Pecuária

Mecanização – normas vão regular o processamento do leite

O Comitê reuniu técnicos da Embrapa Gado de Leite, professores de Universidades e representantes das indústrias de equipamentos. Além de estabelecer normas para padronizar a fabricação dos tanques de refrigeração, o CE/CBQL realizou o mesmo trabalho para os equipamentos de ordenha mecânica. O documento resultante do trabalho foi registrado na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A técnica Marlice Teixeira Ribeiro, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), que fez parte dos trabalhos do CE/CBQL, diz que o MAPA já aprovou o regulamento que normatiza a fabricação dos equipamentos de ordenha, “os trabalhos realizados pelo Comitê também serviram de subsídio para a formulação deste documento” diz Marlice.

O CE/CBQL realizou os estudos para a normatização dos tanques e ordenhadeiras mecânicas nos anos de 2000 e 2001. O trabalho teve como objetivo adaptar para as condições do País os processos de fabricação dos equipamentos. Com as normas ganhando força de regulamento, as indústrias deverão respeitar os padrões estabelecidos pelo MAPA. Isto dará maior segurança ao produtor na hora de adquirir um tanque ou ordenhadeira. Para a chefe de Divisão de Normas Técnicas do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do MAPA, Cláudia Inez Pereira Lima, o próximo passo do Ministério será submeter à consulta pública os regulamentos para tanques isotérmicos destinados á coleta e transporte de leite e derivados fluidos; equipamentos de pasteurização lenta e procedimentos e critérios de temperatura no transporte de produtos de origem animal resfriados e congelados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *