Pecuária

Uma parceria para render muitos frutos

A criação de avestruz no Haras Capim Fino, tradicional criador de cavalo Árabe, só foi possível porque o atual administrador da Avestruz e Companhia, Giovanni Costa, conseguiu provar ao dono do Haras, Paulo Levy, o Polé, que o potencial de mercado interno e externo, era muito grande. E segundo Giovani, porque o Polé é uma pessoa que gosta de criações.

Giovanni conta que começou a se interessar pelo assunto durante uma viagem que fez ao Arizona, EUA. Estando lá, conheceu fazendas de criações e toda a linha de produtos e subprodutos originários do avestruz. E com todos os dados na mão, chegou ao Brasil com idéia de fazer um teste. Convidou amigos para churrasco e serviu carne de avestruz. Todos gostaram.

A Avestruz e Companhia começou a operar em 1997, no município de Jaguariúna, São Paulo, a partir da importação de 380 animais adultos da mais antiga fazenda de criação de avestruz, nos EUA. Depois deste passo, e de ter aprendido como criar, a empresa já está com um plantel de 130 aves adultas, e têm produzido cerca de 700 aves/ano. O sucesso do empreendimento foi visto muito rapidamente. Logo surgiram vários interessados e hoje a Associação Brasileira de Criadores conta com cerca de 150 sócios atuantes.

Giovani diz que a demanda interna é tão forte que eles têm dificuldades de manter o processo de manejo com tem que ser. Muitos chegam aqui e querem levar na hora e muitas vezes temos que explicar que é preciso esperar o tempo certo e ter infra estrutura adequada para receber os animais, explica o administrador.

Sobre este tema ele diz que toda a pessoa que quiser se transformar em criador precisa adquirir no mínimo dois casais, para não haver cosanguinidade. Depois, quando começarem a produzir, será necessário investir na formação de piquetes para as várias idades e também para a maternidade. É preciso ainda criar uma área de granja e ter instalações para a incubadora. O investimento inicial, nos primeiros anos, é um pouco alto, mas do jeito que está o mercado, você consegue recuperar o capital em cinco anos, informa.

O administrador afirma que a expansão dos negócios da empresa favoreceram a formação de uma joint venture com Klein Karoo uma das maiores empresas mundiais na criação e venda de subprodutos de avestruzes, detendo 56% deste mercado. Giovani comenta que a partir desta parceria poderão mais facilmente colocar os produtos da Avestruz e Cia em outros mercados. Só para dar uma idéia, 89% do que produzimos, tanto em carne como em couro, está sendo exportado salienta.

Com este resultado, a empresa já se consolidou no mercado, acredita o administrador. E entusiasmado com isto, resolveram fazer nova importação. O plano, segundo revela Giovani, ´trazer entre 3 e 10 mil animais da África do Sul, país que tem o mais conceituado criatório no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *