Tecnologia

Tecnologia – adubação via satélite

Com o uso da agricultura de precisão, produtor já pode identificar as deficiências de solo e atender as exigências de nutrientes de sua lavoura metro a metro, aplicando o fertilizante na quantidade e local certos.

Ainda um serviço relativamente novo no país a agricultura de precisão já está trazendo benefícios importantes para os solos cultivados do Brasil. A Serrana, uma das divisões da Bunge Fertilizantes, aposta muito nesta técnica de alta tecnologia, como caminho para que o produtor rural obtenha um aproveitamento mais racional e produtivo do solo.

A Agricultura de Precisão é o mais moderno e eficiente meio de aplicação de fertilizantes disponível no Brasil. A Serrana utiliza uma das ferramentas desta técnica para aplicar adubos e corretivos. Utilizando sistema via satélite – GPS, faz o mapeamento do solo, retirando amostras precisas que permitam aplicar os fertilizantes em doses variáveis. Esta tecnologia revolucionária possibilita a aplicação do fertilizante na quantidade certa e no local preciso.

Utilizando equipamentos de última geração para coleta de amostras do solo e aplicação de fertilizantes, como o Quadriciclo e Terragator (caminhões aplicadores), a Agricultura de Precisão é uma técnica que amplia a eficácia do fertilizante aplicado conseqüentemente do sistema produtivo.

A empresa cria ainda um banco de dados permanente das áreas agrícolas dos clientes que adotam esta tecnologia, com informações relativas a fertilidade do solo. Esses dados podem ser transferidos para o cliente via internet, comparados ao longo dos anos e estudados para formar novos indicadores e ações de manejo.

A técnica passo a passo sem mistérios

Amostragem de Solo – Na agricultura de Precisão, a coleta de amostras de solo é feita com equipamentos sofisticados, como o quadriciclo. Equipados com receptores de satélite, retiram as amostras de solo e armazenagem em computadores de bordo os dados sobre o local exato da extração. Assim, os engenheiros agrônomos podem analisar o solo no ponto amostrado e os respectivos níveis de nutrientes que apresenta. é a análise metro a metro do terreno.

Recomendação de Fertilizantes – com base nas informações obtidas são gerados mapas de aplicações de fertilizantes, que indicam a variação da dosagem de nutrientes, e onde exatamente devem ser aplicados.

Aplicação de Insumo – A empresa que oferece este tipo de serviço conta com equipamentos capazes de transferir as informações contidas nos mapas para um sistema de aplicação de fertilizantes e corretivos com taxas variáveis, também monitorados via satélite. Essa aplicação de insumo é feita através do Terragator, equipamento de alta tecnologia. Assim, áreas com altos e baixos teores de nutrientes recebem quantidades diferentes de insumos, resultando em uma aplicação mais racional e precisa do fertilizante.

Fornecimento a Granel – Pssibilidade de utilizar o fertilizante a granel, substituindo o uso de sacaria e assim eliminando para o produtor: o custo da embalagem, a necessidade de armazenamento do produto na propriedade e o custo de transporte e distribuição dentro da mesma, além de eliminar a mão de obra que era utilizada para abastecimento das semeadoras. Isso tudo traz um ganho de rendimento no momento do plantio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *