Pecuária

Mudanças importante para garantir o crescimento

Quando a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Zebu (ABCZ) permitiu que a raça Brahman entrasse no País, em 1994, foi o padrão para o registro genealógico da raça. Basicamente dois itens pautavam as exigências a serem seguidas pelos criadores de animais puros e técnicos da entidade. A condição Ideal, formada por características desejáveis para a raça, e a Permissível, composta por uma relação de itens aceitáveis para nos padrões raciais, mas não totalmente desejáveis, mas que não representa impedimento para registrar o animal.

Até julho deste ano, a pelagem vermelha era considerada “ Permissível, até que, na reunião do conselho técnico da raça Brahman, colocou-se em discussão a hipótese de mudar esse aspecto para a condição ideal. Chegou a um consenso, sem que houvesse oposição, transferindo a característica como desejável, diz a zootecnista, membros do Conselho Técnico da Raça Brahman na ABCZ, Renata de Camargos.

Segundo ela, a decisão favorável ocorreu em função de, tanto a pelagem branca quanto a vermelha existirem indistintamente entre animais puros da raça Brahman. Não Havia motivos para os criadores de vermelhos serem prejudicados. Por exemplo, em uma pista de julgamento, se dois animais, um branco e outro vermelho, estiverem, disputando uma colocação nas mesmas condições, nenhum sairá prejudicado devido a pelagem. Antes, a preferência era dada ao branco por estar escrito no padrão racial. “Ideal” enquanto o vermelho era tido como Permissível, levando assim desvantagem sem motivos. Dessa forma, Renata acredita que a mudança e um benefício para o criador de animais com pelagem vermelha, sem o prejuízo para os pecuaristas de gado branco, uma vez que oferece oportunidades iguais de competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *