Eventos

Principais feiras do país são adiadas por causa do coronavírus

Por Flávio Albim – Agrishow, Expozebu e Expo Londrina não serão mais realizadas nas datas inicialmente previstas. A decisão foi tomada pelos organizadores dos três eventos, em razão das medidas necessárias para a contenção do covid-19. 

De acordo com os promotores da Agrishow 2020, “diante da pandemia do coronavírus, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, a direção decidiu que a feira será postergada e, tão logo haja definição de uma nova data, será comunicada publicamente a decisão”.

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), organizadora da ExpoZebu, tomou a mesma medida. A decisão, unânime entre todos os membros da diretoria, foi comunicada pelo presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior na manhã desta terça-feira, dia 17 de março, em reunião, agendada pela própria ABCZ, na sede da Associação.

“Sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus, com o decreto de emergência do Governo de Minas Gerais, do Governo Municipal de Uberaba e seguindo a orientação do Governo Federal, decidimos pelo adiamento da 86ª edição da feira, que seria realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio em Uberaba (MG)”. 

Segundo Borges, a entidade lamenta profundamente o fato, mas entende que a decisão evidencia a responsabilidade que sempre pautou a trajetória centenária da ABCZ, atuando em consonância com o governo e seguindo rigorosamente suas determinações. “Além disso, neste momento, a 40 dias do evento, acreditamos que a medida garantirá mais segurança e tranquilidade ao público, aos expositores e patrocinadores do evento, que acreditam e representam o sucesso da nossa ExpoZebu”, conclui.

Na ocasião, a entidade anunciou ainda uma série de medidas para o acesso da comunidade ao Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Foi decidido a suspensão, por tempo indeterminado, da utilização do Parque Infantil e Pérgola Demilton Dib, montados atrás da sede da Associação. Além disso, o bicicletário ficará fechado e estarão proibidas as atividades físicas no Parque a partir de amanhã, dia 18 de março. O Museu do Zebu também suspendeu as visitações.

Outro evento importante no calendário de feiras agropecuárias, a ExpoLondrina fica suspensa até a contensão total da pandemia que assusta o mundo. O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio, lamentou a situação, mas ressaltou a importância dessas medidas para impedir a disseminação do vírus: “É um evento que move a economia de uma região, que leva aos pequenos, médios e grandes produtores novos conhecimentos e reciclagem por meio de cursos, palestras, encontros etc, além de proporcionar lazer para toda a família por 11 dias. Enfim, muda o astral de Londrina por todo mês de abril, mas a entidade entende que o momento é de muita atenção e responsabilidade”, afirma.

Sampaio acrescentou ainda que “agora, toda a equipe irá trabalhar na desconstrução de um evento que vem sendo construído há um ano e que comemoraria os 60 anos da ExpoLondrina, uma data muito especial para todos nós”.

A ExpoLondrina seria realizada de 9 a 19 de abril, no Parque de Exposições Ney Braga, em Londrina (PR). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *