Pecuária

A verdadeira casa do Marchigiana

Numa área de aproximadamente 520 alqueires, a Fazenda Tamoio abriga hoje um dos maiores rebanho Marchigiana PO do Brasil, além de 600 vacas Nelore para o cruzamento e 150 receptoras. Este numeroso rebanho fica aos cuidados de uma dezena de funcionários, que acompanham e atendem diariamente todas as necessidades do gado. Muitos destes funcionários residem na própria Tamoio, em casas de alvenaria, com todo o conforto necessário para eles e suas famílias.

Reprodução é um assunto muito sério na Fazenda Tamoio. Utilizando em larga escala a inseminação artificial e a transferência de embriões,a propriedade explora ao máximo a qualidade de seus principais reprodutores matrizes. Dispondo de um completo laboratório, a Tamoio faz questão de analisar todo o material utilizando e estudar a fundo cada acasalamento, sempre buscando o melhor resultado. Precocidade também é palavra de ordem na Tamoio. Assim, as novilhas são inseminadas a partir dos 15 meses.

Criação a campo é palavra de ordem

Na tamoio não distinção. Animal puro ou cruzado, todos são mantido a campo, para favorecer a rusticidade, uma característica que é encontrada no gado zebuíno e também na Marchigiana.

A filosofia da Tamoio é bastante simples:

“Gado tem que ser criado no Campo”, assim, ela procura dar ao seu rebanho Marchigiana quase o mesmo cuidado que confere ao rebanho Nelore mantido na fazenda. A grande capacidade de adaptação da raça Marchigiana ás exigências do clima tropical faz com que este trabalho seja coberto de êxito.

“ Os únicos mochos estão na Tamoio. E vem mais por aí !!!” A tamoio é a pioneira na seleção de Marchigiana Mocho no mundo, um passo importante para dar a raça ainda mais vantagens na utilização no cruzamento industrial. Este importante trabalho começou há oito anos, com vacas 7/8. Hoje os mochos POs representam um futuro promissor para a criação nacional. Daqui a dois anos, a Tamoio pretende realizar o primeiro exclusivo de animais da variedade mocha.

Instalações de primeiro mundo

A Tamoio sabe que para potencializar a genética, o cuidado no trato dos animais é fundamental. Assim, ela dispõe de instalações modernas e eficientes e toda a infra-estrutura para maximizar os resultados obtidos. Além disso, a Tamoio dá valor aos recursos humanos de que dispõe, contando com uma equipe altamente qualificada, permitindo um perfeito funcionamento em todas as áreas de atividade da fazenda.

O Segredo do Sucesso!

Quando o assunto é genética Marchigiana, a Tamoio tem um time de fazer inveja, reunido todas as principais linhagens da raça, que fazem sucesso nas pistas do mundo inteiro. Para chegar a esse “dream team”, a Tamoio não poupou esforços para identificar e adquiri aqui e no exterior animais realmente melhores, capazes de conferir a seus descendentes precocidade, fertilidade e rusticidade na medida certa, gerando animais modernos e adequados ás exigências da moderna pecuária, onde não há espaço para a ineficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *