Agricultura

Para o “barato” não sair “caro”

Algumas empresas de fertilizante estão evitando o uso de Super Simples e comercializando formulações fosfatadas misturadas ao calcário granulado, não nutrindo a planta com o Enxofre. Muitos agricultores estão usando essas formulações, imaginando estar realizando uma boa compra devido aos preços. Mas atenção: sua produtividade pode ficar comprometida. Veja só:

O uso da mistura com calcário acarreta em frete desnecessário para um fertilizante fosfatado. A distribuição do fertilizante é desuniforme, com menor concentração visto que está se aplicando mistura com boa quantidade de calcário;

Não está ocorrendo adubação com Enxofre, que deveria estar presente na forma de sulfato. A maioria dos solos é carente de Enxofre, e a planta produzirá menos, caindo a produtividade e, junto, a renda do agricultor! Muitas vezes mostra-se o preço de produtos com calcário granulado e compara-se, erroneamente, com fertilizantes formulados apenas com Super Simples. Para saber se o produto contém calcário e conseqüente falta de nutrientes do Super Simples, é fácil:

Faça o teste do limão: pegue uma amostra do produto e espalhe em um prato. Esprema um limão sobre a amostra: se houver formação de bolhas, espuma, ou sinal de qualquer reação, é sinal de que existe calcário no fertilizante! O mesmo tipo de reação acontece usando limão em uma amostra de calcário.

Fique atento. EXIGA o Enxofre, do Super Simples, em seu fertilizante. A lavoura precisa desse nutriente. E seu bolso precisa da boa produtividade!

Michel Santos é gerente de produto da Bunge Fertilizantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *