Negócios

Mercado de sementes deve mudar!

O anúncio da introdução da biotecnologia que vai revolucionar esta área deve provocar mudanças no perfil da produção, e fazer surgir grupos de empresas e de produtores independentes a fim de enfrentarem a competição acirrada que está sendo anunciada.

A aprovação da Lei de Patente das Cultivares, em vigor há pouco mais de um ano, já estabeleceu uma alteração na relação entre os criadores desta genética e os multiplicadores. Antes da lei, qualquer cultivar colocada no mercado podia ser reproduzida e vendida sob nova marca sem qualquer ônus ao “multiplicador”. Hoje, dentro do custo da semente está o valor de royalts a ser pago para a empresa ou instituição de pesquisa que desenvolveu aquela cultivar, mesmo que ela entre no mercado sob nova marca. Para os que estão nesta ponta, a aprovação da lei, reivindicada há ponto há mais de 20 anos, é a grande salvaguarda de garantia do retorno do investimento que, segundo pesquisadores desta área, gira em torno de US$ 1 milhão para cinco anos que leva o desenvolvimento de uma nova cultivar, tempo considerado como mínimo. Segundo dados da Abrasem, Associação Brasileira dos Produtores de Sementes existem no Brasil cerca de 782 produtores independentes sendo que somente 625 são associados. Estes agricultores produziram cerca de 1,573 milhões de sementes em 97 distribuídas em algodão (11 mil ton), arroz (118 mil ton) , feijão (23.2 mil ton), milho (166 mil ton), soja (998,9 mil ton ) e trigo com (255,3 mil ton). O faturamento global do setor, incluído a área de forrageiras foi de R$ 1 bilhão. Conforme o presidente da entidade e um dos grandes produtores no país, Ywao Myamoto, da Sementes Mauá, PR, 92% desse volume foi produzido nas regiões centro – sul do país e dos 25,5 milhões de hectares cultivados nesta região, somente 8,4 milhões utilizaram sementes certificadas. O restante foi plantado com semente que o próprio agricultor produzir e guardou com finalidade de reduzir custos. Na opinião de Myamoto, trabalhar com sementes hoje já não dá grandes lucros como há 10 anos atrás. O governo deixou de dar importância que o setor tinha quando parou de apoiar com financiamentos a área de desenvolvimento de tecnologia. “Hoje os produtores contam apenas com o EGF semente que tem juros diferenciados mas, como sempre, nunca chega na quantidade e no tempo certo”, reclama o dirigente. O custo de produção gira em torno de R$16,00 a 17,00 a saco de 50 kg que é vendido no mercado por R$ 20,00 em média. “Você precisa produzir em grande escala paga pagar a estrutura necessária de produção e lhe sobrar alguma coisa no fim do mês, diz o produtor. O produtor gaúcho Narciso Barison, de Vacaria, diz que reserva todo ano cerca de 30% da sua área plantada de soja para produzir semente. Recém eleito presidente da Associação dos Produtores de RS, Apassul, ele afirma que o Rio Grande do Sul já Foi um dos Maiores produtores de sementes dos país, sendo inclusive um grande exportador para outros estados. “Cerca de 40% da soja plantada no RS vai para semente afirma. Para ele vale a pena ser produtor de semente porque agrega valor ao produto e pode conseguir algum recurso a mais para a receita da propriedade.

Barison afirma que este mercado é bastante difícil de atuar porque além da grande oferta existente no mercado, é um produto que leva quase dois anos para receber o retorno do investimento. Isto porque do momento em que decide plantar um variedade até a venda já levou um ano e depois geralmente tem que dar prazo da próxima safra para que o cliente pague o produto adquirido. “Então ficamos com um risco muito grande de não ver o nosso capital retornar com o valo real que ele possui”, afirma. Com um enfoque um pouco diferente dentro deste mercado a Supremo Insumos, que pertence ao grupo Josapar, de Pelotas, RS, de forte atuação na área do arroz , busca na produção de sementes, via parcerias com agricultores, manter um produto de alta qualidade que lhe retorno em produção de arroz no mesmo nível. Isto porque faz parte do grupo a conhecida marca Tio João que se abastece de fornecedores gaúchos, em sua maioria. A empresa produz hoje cerca de 140 mil sacas de sementes (50 kg) em 1700 ha ao custo de 1.4 sacos por hectares ( base 97/98). Segundo o gerente responsável pela setor, o gerente responsável pela setor, o agrônomo Douglas Cabral, 85% do que é produzido vai para mercado e o restante fica para consumo interno pois a empresa possui granjas próprias. “É um mercado bastante forte o nosso porque o estado é um dos grandes produtores de arroz, mas vendemos também para Santa Catarina”, ressalta. Estabelecida em um mercado que tem poucos mas fortes concorrentes, a Novartis é hoje uma empresa de grande porte que possui 14% de participação do mercado de sementes de milho híbrido. Um setor que em 97 movimentou cerca de 5,5 milhões de sacas e que pela sua importância ganhou fortes investimentos da empresa na construção de novos laboratórios dentro de centro de pesquisa localizado em Uberlândia. “E investimos também US$ 2 milhões para um laboratório que vai trabalhar na produção de sementes transgênicas, afirma Eduardo Botelho, gerente de marketing de produto da empresa.

Este tema, por sinal vai ser a próxima revolução a acontecer no próxima revolução a acontecer grandes investimentos de todas de as empresas que quiserem se manter no ramo.Baseada na biotecnologia, área na qual a Monsanto saiu na frente, as sementes transgênicas mesmo polêmicas devem ocupar grandes espaço neste mercado. Prova é que na Argentina, 15% da área de soja plantada já utilizou este tipo de semente e nos Estados Unidos, a área cresce a cada ano. “É uma questão de tempo, afirma Narciso Barison, da Apassul, porque se o cliente começar a exigir este produto, todas as empresas que quiserem permanecer terão necessariamente que investir nesta área e ofertar este produto”, afirma o dirigente.

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