Agricultura

Transporte – o perigo que ronda os trabalhadores

Condições precárias do transporte no campo é uma das principais causas de acidentes graves na agricultura, geralmente com morte de trabalhadores.

Embora não existam estatísticas nacionais específicas sobre ocorrências no transporte no campo, especialistas lembram que, no período de 1980 a 1990, a imprensa noticiou 69 acidentes de trajeto com 249 mortes de trabalhadores e 1.029 feridos, só no Estado de São Paulo. De acordo com o pesquisador da Fundacentro no Paraná José Francisco Krawulski, a utilização de caminhões de carroceria aberta, carretas de tratores e caminhonetas para transporte de trabalhadores, a precariedade das estradas interioranas e a imprudência dos condutores são as principais causas de acidentes de trajeto no campo.

Ele lembra ainda que essas modalidades de transporte expõem os passageiros a situações de desconforto e insegurança, além de submetê-los a fatores de riscos á saúde como vento, frio, chuva, poeira e até ataques de abelhas e vespas. “O ônibus é o veículo mais apropriado, pois oferece maior segurança e conforto aos passageiros, além de ser uma opção mais econômica para quem trabalha com o transporte no campo”, afirma Francisco. Em caso de número reduzido de passageiros, as chamadas ‘Vans’ também podem ser utilizadas, desde que apresentem as condições adequadas para função.

O Estado de Goiás vem sendo apontado como exemplo na adoção do transporte seguro no campo. Acordos entre instituições como Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria do Trabalho do Estado, federação patronal e dos trabalhadores da agricultura e DRT, praticamente zeraram os acidentes nos últimos quatro anos.

Preocupada com este problema a TVE, em parceria com o Fundacentro desenvolveram um vídeo educativo sobre os riscos e as condições de transporte de trabalhadores rurais no Brasil, intitulado “Vai e Vem no Campo”. A produção faz parte da série de 100 vídeos educativos na área de segurança do trabalho, que está sendo produzida pela parceria TVE/Fundacentro.

A proposta é alertar e orientar sindicatos patronais e de trabalhadores, proprietários rurais, transportadores e autoridades na área de fiscalização sobre a importância do transporte seguro para evitar ocorrências, que geralmente resultam em morte ou lesões graves em trabalhadores. O vídeo Vai e Vem no Campo está á disposição dos interessados e pode ser solicitado junto ao Centro Técnico Nacional da Fundacentro, em São Paulo, ao preço de R$ 20,00.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *