Pecuária

Uma máquina de produzir bezerros!

E o que é melhor: em regime exclusivo de campo. Para o criador Ovídio de Brito Filho, que vem utilizando a raça em cruzamento há cerca de cinco anos, esse é um dos grandes trunfos do Bhaman, animal que oferece rusticidade e precocidade na medida certa e surge como uma boa alternativa para o criador de Nelore que quiser aumentar a heterose de seu rebanho zebu. A experiência do criatório com a raça, segundo Britto, tem sido “gratificante”.

As perspectivas do Brahman no Brasil são positivas. Para isso, contribuem a adaptação ao clima tropical, que confere maior precocidade aos animais, além do ganho de peso, melhor acabamento de carcaça, heterose entre raças zebuínas, docilidade e rusticidade, fatores que representam margem de lucro mais significativas para o pecuarista. A opinião é de Ovídio de Brito Filho, criador da raça desde 95.

Proprietário da Fazenda Das Rosas, em Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, Brito Filho explica que optou pela raça por permitir heterose entre o Brahman e o Nelore. Mais: a docilidade, rusticidade e grande vantagem na cobertura a campo facilitam o manejo dos animais.

A fazenda desenvolve um trabalho de seleção de reprodutores, bastante procurada por clientes, e outro de seleção de animais para corte, com índices de abate de animais aos 28 meses e 18 arrobas, com manutenção a campo. “Trata-se da precocidade necessária na pecuária brasileira”, garante o produtor.

Na opinião dele, as grandes vantagens em relação ás fêmeas consistem no critério de seleção reprodutiva baseado no peso, ou seja, as fêmeas entram em reprodução aos 16 meses com 300 kg, com alto índice de prenhez.

O produtor explica que o manejo das matrizes é composto por regime pasto com sal mineral e sal proteinado na seca. Aos bezerros é oferecido suplemento alimentar no clippers desde o primeiro mês de vida, até o desmame. Já as recrias e touros permaneceram em regime de pasto com sal mineral e sal proteinado na seca. Os animais recebem doses regulares de vacinas contra aftosa, carbúnculo e brucelose. Os bezerros tomam 1 ml de vermífugo ao nascer, com doses repetidas aos quatro meses e no desmame. No geral, o rebanho toma uma dosagem de vermífugo no início das secas e início das águas”, assegura Britto Filho. O manejo inclui matrizes selecionadas para venda de touros no programa de inseminação artificial. E as matrizes destinadas aos produtos de corte com touros a campo. O produtor mostra-se entusiasmado com a venda de touros e de bezerros Brahman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *