Edições Anteriores
TOP LIST RURAL 2009 - "AS PREFERIDAS DOS PRODUTORES"
rev 142 - dezembro 2009

Em sua oitava edição, o prêmio Top List Rural 2009 consolida sua importância, reconhece e valoriza o trabalho realizado por grandes empresas do setor, em uma noite de grandes premiações.
Foi realizada no dia 25 de novembro, no Restaurante Red Angus Beef (em São Paulo, capital), a cerimônia de entrega da premiação Top List Rural 2009, concedida pela Revista Rural. O evento, que reuniu um time de grandes empresas do agronegócio nacional, marcou a comemoração de um ano bom para o setor, apesar da tão falada crise financeira que assombrou os mercados no início de 2009. “Tenho certeza que no início de janeiro todos estavam com perspectivas bem piores do que hoje, com relação ao que poderia acontecer com o mercado, com a economia e, no nosso caso, com o agronegócio.

Hoje, nós temos a satisfação de repetir o ano de 2008, o que é motivo de grande satisfação e de comemoração”, frisou o diretor da Revista Rural, Flávio Albim, durante a abertura da cerimônia.
Os bons resultados de venda das empresas e a satisfação da pesquisa Top List Rural, em suas duas últimas edições, levaram a publicação a realizar este ano (e pela primeira vez) uma festa de premiação às marcas e produtos, que contaram com a preferência dos leitores da Revista Rural. “Estamos muito contentes por estarmos na lista de preferência dos produtores rurais, além de sermos os mais lembrados [Top of Mind 2009]. Isso é o coroamento de todo trabalho feito por nossa equipe, que vai desde a entrega do produto, no tempo e preço justo, e o que resulta na confiança que o agricultor nos deposita”, justifica o vice-presidente de engenharia da AGCO do Brasil/ Massey Ferguson para a América do Sul, Luiz Fernandes Ghiggi.
“Para nós da Monsanto, com a marca Roundup, o mais importante é ter a preferência dos agricultores. Uma vez que é ele é o responsável por todas as ações que promovemos na empresa, trazendo tecnologias e inovações. De nada importa, se ele, o nosso cliente não estiver enxergando o valor nisto ou adotando esses recursos”, garante o gerente de produtos da Roundup, da empresa Monsanto, Carlo Luz.
A cada ano e a cada edição, a pesquisa ganhou mais importância e reconhecimento de todo o setor. Foi se aperfeiçoando, ganhando novos contornos e hoje serve de referência para as grandes instituições e empresas que atuam no agronegócio. “Sem dúvida, é sempre bom receber prêmios e, este em especial, é uma honra para a nossa empresa”, afirma o gerente de marketing da Case IH, Ari Kempenich.
“Sermos reconhecidos pelo mercado por meio de uma empresa idônea, como a Revista Rural, é uma grande satisfação. Ser uma empresa de excelência tanto no Top of Mind, quanto no Top List Rural, sem dúvida nenhuma, é uma grande honra”, comemora o gerente de marketing da Dow Agrosciences, Douglas Ribeiro.
“É um orgulho saber que o nosso produto é Top List Rural, sinal que temos uma história com o produtor e estamos atendendo as suas necessidades no campo”, pontua gerente de marketing de soja, milho e algodão, da empresa Basf, Nilson Dias Caldas.
Na opinião do diretor da Revista Rural, quem ganha a pesquisa do Top of Mind (evento que ocorre em maio e que registra as marcas mais lembradas pelo produtor) comemora o bom trabalho de marketing. “O Top List Rural é o resultado da qualidade do produto e o prestígio que ele desfruta no mercado. Além de registrar o tradicionalismo da empresa, a qualidade, e a confiança do consumidor pelo produto, isto é o que diferencia um prêmio pelo outro. Na minha opinião, é muito mais difícil ganhar o Top List, um privilégio de poucos e daqueles que fazem um bom trabalho”, informa o diretor Flávio Albim.
Esse foi o caso de muitas empresas que há anos atua no setor, como o Banco Bradesco, o vencedor na categoria banco privado. “Acreditamos que a instituição nasceu na fronteira agrícola. Com isto, ficamos satisfeitos em declarar que a nossa presença pelo País, onde recentemente divulgamos uma campanha, resulta neste reconhecimento do Top List, o que reforça a nossa presença na vida dos produtores”, argumenta o diretor do Banco Bradesco, Osmar Roncolato.
Caso semelhante é da empresa John Deere, que conquistou o prêmio na categoria plantadeira. “Somos Top List porque a empresa trabalha em função de agregar valor e entregar uma solução para o cliente e não apenas em vender equipamentos”, admite o gerente de negócios de plantadeiras da John Deere, para a América do Sul, Paulo Rohde.
Com a preferência dos clientes, 37 empresas do agronegócio foram contempladas com o troféu Top List 2009. A premiação revelou que diretores e gerentes de marketing estão cada vez mais apostando, em um trabalho direcionado com o produtor para conquistar a confiança dos seus clientes.
Mesmo diante da crise, muitas investiram em tecnologia e serviços especiais para o produtor. “Fizemos investimento em tecnologia, em serviço e em treinamento pessoal. Tudo isto se reverte na qualidade dos nossos produtos. Agora, o desafio é manter essas características e ter o melhor desempenho no campo, para o melhor proveito do produtor rural”, pondera o gerente nacional de vendas da Brigestone Firestone, Mário Barros.
Segundo o assistente técnico comercial da CRV Lagoa, Wellington Shiroma, mesmo com a conquista do prêmio, já em 2010 há novas metas para a empresa. “Já estamos com o orçamento definido para isso. Para assegurar a qualidade dos nossos produtos, estamos fazendo um trabalho intenso, dia a dia com o produtor, aproximando a empresa dos nossos clientes [parceiros]”, diz.
Para o gerente de Marketing de Ruminantes da Merial, Henry Berger,. graças às ações estratégicas bem focadas e bem elaboradas, e que a Merial tem ao longo dos últimos anos, conquistando bons resultados. “Em uma atuação junto aos pecuaristas com uma série de serviços e soluções que permitem um trabalho diferenciado. O resultado está aqui e não só nesta categoria que ganhamos, mas em outras também”.
De acordo com o supervisor de vendas da JF Máquinas Agrícolas, Celso Trevensoli, o trabalho desenvolvido pela empresa agora é superar as expectativas dos clientes, para seguir sendo Top List. “Para isto estamos produzido equipamentos de qualidade e com ele o produtor consiga um custo e benefícios razoáveis”, pondera.
“Promovendo melhorias e oferecer mais opções para o produtor. Este ano, com o lançamento de 2010, pretendemos manter a qualidade do produto e trazer as novidades e inovações para o mercado para continuar sendo Top List”, diz o assessor de imprensa da Toyota, Erick Boccia.
O mesmo empenho deverá ser mantido pela empresa Coopers Saúde Animal. “Trabalho e muita presença junto ao produtor, com novidades nas áreas pesquisa para agregar valor e prestígio junto com pecuarista”, conta gerente de mercado da empresa, Lineu Rodrigues Padovese.

As marcas mais mais

Além de serem consagradas com o troféu Top List Rural, sete marcas conquistaram índices de votação acima de 50%, uma delas foi o estimulador de cio Ciosion, da Intervet-Schering Plough Animal Health. Para o diretor presidente da empresa, Fernando Vasconcelos Heiderich, o prêmio além de ser um reconhecimento pela qualidade dos produtos também serve de parâmetro para medir a satisfação dos serviços prestados pela empresa. “Isto graças a um time de funcionários, na grande maioria médicos veterinários que estão levando as melhores soluções que temos e que ofereceremos ao produtor”.
A mesma estratégica é adota pela Tortuga, empresa vencedora na categoria sal mineral. “Acreditamos que está sempre perto do produto, levando tecnologias que deem resultados e rentabilidade para a pecuária e suprindo todas as suas demandas, principalmente, numa época de crise como passamos, traz benefícios e também dá retorno positivo. Com isto, o aumento de produtividade, ocasionado pela tecnologia é o que mantém o pecuarista na atividade e o ajuda a passar por momentos de crise”, pondera o gerente de marketing da Tortuga, Juliano Sabella Acedo.
Para o diretor da Matsuda, Jorge Matsuda, a consagração destes resultados é advindo de um trabalho que vem sendo realizado no campo. “Levando informações, fazendo um trabalho de mídia de revista e informativo dos nossos produtos verticalizando o segmento do agronegócio e oferecendo produtos de alta tecnologia. Tudo isto, vem agregando prestígio para nós, além do que estamos fazendo um trabalho nacional de rede de atendimento, focado em estar ali na porta do produtor, ajudando ele a conduzir melhor os seus trabalhos. Este é o diferencial da Matsuda”, diz.
Durante a premiação uma outra empresa recebeu vários destaques pelas suas marcas, foi o caso da Pfizer Saúde Animal, a única empresa a sair do Top List 2009 vencedoras em três categorias. “Bem, primeiramente a Pfizer está muito contente em receber este prêmio, principalmente nas categorias que são extremamente importantes para a área de bovinos. Estamos orgulhos com o Top List que é fruto de um trabalho em campo, além de um trabalho de marketing, que nós realizamos em todos os meios para divulgar os nossos produtos”, garante Elcio Inhe, líder da unidade de negócios de bovinos da Pfizer.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES