Agricultura Destaques

Embrapa lança nova cultivar de arroz irrigado precoce

A Embrapa acaba de lançar uma nova cultivar de arroz irrigado, a BRS A705, de ciclo curto e com benefícios de produtividade e economia de água.

A BRS A705 é precoce. As plantas são do tipo modernas, distinguem-se das demais cultivares pela altura de plantas, sendo de cinco a dez centímetros mais baixas que as cultivares comerciais. Apresenta grãos longos e finos, com excelente qualidade industrial e culinária. A variedade apresenta alto potencial de produtividade, em torno de dez toneladas por hectare, e ciclo curto, o que proporciona economia no uso da água de irrigação. O porte baixo da cultivar, confere resistência ao acamamento de plantas.

“Ela é uma evolução da BRS Pampa e o setor produtivo demandava uma cultivar que apresentasse flexibilidade no manejo. Aliamos produtividade, qualidade de grãos e a resistência ao acamamento para atender ao sistema de produção convencional”, fala o pesquisador da Embrapa Ariano de Magalhães Júnior, responsável pelo melhoramento genético da cultivar.

Foto: Adobe Stock

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *