Pecuária

Genética á disposição do criador

As perspectivas para os leilões do Limousin neste ano são animadores. Os negócios crescem a cada ano e, durante 2000, a raça colocou-se muito bem, Garante Paulo Horto, diretor-presidente da Programa Leilões.

O resultado pode ser explicado por características que os animais apresentam e pelo desempenho da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin (ABCL), cujo profissionalismo permitiu a realização de leilões desde o Rio Grande do Sul. Horto conta que o tamanho de expansão da raça teve início em 1999 e atingiu o apogeu no ano passado.

Na opinião do leiloeiro, 2000 também se mostrou fundamental para reverter a imagem da raça. Antes, o conceito era que se tratava de uma raça de elite para poucos criadores, assegura. Essa imagem não existe mais. O Limousin espalhou-se pelo país com preços acessíveis. E Wilson Brochmann, o a atual presidente da ABC, tem visão de comercialização bem definida.

A distribuição de animais por novas regiões era absolutamente necessária, já que os leilões concentravam-se na cidade e no Estado de São Paulo. As vendas concretizadas na Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás comprovam o sucesso. Isso permite acredita em 2001 como o momento da raça. Os indícios desse crescimento começaram no ano passado, quando não se encontravam tourinhos para compra. Mais ainda: quem era comprador há três anos, encontra-se atualmente na posição de vendedor.

A perspectiva é de que o mercado mantenha duas diretrizes na oferta de animais. A primeira, com animais de elite. E a segunda, considerada como mercado secundário, e comercialização de animais de produção. Contribui ainda para o bom desempenho dos leilões e preços, a ampla atuação geográfica. Exatamente esse é o caminho das raças européias. O Brasil é grande e as raças precisam andar, explica Horto.

Naturalmente, o perfil do comprador também sofreu modificações nos últimos anos. A inibição e o receio iniciais dos pecuaristas brasileiros foram substituídos pela certeza da genética disponível. Na opinião de Horto, os preços também tendem a seguir duas direções. Os animais superiores, campeões de pista, alcançarão preços mais altos. E os animais de produção, entre os quais bezerros para engorda e fêmeas produtoras de tourinhos, valores mais baixos. Portanto, haverá o mercado comercial de genética superior. De qualquer forma, os preços mantêm os patamares, garante.

Já a liquidação do plantel da Fazenda Ondina, de Arnaldo Mendes de Oliveira, realiza este mês, é analisada como normal no mercado. E nada preocupante, porque para cada produtor que liquida um plantel é substituído por 10 criadores, segundo ele. Explica que Fazenda Santa Ondina manterá embriões de Limousin congelados, o que permite antecipar novos plantéis no futuro. Confiante, afirma que Limousin produzido no Brasil não deve nada a exemplares de outros país. Elogia o trabalho da ABCL como sério e criterioso. E assegura que genética é importante para a melhoria e produtividade do rebanho brasileiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *