Pecuária

SAÚDE ANIMAL – Molécula orgânica é uma nova aliada no combate a parasitas

Técnicos e produtores compartilham experiências para aprovar o Fator Premium, produto capaz de combater carrapatos e mosca-do-chifre entre outras pragas que afetam o rebanho.

Desde novembro, os criadores de gado de corte e de leite estão capacitados a enfrentar dois grandes inimigos dos rebanhos: o carrapato e a mosca-do-chifre.

A solução é apresentada por Fator Premium, molécula orgânica, lançada pela Premix – Técnica de Suplementação, empresas especializada em alimentação de ruminantes. “O produto não é milagrosos e depende do manejo adequado do suplemento mineral”, explica Alexandre Vilela, diretor – comercial da empresa.

Testado por quatro anos, dois em laboratório e dois no campo, o Fator Premium consiste em uma molécula de origem totalmente orgânica, á base de aços graxos essenciais, enriquecida com probióticos á base de levedura e alguns aminoácidos essenciais, que ajudam o metabolismo ruminal.

Vilela explica que o produto resulta da pesquisa de técnicos da área de bioquímica de algumas universidades brasileiras. E beneficia os animais, pois elimina bactérias patogênicas do trato digestivo. Procurada pela Universidade, a empresa responsabilizou-se por fazer o desenvolvimento do produto. Na prática, isso significava que, após dois anos de laboratório, os testes a campo seriam monitorados pela empresa. A equipe responsável era composta por Lauriston Fernandes, diretor-técnico, e seis técnicos.

Na fase inicial do desenvolvimento foram escolhidas 10 propriedades, entre leite e corte, cujo critério foi o de estar localizadas em áreas tecnicamente interessantes ao projeto, ou seja, regiões endêmicas para ataques de carrapato e mosca-do-chifre. “Atenção concentrou-se especialmente nos carrapatos”, contra Vilela.

Nos últimos seis meses do desenvolvimento, no entanto, mais 200 propriedades foram incluídas. Ele conta que um dos aspectos mais complexos consistiu na descoberta da dosagem mais indica do produto. Daí, a importância de que os produtores sigam corretamente as instruções de uso do Fator Premium.

O processo certificação do produto ainda não foi concluído. A comercialização desde o início de novembro, gera expectativas. Na opinião de Vilela, trata-se de um produto com características que preenchem as necessidades técnicas do século 21. “Não existe a possibilidade de resistência orgânicas de parasitas e bactérias”, assegura.
O resultado aponta um produto capaz de possibilitar o aumento da conversão alimentar dos animais, proporcionar maior ganho de peso, melhorar a digestão de fibrosos e aumentar o metabolismo ruminal.

Fernando Magalhães Duprat, gerente das fazendas Encontro das Águas, e da Santa Rosa, que integram o Rebanho Agropecuária Ltda, afirma que os animais que recebem Fator Premium mostraram não só manutenção como incremento de peso, independente do manejo de cada propriedade. Os touros das fazendas Encontro das Águas e Santa Lúcia e o Total do rebanho da Santa Rosa receberam o produto á vontade, misturando ao sal mineral.

A Fazenda Encontro das Águas, em São Manuel, com 1,2 mil ha, possui rebanho composto de 1,5 mil cabeças, formado por vacas Nelore inseminadas com Red Angus e repassadas com Piemontês e Nelore. A Santa Lúcia, em Santa do Rio Pardo, distribui 1,8 mil cabeças de vacas e touros Nelore em 1,5 mil ha. E a Santa Rosa, em Estrela do Norte, com 3 mil ha, concentra 4,5 mil cabeças entre Nelore e ½ sangue Red Angus.

O criador começou a usar o produto há três meses nos touros da fazenda Encontro das Águas e Sata Lúcia e 40 dias depois, em todo o plantel da Fazenda Santa Rosa. Entusiasmado, garante que desde essa época suspendeu a aplicação de mosquicidas, usadas no combate ás mosca-do-chifre, a cada 60 dias. A idéia é estender o uso do produto a totalidades dos plantéis da outras duas fazendas.

Ele conta que parte do rebanho da Santa Rosa participou dos experimento do desenvolvimento do produto feito pela Premix. Durante aproximadamente oito meses, técnicos da empresa acompanharam a performance do gado em duas visitas mensais.

Animado com resultados sugere aos criadores que experimentem o produto em um lote e realizem bom acompanhamento. Mantenham o produto em cocho coberto w oferecido continuamente, para que o desempenho não seja prejudicado.

O entusiasmo é compartilhado por Antonio M. Botelho, um dos proprietários das Fazendas Reunidas Botelho. Produtores há três gerações, os Botelho apostam na tecnologia. Criadores de Girolando, adotam inseminação artificial no plantel há 20 anos e se orgulham das marcas de produção das propriedades: médias de cinco mil kg de leite em 305 dias de lactação.

Exatamente essa característica motivou a inclusão da fazenda São Mateus, com área de 100 ha, 140 vacas em lactação e 50 vacas secas, no desenvolvimento do Fator Premium. O produto foi oferecido ás vacas em lactação, entre 70/80 dias na base de 3% da ração e meio a meio no cocho saleiro. Os técnicos acompanhamentos mensais. Botelho conta que, após esses período esses animais foram distribuídos entre a Fazenda Chorona, que recebeu 70% das vacas, e a Fazenda Pai Inácio, com 30% dos animais.

Atualmente, a produção do leite concentra-se em três propriedades no Estado de Minas Gerais, sempre com animais da raça, Girolando. A Fazenda Pai Inácio, localizada em Miradouro, com 300 ha de área, reúne 170 vacas em produção, que somam 3.850 litros/dia de leite C.

Na Fazenda Chorona, em Muriaé, com 250 ha, 250 vacas em produção produzem seis mil litros/dia de leite C. E na Fazenda Boa Esperança, com 27 ha, 50 vacas em produção alcançaram 1.300 litros/dia de leite C. Nas três propriedades, O Fator Premium é oferecido na base de 3% da ração e 300 g/dia no cocho.

Botelho explica que a incidência de carrapato e mosca-do-chifre é grande na região. Anteriormente eram aplicados a cada 30 dias. Com apenas algumas semanas de aplicação, o Fator Premium começa a apresentar resultados. Ele assegura que os animais tem o estresse reduzido, em razão do manejo facilitado. Mais: dessa forma, garantem-se melhores margens de produção e de reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *