Pecuária

Pecuária – Programa da ABCL vai promover cruzamento industrial

A Associação Brasileira dos Criadores de Limousin lançou no dia 03 de julho, na Exposul, em Rondonópolis/MT, o programa F1 Limousin – um dos maiores projetos já desenvolvidos pela entidade e que tem como principal objetivo promover a utilização da raça no cruzamento industrial.

A feira Exposul foi escolhida para sediar o lançamento oficial do programa devido ao expressivo número de criadores estabelecidos na região de Rondonópolis e aos bons resultados que os pecuaristas do Mato Grosso vêm obtendo com a utilização do Limousin no cruzamento. Cerca de 250 pessoas estiveram presentes no evento de lançamento e participaram também da palestra com o médico veterinário Paulo Loureiro, que é membro do Conselho Técnico da ABCL e assessor de diversos grupos pecuários.

Com o F1, a ABCL planeja levar informações consistentes sobre cruzamento aos pecuaristas, buscando uma maior organização para produção de carne de qualidade e em quantidade suficiente a fim de que seja possível articular esforços junto a indústria para que o criador seja melhor remunerado por sua produção e também para que haja uma investimento maior em marcas de qualidade para o mercado consumidor. De acordo com o presidente da ABCL, Wilson Brochmann, o programa F1 pode ser considerado como o marco de uma nova etapa produtiva na pecuária de corte no Brasil. “Este é o momento de corte no Brasil. Este é o momento de direcionarmos todos os esforços na ampliação da utilização da raça em todo o território nacional, evidenciando que o Limousin é realmente capaz de produzir bastante carne e carne de qualidade”, afirma o presidente.

Brochmann explica que o F1 é um programa planejado a médio e longo prazo. Envolve um trabalho de interiorização e popularização da raça, com ativa participação do corpo técnico da entidade em palestras e eventos promovidos em diversas regiões do Brasil, de forma a compartilhar informações e revelar dados e resultados práticos de projetos pecuários. O material de divulgação do programa F1 inclui um manual que traz informações completas sobre os mais variados tipos de cruzamento, como implantar um projeto, dados sobre manejo, como utilizar melhor um reprodutor, além de especificar as características da fêmea e do macho F1 Limousin e divulgar referências de projetos já implementados.

Segundo Paulo Loureiro, é importante ressalta que a raça Limousin é especializada em produção de carne, mas tem diferentes tipos e linhagens e pode atender diversas exigências em pecuária de corte. Para cada finalidade que o pecuarista quer empregar em sua propriedade, este deve direcionar a compra de seus touros para produção dos animais cruzados para abate.

Com o programa F1, a Associação dos Criadores de Limousin quer difundir informações, conscientizando os pecuaristas de que produzir cruzamento de alta qualidade é tão importante como fazer seleção em raça pura. “O simples fato de cruzar vacas zebuínas com touros europeus não é garantia de sucesso, e por essa falta de critérios várias raças no Brasil Fracassaram”, afirma Loureiro.

Mais informações sobre o programa F1 podem ser obtidas na seda da ABCL, Em Londrina, pelo telefone (43) 338-6465. As inscrições para participar do programam são gratuitas e os criadores contarão com o apoio dos técnicos da Associação em todas as etapas de implantação do projeto de cruzamento. Pecuaristas que já investem em cruzamento industrial e querem ter acesso a mais informações também podem contatar a Associação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *