empresa atua foi especialmente favorecido pelo grande desempenho da agricultura. “Uma parte desse resultado migrou para a pecuária e para outros segmentos, como a construção civil”, complementou.

Sucesso entre os criadores

Sem apresentar grandes surpresas (exceção feita ao Bonsmara que, com apenas 7,3% venceu o item mais equilibrado de toda a pesquisa), a parte do Top List 2002 referente as diversas raças bovinas de corte e leite e eqüinos, teve boa aceitação entre os criadores e traçou, na opinião da maioria, um perfil coerente do setor.

Segundo o presidente da Assossiação Brasileira de Criadores da raça Simental, Alan Fraga, o resultado obtido pelo Simental, bi-campeão em Habilidade Materna no Top List, é fruto de um trabalho que vem sendo realizado junto aos criadores há 3 anos, com o objetivo de desenvolver uma matriz de qualidade que atenda as exigências do mercado. “Sem dúvida no dia-a-dia , a fêmea, 1/2 sangue Simental é vista como a melhor receptora do Brasil”, diz. Para Fraga além dessa qualidade, a raça possui outros aspectos que são importantes para a classificação do rebanho: facilidade na engorda, bom rendimento de carcaça e precocidade no abate.

“Em 2002, as oscilações da economia fizeram a raça perder valor comercialmente, porém o movimento na associação manteve os mesmos índices de negócio do ano anterior”, declara.

A performance do Pardo-Suíço na pesquisa Top List Rural 2002, foi considerado pelo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Pardo Suíço, Alberte Vilela como esperado: “”O criador norte americano, por exemplo, utiliza a raça justamente devido a ter uma qualidade de leite muito superior”, conclui.

O Canchim ganhou pela segunda vez consecutiva, como a raça mais precoce. “Isso é fruto de trabalho de seleção de reprodutores que começou em 1989 e após 13 anos começa a mostrar resultados positivos”, declara Mauro Carvalho Filho, superintendente da Associação Brasileira de Criadores de Canchim, ABCCAN. Se gundo dados da entidade, no ano de 2002, o Canchim realizou 16 leilões, sendo arrematados 1.007 animais e 18 embriões, com um total de arrecadação de R$2.991.184. Além disso, foram realizadas 22 exposições ranqueadas onde compareceram 2.453 animais, com uma média de 111 por exposição.

O presidente da Associação Brasileira de Criadores da Raça Brangus, Washington Cinel, considerou justos os resultados do Top List 2002. ” Hoje, a qualidade da raça Brangus em relação a carne é indiscutivel”, diz. Para Washington, as exigências do mercado quanto a padronização técnica, como rastreabilidade do rebanho, controle sanitário na propriedade, capacitação de pessoal, são preceitos básicos para se manter no negócio de pecuária de corte.

Segundo ele, a raça Brangus em 2002 veio ganhando mercado de forma gradativa, ocupando espaço junto as melhores raças do país. O leilão da Brangus Brasil obteve resultados muito satisfatórios, “o crescimento da raça Brangus neste ano, seguiu em uma progressão geométrica”, declara.

Campeão de indicações, o Nelore manteve-se com destaque no Top List deste ano. A explicação, para o presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, Carlos Viacava, é muito simples: “Entre outras, duas características fundamentais como fertilidade e rusticidade justificam o sucesso desta que se tornou sinônimo de pecuária de corte no Brasil. O Nelore é uma raça perfeitamente adaptada às condições tropicais e subtropicais brasileiras. Também chamado de boi de capim, o Nelore Natural produz uma carne extremamente saudável com baixo teor de gordura e alto teor de sabor, alimento que a cada dia é mais demandado por consumidores do mundo todo. Hoje, a raça representa cerca de 80% do rebanho de corte nacional, com 90 milhões de cabeças.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *