Pecuária

Rubia – abate técnico revela primeiros resultados da raça no Brasil

A GMG Importação e Exportação, empresa brasileira especializada em projetos na área agropecuária, concluiu no dia 29 de junho de 2002 o primeiro abate técnico/científico do cruzamento entre a raça Rubia Gallega com o gado brasileiro Nelore. Pela primeira vez as comunidades científicas e agropecuárias do Brasil e do mundo conferem o aproveitamento e a qualidade da raça Rubia Gallega, originária da Galícia (Espanha), fora do território espanhol.

Realizado no frigorífico Marfrig, localizado na cidade paulista de Promissão, a ação foi conduzida por um técnico do governo espanhol, enviado especialmente para a realização desta prova. Luciano Sanchez é professor da Universidade de Santiago de Compostela e especialista em produção animal e qualidades da carne.

Foram abatidos animais entre 12 e 14 meses de idade de diversos grupos da raça Rubia Gallega com peso médio de 458,72 kg/animal vivo, gerando um rendimento médio de carcaça (relação entre peso vivo x peso carcaça) de 58,73 %. Integrantes do grupo 3, grupo da raça com características de peso maior ao nascimento, apresentaram uma média de 59,21% a 60,17 % de rendimento. Os pesos vivos e carcaça foram verificados pelo frigorífico Marfrig e acompanhados por inúmeras autoridades presentes no abate.

As primeiras análises indicam um acréscimo de 38 % a mais na produção de carne extra (file mignon e picanha) e cerca de 37 % de carne de primeira, se comparados a um grupo de animais brasileiros que serviram de referência recebendo o mesmo manejo clínico/alimentar fornecido pela Agribrands Purina do Brasil, desde o nascimento até a realização do abate.

Uma amostra da carne de cada um dos animais foi encaminhada para Espanha onde está sendo realizada uma série de análises relacionadas à qualidade da carne, como diferencial para a saúde humana. Os resultados desta análise serão divulgados no próximo mês de setembro. Na Espanha a carne da Rubia Gallega é conhecida como a grife “Ternera Gallega” e possui selo de qualidade outorgado pela comunidade européia. No Brasil, a carne foi negociada com a rede internacional de hotéis Grand Meliá em São Paulo e receberá o selo de qualidade, assim como acontece na Espanha.

Origens da Rubia Gallega

A história da raça Rubia Gallega começou há mais de 3700 anos, com a invasão celta da Península Ibérica e o cruzamento dos bovinos nativos com os introduzidos pelo invasor. Nos séculos seguintes, as características da Rubia Gallega foram se desenvolvendo com a introdução de novas raças e povos que ocuparam a região da Galícia. No fim do século 18, a carne da Rubia Gallega já possuía um mercado consumidor cativo na Inglaterra.

A partir do século 20, iniciou-se um período ininterrupto de aperfeiçoamento genético da raça, com programas financiados pelo governo da Galícia, pelo governo espanhol e, mais recentemente, também pela Comunidade Européia. Hoje, a Rubia Gallega é reconhecida em toda a Europa como uma das carnes mais nobres do planeta, tornando-se um símbolo da Galícia e da Espanha entre os apreciadores da carne bovina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *