Edições Anteriores
Edições de 2009

Janeiro - 2009
Rev 131

SANIDADE - FIQUE DE OLHO NELAS!: Brucelose e tuberculose são doenças que devem pautar qualquer planejamento sanitário para garantia de um rebanho saudável e produtivo. Duas zoonoses provocadas por bactérias – a primeira, Brucella abortus (que causa a brucelose) e a segunda, Mycobacterium bovis (causadora da tuberculose) – devem fazer parte do controle sanitário do rebanho de qualquer propriedade brasileira – seja a de bovino como a de bubalinocultura.
CRIAÇÃO - TRATO INICIAL GARANTIDO: Pesquisa desenvolve método econômico para a utilização do colostro – leite produzido após o parto – que antes era descartado. Imagine utilizar uma técnica simples, de fácil apropriação pelo pequeno produtor de leite e o mais importante, sem requer altos investimentos em insumos, instalações ou maquinários.
NEGÓCIOS - UNVERSIDADE A CÉU ABERTO: Evento anual organizado pela Coopavel terá mais de 5 mil apresentações em fevereiro. Conhecido pelo nível de informação técnica e pelas novidades o “Show Rural Coopavel” acontece entre os dias 9 e 13 de fevereiro em Cascavel, no Paraná. Durante os cinco dias de evento, os produtores brasileiros e de países vizinhos terão acesso às tecnologias mais recentes do setor.

INFRAESTRUTURA - DESENVOLVIMENTO ATOLADO!: Depois de anos sem investimentos na área, o Brasil paga o preço pela má qualidade dos transportes e tenta recuperar o tempo com obras e concessões. Filas quilométricas de caminhões aguardando acesso aos portos, outros atolados em estradas de terra, acidentes devido à má sinalização e conservação das rodovias, e outras conseqüências decorrentes da falta de infraestrutura no Brasil são fatos corriqueiros.
OSTREICULTURA - TUDO LEGAL NO MANGUE: Criação de ostras modifica a vida de uma comunidade no Vale do Ribeira. No fundo do galpão da Cooperativa dos Produtores de Ostras (Cooperostra), em Cananéia (SP) –, que dá para o fundo do mar, uma nova remessa de carga chega sempre as quartas e quintas-feiras. E lá que o barqueiro e também cooperado, Osnir Pontes, desembarca as ostras. Ele chega geralmente por volta das 11 horas da manhã (por causa da maré baixa) após recolher no “braço do mar” os moluscos, retirados pelos cooperados. “Nem sempre todos mandam. Mas, tem semana que vêm dois barcos cheios”, diz.
MANEJO - PASTAGEM BEM GERENCIADA: É com a manutenção e reforma de pastagens, lotação adequada de animais por hectare que o pecuarista poderá garantir mais rendimentos à propriedade. O jeito mais econômico de se alimentar o rebanho brota da terra e, se manejadas corretamente, as pastagens podem render uma média de ganho de peso vivo, no período das águas (novembro a janeiro), na faixa de 0,6 a 0,8 quilo por animal por dia, podendo chegar a até 1 kg/animal/dia, de acordo com estudos da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).
CANA - PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL: A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) lançou em dezembro do último ano um relatório de sustentabilidade com base nos parâmetros da Global Reporting Initiative (GRI), uma organização internacional holandesa. O relatório aponta diversas práticas de responsabilidade social das empresas sucroalcooleiras e é o primeiro de uma entidade de classe, já que normalmente os documentos são somente produzidos por empresas.




Fevereiro - 2009
Rev 132

REBANHO MAIS SEGURO NO CAMPO: Um crime tão antigo quanto a atividade pecuária no País vem ganhando, nos últimos anos, maior proporcionalidade no Rio Grande do Sul.
ENTRE O CÉU E A TERRA: Em 17 anos no cultivo de soja em Dourados (MS), a safra ser colhida em fevereiro será a pior, de acordo com o produtor Darci Lago Decian. “A chuva foi muito irregular na região, para se ter uma idéia, em uma área de minha propriedade chegou a chover cerca de 200 milímetros (mm) e em outra, 10 quilômetros distante, foi registrado apenas 15 mm”, conta.
OVINOCULTURA DE ALTA PERFORMANCE: Alta produtividade na produção ovina canadense não é uma opção de cada produtor. É uma questão de permanência no negócio. As dificuldades que o clima impõe com oito meses de inverno rigoroso, de temperaturas abaixo de zero, exigem do criador um exaustivo trabalho na produção de alimento. Tanto para este período quanto para o do verão e primavera. A maioria dos animais é confinada. É raro encontrá-los soltos a campo.
MAMONA - A RENDA DA MAMONA: Em meados de 2005, a região do semi-árido alagoano poderia vir a se tornar uma grande produtora de mamona, incentivada pelo Programa do Biodiesel de Alagoas (Probiodiesel). Eram 13 municípios identificados por meio de um zoneamento agrícola e que foram considerados como potenciais produtores da planta. O projeto iniciou-se com a implantação de unidades experimentais da Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri/AL), nos municípios de Palmeira dos Índios e Igaci.
AVENTURA EM MEIO À SOJA: Três caravanas, totalizando 76 caminhonetes, partiram das cidades mato-grossenses – Sorriso, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis – tinham como destino Cuiabá (MT). O percurso era de aproximadamente 400 quilômetros, no qual os 210 participantes – entre eles sojicultores da região – descreveram um trajeto que passava por campos de soja, trilhas esburacadas e com muita lama. O passeio, na realidade, se tratava de um rally de regularidade – o qual pontuava a equipe que manteve a velocidade e o tempo estipulado pelo guia de percurso.
OVINOCULTURA - OVINOS NO NORDESTE: Com um aumento significativo do número de animais, abertura de novos pólos e – conseqüentemente à alta demanda pela carne – a Santa Inês é hoje das raças mais cobiçada por criadores, principalmente do nordeste do País.
À ESPERA DE NOVO ÂNIMO : Apesar de sofrer com preços abaixo do custo de produção nos últimos meses, os produtores de borracha de São Paulo esperam se beneficiar com o aumento de consumo do mercado brasileiro.
O VINHO QUE VEM DO CAJU: O agrônomo e agricultor de Teresina (PI) Lenildo de Lima e Silva é um homem acostumado a driblar as dificuldades vividas no sertão nordestino. “Passei anos da minha vida lidando com a lavoura. Sou genuinamente filho de sertanejos”, conta ele, que chegou até a exercer um cargo de representante comercial.




Março - 2009
Rev 133

AGRISHOW 2009 - PROMOTORES ESTÃO OTIMISTA: O clima é otimista, apesar da crise e da notícia de que as grandes empresas de máquinas agrícolas, supostamente, não vão participar da 16ª edição Agrishow – maior feira do agronegócio da América Latina, a ser realizada nos dias 27 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto, São Paulo.
HORTICULTURA - DO EXÓTICO AO TRADICIONAL: Produção diferenciada de legumes, condimentos e frutas é garantia de espaço em um mercado decidido no que quer: alimentos em quantidade, qualidade e tamanho certos.
COURO - PELE SEM VALOR: O Brasil poderia lucrar 54% a mais com o couro do gado se a cadeia incentivasse o produtor a ter mais atenção com a pele do animal.
CHUVAS - POR ÁGUA ABAIXO: Quatro meses após a tragédia em Santa Catarina, alguns produtores retomam suas atividades, outros ainda aguardam uma liberação. Ao todo 39 mil produtores foram prejudicados

PREMIAÇÃO - TOP LIST: Não importa a conjuntura em que o mercado se encontra. Ganhar um prêmio que ateste a realização de um bom trabalho comercial e de marketing é importante para qualquer empresa que queira hoje ser competitiva num mercado cada vez mais exigente, não importando em que área de atividade ela se encontra.
SERINGUEIRA - DA AMAZÔNIA AO RESTO DO PAÍS: Projetos implantados por alguns estados estão aliando baixo custo e maior produção da borracha. Juntos eles, promovem uma nova história para a cultura da seringueira nativa
CACHAÇA - CANA TIPO EXPORTAÇÃO: Produtores de cachaça buscam certificados do Ministério da Agricultura e tentam melhorar a qualidade do produto pelo fato da bebida atingir um público cada vez maior e da exportação ser crescente a cada ano




Abril - 2009
Rev 134

BANANA - O DINHEIRO EM PENCA!: Segunda fruta mais produzida no Brasil com mais de sete toneladas por ano, a banana demanda de mão-de-obra qualificada e cuidados com as pragas.
SAÚDE - CUIDADO REDOBRADO COM O BEZERRO!: Os números mostram, também, que grande parte dessas perdas ocorre logo nos primeiros meses da vida dos animais, época em que eles ainda estão formando seu sistema imunológico.
FRUTA PAULISTA - CAQUI PARA INGLÊS VER: Fruticultores buscam certificação para atender a necessidade de países europeus, que remuneram muito bem o produtor.
CLOSTRIDIOSES - COM ELAS A MORTE É RÁPIDA E CERTA!: É por isso que não se pode descuidar. Essas doenças de nome complicado representam uma ameaça ao rebanho bovino, de corte ou de leite, muito maior do que se imagina. O trabalho de prevenção é importante, mas, na ocorrência de algum caso, medidas severas devem ser tomadas para evitar prejuízos irrecuperáveis.
COGUMELOS - A ARTE DE CULTIVAR COGUMELOS - FUNGOS DA PRODUTIVIDADE: Considerado um alimento sofisticado, o cogumelo ganha cada vez mais popularidade. No interior de São Paulo, ele surgiu como fonte de renda e uma boa alternativa de cultura para muitos pequenos produtores
HIDROPONIA - PLANTANDO TUDO SE DÁ - SOBRE A ÁGUA: É Produtor optou pelo sistema e comemora os resultados da produção de hortaliças sem o uso do solo.
INSEMINAÇÃO - LONGE DA CRISE SETOR CRESCE: Nos últimos dois anos, o mercado de inseminação artificial teve resultados excelentes. Aproveitando a boa fase, as empresas do setor se preparam para abocanhar novos adeptos à prática, com novas tecnologias
NUTRIÇÃO ANIMAL - 520 KG DE PESO VIVO: Esse é o resultado de uma alimentação rica em proteína, energia e mineral para ter, no final da terminação, um boi de arroba competitiva no mercado
HISTÓRIA - O AMERICANO MELHORADO DE UM JEITO BEM BRASILEIRO: De norte a sul do País, a raça Santa Gertrudis demonstrou ser de grande aptidão tanto ao frio e ao calor. Vindo lá dos Estados Unidos, esse gado tem uma história que começa a ser contada a partir do relato do casal de criadores, Carson e Ellen Gelds
NEGÓCIOS - DE OLHO EM NOVO INVESTIMENTO - EXPANDINDO FRONTEIRAS - CONQUISTANDO O NORDESTE - ABRINDO NOVOS HORIZONTES - O FUTURO É AQUI: Dê olho no potencial do mercado bovino na região norte e nordeste e atenta a suprir as necessidades dos produtores, a Tortuga inaugura uma nova unidade, no Ceará. A expectativa é de crescimento de 10% no faturamento da empresa, pioneira em nutrição e saúde animal.
EXPORTAÇÃO - A "MAROLINHA DE R$ 300 MILHÕES: Esse foi o prejuízo tomado pelos fruticultores da região do Vale do São Francisco, reflexo da crise financeira mundial




Maio - 2009
Rev 135

TRANGÊNICO - A ERA DO MILHO GM CHEGA NA LAVOURA!:A fórmula do menos custos e mais produtividade. É só uma questão de tempo para que o milho geneticamente modificado emplaque nos campos e nas próximas safras. Assim, garantem as empresas de biotecnologia
AGRISHOW 2009 - A CRISE MELOU: Sem as grandes montadoras de máquinas, pouco público e uma renda de negócios baixa, a 16ª edição de uma das feiras mais importantes para o País teve de amargar a síndrome de um mundo em recessão.
GENOMA - REVELADO O MAPA DA PRODUTIVIDADEUTA PAULISTA: O sequenciamento genético do boi abre caminhos para animais melhores e mais produtivos. Recentemente 300 cientistas de 25 países, entre eles o Brasil, acabaram de dar uma contribuição relevante ao mundo da pecuária.
MANEJO GOIABA: Manejo integrado diminui o uso de defensivos e garante um bom controle de pragas na lavoura de goiaba. Uma lavoura com baixo uso de defensivos e que não sofra prejuízos significativos com o ataque de pragas é o desejo de todo produtor rural.
MANEJO NA SECA - RESERVA DE PASTO É A SAÍDA: Para não comprometer o desempenho de ganho de peso dos animais na seca, a alternativa é a associação de uma forrageira mais suplementação em cocho. Os meses de maio a setembro, que compreendem o período de seca no País, são caracterizados pelo empobrecimento nutricional das pastagens.
SEGURO RURAL - PROTEÇÃO QUE CRESCE NO CAMPO: Com o apoio do governo, cresce o número de propriedades asseguradas e de seguradoras que protegem o agricultor contra os eventos climáticos.
TOP OF MIND 2009: A edição 2009 do Top of Mind Rural trouxe um aumento significativo na amostragem. Enquanto em 2008 foram realizadas 1.322 entrevistas, este ano o número chegou a 1.530 efetivas, em pouco mais de duas mil tentativas, ou seja, um índice de sucesso de aproximadamente 75%. Um recorde nestes 12 anos em que a pesquisa é realizada.




Junho - 2009
Rev 136

CULTURA REGIONAL - AO TOQUE DA VIOLA: O Circuito Syngenta de Viola Instrumental mostrará a riqueza da música produzida pelos tocadores de todo o Brasil.
LUSITANO - O BOM DE DOMA:
Com a intenção de promover o lusitano no Brasilo,a 28 Exposição Internacional se transformou em vitrine para os criadores e novos adeptos a raça.
TOMATE - O LADO NEGRO DA MOSCA BRANCA: Lavouras de tomate são atacadas pelo inseto que pode transmitir virose, proliferar fungos, prejudicar frutos, folhas e o rendimento da lavoura.
CÓDIGO FLORESTAL - VERDE PROTEGIDO: Está em curso no Congresso Nacional uma reformulação do Código Florestal Brasileiro, criado em 1965, mas que sofreu alterações por meio de medidas provisórias e decretos que, segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes, afetando os produtores rurais.
ALGODÃO - A SALVAÇÃO VEIO DO LABORATÓRIO: Livres de grande parte das pragas do algodoeiro, os pequenos produtores de Catuti (MG) se veem ainda mais animados
CONFINAMENTO - TURBINANDO A ENGORDA: Confinar bois sem volumoso, com baixo consumo alimentar eainda obter ganho de peso privilegiado e rendimento de carcaça : isso é possivel?
AMENDOIM - PEQUENO NOTÁVEL: Produtos do interior de São Paulo pretendem transformar o amendoim em uma riqueza nacional. Muitos já estão nesta empreitada, com excelentes resultados de produção, exportação e geração de renda.
AVICULTURA - CRIAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO: Aviários maiores e mais modernos crescem no País para atender o aumento na demanda por frangos dentro e fora do Brasil.
TOP OF MIND RURAL 2009 - UMA DÚZIA DE CONQUISTAS: Nos 12 anos de pesquisa, sete empresas conseguiram estar em primeiro lugar na mente e na ponta da língua da classe produtora do País.
FORRAGEIRA - BOA COMIDA E SOLO FÉRTIL: Nova variedade de guandu é de dupla aptidão, pois serve tanto como forragem para o gado como cultura para se rotacional com a lavoura de cana - de - açucar.




Julho - 2009
Rev 137
FESTA DO TOP OF MIND 2009 - A NOITE DOS CAMPEÕES DO MARKETING: No dia 24 de junho foi realizada, em São Paulo, a 12ª edição da festa do Top of Mind Rural. O evento fez uma justa homenagem a todas àquelas empresas do setor, que fizeram uma boa campanha de marketing.
BIOFORTIFICAÇÃO - NUTRINDO O CAMPO E O AGRICULTOR:
Embrapas criam sementes com mais nutrientes do que as convencionais, visando diminuir a desnutrição mundial. Um projeto pioneiro no mundo desenvolvido por diversas unidades da Embrapa começa a ser colocado em prática nas lavouras brasileiras.
SISTEMA DE PRODUÇÃO - LONGE DO OLHO DO DONO O BOI TAMBÉM ENGORDA: Com redução acentuada de custos e rendimento certeiro, o sistema de boitel – uma espécie de hotel só para bois – vem no auxílio até para quem não é tradicionalmente da pecuária.
INSEMINAÇÃO - A TODO VAPOR: Mercado de inseminação apresenta crescimento nos últimos anos. A cadeia acredita que essa elevação só tende a crescer, chegando a consolidar a prática em três anos.
AGROBIOLOGIA - PRODUÇÃO RIMA COM INTEGRAÇÃO: Com apoio, pequenos agricultores conseguiram investir numa produção integrada rentável, que associa a criação de galinhas e cabras com o cultivo da horta orgânica.
CACAU - O FRUTO DOS DEUSES: Com o destaque de ser atualmente o primeiro estado de maior produtividade por área, o Pará mostra o lado saudável da produção cacaueira apesar das pragas que rondam a lavoura.
GESTÃO RURAL - PRODUÇÃO NA PONTA DO LÁPIS: Olhar atento ao mercado e uso de ferramentas de gestão dentro da propriedade tem de ser os passos para o produtor garantir a sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado.
REPRODUÇÃO - REBANHO SINCRONIZADO: A Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF) torna-se cada vez mais a ferramenta para a evolução da pecuária no Brasil.
SANIDADE - MALES DO FRIO: Falta de alimentação é porta de entrada de diversas doenças no gado que podem trazer prejuízos ao pecuarista na época de seca.



Agosto - 2009
Rev 138
CACAU - COMBATE COMEÇA NO CHÃO:Técnicas de correção e adubação do solo e o manejo fitossanitário da lavoura cacaueria condizirão a uma boa produtividade sem riscos ao bolso do produtor. O cacaueiro se subdivide em três grupos: o criollo, o forastero amazônico e o trinitário. Ao longo da produção aqui no Brasil, com o desenvolvimento de híbridos e clones que compartilham de características dos dois últimos grupos citados – dezenas de variedades podem ser encontradas em produção nas fazendas atualmente.
CERTIFICAÇÃO - BOI BOM É BOI RASTREADO: Após a ação do Ministério Público Federal contra a produção de carne em áreas ilegalmente desmatadas na Amazônia, uma nova “onda” chegou aos campos: o reforço do sistema de rastreamento e origem do gado
Que a criação de bois em regime de confinamento oferece possibilidades de crescimento e oportunidade de ganhos, isto ninguém duvida.

CONFINAMENTO - MERCADO FICOU ESTAGNADO EM 2009: A crise de crédito, o fechamento de alguns frigoríficos pelo País e os custos da produção são itens que vêm direcionando o mercado da pecuária, principalmente no campo do confinamento. Se até o mês de julho, os currais estavam cheios de gado, de agora em diante, é hora de esvaziá-los. Até o final do ano é o fim da temporada dos confinamentos. Sistema responsável para que a engorda do boi seja muito mais rápida que no pasto, os confinamentos vêm “bombando” no Brasil, apesar deste ano sinalizar uma pequena retração.
SUINOCULTURA - E O PORCO PAGA O "PATO": Após saírem de uma crise econômica, os suinocultores manifestaram preocupação com o impacto negativo da denominação da gripe AH1N1, como gripe “suína”, no consumo interno da carne. Quando o surto da gripe aviária surgiu em 2006, não chegou ao Brasil, mas afetou drasticamente os preços das commodities agrícolas brasileiras. Causou um efeito econômico negativo nos estados produtores, como Santa Catarina, por causa da derrubada nas exportações de carne de aves, por uma queda no consumo nos países importadores.
MICRO USINA DE LEITE - PRODUÇÃO RENTÁVEL DIRETO DA FAZENDA: O caminho mais garantido para a lucratividade na pecuária leiteira começa com a produção de derivados do leite dentro da própria fazenda. O que é preciso fazer para processar o leite e produzir derivados como o doce de leite na própria fazenda? A dúvida partiu de um produtor cearense, do distrito de Serrota, a cerca de 267 quilômetros (km) de Fortaleza, e a um pouco mais de 70 km do litoral. João Bosco Oliveira Aguiar dedicava-se à suinocultura mas resolveu largar a atividade em função das constantes complicações com a venda dos animais.
SAÚDE DA CANA - PERIGOSA INVASÃO!: De tamanho milimétrico e alojado na raiz, o nematóide pode causar grandes prejuízos na cultura da cana-de-açúcar. O crescimento anual da safra de cana de açúcar no Brasil é acompanhado por uma praga nos canaviais da região centro-sul e, principalmente, em regiões mais quentes, como no Nordeste. O nematóide, que mede entre 0,3 e 3 milímetros, pode levar a prejuízos de até 30% na produção.
PHYSALIS - TEM JÓIA NO POMAR!: Uma fazenda no interior de São Paulo apostou numa produção e comercialização de uma fruta exigente na cultura e no mercado. Além de ser exótica, a physalis, que tem um alto valor agregado, ganhou nesta propriedade um cultivo diferenciado. Popular nos quintais das casas do interior da Bahia e com um crescimento em abundância no Pará, a physalis (Physalis pubescens L), originária das Antilhas (poderia colocar onde fica as antilhas), vem conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros e as prateleiras do mercado internacional.
SELEÇÃO - VOLTA AO MUNDO EM MAIS DE 500 ANOS DE DESENVOLVIMENTO GENÉTICO DO REBANHO BOVINO BRASILEIRO: Caracu (1534) A atividade pecuária brasileira teve início com a chegada da raça Caracu no País, em 1534. De origem taurina, a raça foi introduzida pela família Real, no período colonial. Durante esses 475 anos, o gado foi se adaptando às condições do Brasil, em termos de alimentação, doenças, clima e parasitos. É a partir desse histórico que a raça apresenta o diferencial dela.
SOJA - SELEÇÃO RESISTENTE: Seja com o uso da transgenia ou com o cruzamento convencional entre espécies, as pesquisas em melhoramento genético conseguem amenizar os danos da ferrugem, por exemplo, além de conferir resistência a herbicidas. A cultura de maior importância econômica do País surgira como opção viável de cultivo para o verão, na década de 1960. Naquela época, o trigo detinha maior destaque, em especial na região Sul.




Setembro - 2009
Rev 139
DOENÇA DA SOJA - OS RISCOS DA LAVOURA!: A lista de doenças na lavoura de soja passa de 40 no País, e o produtor deve se pautar num manejo adequado de controle para não obter prejuízos ao bolso.
FERRUGEM ASIÁTICA - AMEAÇA CONTINUA!:
Quando a assunto é a saúde da lavoura de soja, a ferrugem asiática continua se configurando como o principal fantasma que assombra o produtor.
INSEMINAÇÃO - MAIS POPULAR DO QUE SE PENSA: Em 40 anos de inseminação artificial no Brasil, muita coisa mudou, inclusive o público consumidor. Se no início apenas pecuaristas de elite utilizavam a tecnologia, hoje em dia até “sem-terra” compra botijões.
EXIGÊNCIAS HÍDRICA DA SOJA - NECESSÁRIA ÁGUA: Manejo de solo é essencial para conservar a umidade, já que o produtor brasileiro anda sofrendo cada vez mais com as secas. As sementes precoces, as preferidas dos produtores, podem ser as grandes vilãs devido a exigência de água em um pequeno período.
NEGÓCIOS - O QUE É QUE O OESTE BAIANO TEM?: O oeste do Estado da Bahia conheceu um desenvolvimento da atividade agrícola sem precedentes nos últimos anos, junto a isto, ele trouxe também a pecuária extensiva, atraindo grandes pecuaristas.
MILHO PIPOCA - ESTOURANDO NOS LUCROS: Produtores de milho-pipoca encontraram nas parcerias uma forma de garantir o preço do produto e aumentar a produtividade.
MANEJO DO SOLO - RODIZÍO GRANTE A QUALIDADE DA TERRA?: O manejo do solo difere de região para região, mas a rotação de cultura e a cobertura com palha são fundamentais em todas as regiões.
HERVAS DANINHAS - SÓ DEFENSIVO NÃO BASTA!: Utilização de produtos químicos é fundamental, mas sem um manejo adequado, a luta contra as plantas daninhas será perdida.
TRATAMENTO DE SEMENTES - COMBATE AS PRAGAS ANTES DA LAVOURA: A técnica de tratamento de sementes é um tanto simples. Basta misturar, na dose adequada, uma porção de sementes de qualidade com a calda composta de fungicidas e, mais atualmente, inseticidas e micronutrientes, para a melhor proteção da lavoura de soja.



Outubro - 2009
Rev 140

LEITE PRODUTIVIDADE RESTAURADA: Com um empurrão de institutos, pequenos produtores de leite no interior de São Paulo formaram uma associação, passaram a utilizar a genética e a irrigar o pasto.
PORTO DE SANTOS - CREDIBILIDADE E RISCO:
Confiança do rastreamento da carne brasileira pode estar abalada. Denuncias no Porto de Santos (SP) apontam graves irregularidades
PRAGAS DA SOJA - O CAMINHO É O EQUILÍBRIO: Antes de se pensar em aplicar defensivos na lavoura, o produtor deve conhecer bem a praga para não acabar matando os inimigos naturais dela ou, pior, contribuir para a resistência dela.
PSICULTURA O LADO SUSTENTÁVEL DA TILÁPIAS: Como a criação de tilápias virou fonte de renda lucrativa para pequenos produtores e sinônimo de associativismo. Aos 58 anos, Elias Floriano Effgen comemora a conquista de um sonho.
AFTOSA - NA PONTA DA AGULHA: O oeste do Estado da Bahia conheceu um desenvolvimento da atividade agrícola sem precedentes nos últimos anos, junto a isto, ele trouxe também a pecuária extensiva, atraindo grandes pecuaristas.
APTA - INFORMAÇÃO TAMANHO FAMILIA: Instituto Biológico programa palestras para informar ao agricultor familiar sobre sanidade em diversas culturas sobre sanidade em diversas culturas ao agricultor familiar no estado de São Paulo
ASSISTÊNCIA DAS EMPRESAS - ALÉM DO BALCÃO: Caras robustas, daquelas que vendem saúde. Um animal com medidas perfeitas e padrão de qualidade. Este é o retrato atual da pecuária brasileira.
BEZERROS - SANIDADE GARANTE BOA SAFRA: Até outubro nasce a nova safra de bezerros para o desenvolvimento da pecuária de corte brasileira.
COMÉRCIO BRASIL X CHINA - OLHOS PUXADOS, MAS BEM ABERTOS: Do outro lado mundo há um contingente de consumidores que sentem a necessidade de alimentar muito bem. Será que o Brasil pode ser o fornecedor para eles.
INOCULANTES - RAIZ MAIS FORTE! Embrapa detecta inoculante voltando para gramíneas, um importante material para os produtores que ainda não tinham essa opção em culturas importantes, como milho, arroz e trigo.




Novembro - 2009
Rev 141

BRASIL AGRÁRIO - O MAPA DA PRODUÇÃO NACIONAL: Interferências humanas, novas cultivares e demais fatores fazem com que o mapa da agricultura mude conforme os anos se passam. Aqui está a situação atual brasileira sobre a produção das principais culturas no País.
ARROZ - CONTRIBUIÇÃO GAÚCHA: Responsável por 63% da produção brasileira, o Rio Grande do Sul desponta com o melhor rendimento por hectare do País e caminha para ser o Estado que poderá, sozinho, suprir a necessidade do grão na cesta básica do brasileiro, apesar do preço não auxiliar a produção.
CENSO AGROPECUÁRIO - A IDENTIDADE DO PRODUTOR BRASILEIRO: Ele é agricultor familiar, baiano e produz milho. É esse o perfil que se pode fazer a partir da pesquisa realizada pelo IBGE, na qual apresenta o retrato do Brasil agrário.
SOJA - FERRUGEM À VISTA: Primeiros focos da doença foram identificados dois meses antes, em comparação com a safra anterior. O Fenômeno “El Nino” deve agravar a proliferação até o final do ano.
FLORES - CHEIRO DE LUCRO!: Geração de empregos e rentabilidade no mercado: como as flores cultivadas no Brasil por pequenos e médios produtores surpreendem o setor agrícola. A floricultura brasileira é hoje uma atividade econômica importante no agronegócio do País.
NUTRIÇÃO ANIMAL - A DIETA DA FERTILIDADE!: Taxa de prenhes está diretamente relacionada com a alimentação oferecida as matrizes durante todo o ciclo. Quem economizar no pasto e na suplementação, acaba afetando a fertilidade do seu rebanho.
PÊSSEGO - O MAIS PRECOCE DO PAÍS!: Enquanto produtor de pêssego aumenta produção da fruta, o de ameixa diminui a cada ano devido a doença sem controle. Entre as 235 mil toneladas (t) de pêssego colhidas no Brasil, 120 mil provém do Rio Grande do Sul, líder absoluto, tendo o Estado de São Paulo a segunda colocação, com 43 mil t, significando aproximadamente um terço do RS.
TOP LIST 2009 - ELES SABEM DAS COISAS!: Representando os produtores rurais de todas as regiões do Brasil, leitores da revista escolhem pela nona vez suas marcas e produtos preferidos.




Dezembro - 2009
Rev 142

GALINHA CAIPIRA - CRIAÇÃO CASEIRA AMEAÇADA!: A criação é fácil e rentável, mas com a chegada oficial das normas de biossegurança do Ministério da Agricultura para a avicultura no País, a adaptação pode pôr em risco a atividade para os pequenos produtores.
CAMARÃO - PRÓSPERA ÁGUA DOCE!: Um empresário paulista transformou a criação de camarão de água doce num negócio lucrativo e pra lá de saboroso. Hoje, ele agrega 18 parceiros e chega a produz por ano, quase 10 toneladas do crustáceo
CANA ORGÂNICA - LAVOURA NATUREBA!: o cultivo de maior apelo socioambiental tornou-se uma das frentres de produção do maior grupo produtor de cana de cachaça no País.
DEDO DE PROSA - GUIDO MANTEGA " O BRASIL SUPERA IMPACTOS DA CRISE!:
É esta a análise que faz a partir da entrevista com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, concedida à Revista Rural. Apesar da crise, deflagrada em setembro de 2008, o desempenho da economia brasileira foi considerado satisfatório, ante aos saldos registrados em países com mercados considerados mais sólidos como o dos Estados Unidos.
FEIJÃO - LÍDER NO CONSUMO E NA PRODUÇÃO!: Apesar de ser uma cultura muito forte nas lavouras brasileiras, produtores reclamam da volatilidade dos preços e alguns restringem a safra ao período sem o cultivo soja, para não sofrerem com a mosca-branca.
FERRUGEM ASÍATICA - EXCESSO DE CHUVA PROLÍFERA FERRUGEM!: Já foram identificados mais de 60 focos da doença antes da primeira quinzena de dezembro; chuvas dificultam a pulverização e facilitam a proliferação do fungo.
JACARÉ - PRESERVAÇÃO SOB VIGIA!: O jacaré-de-papo-amarelo se livra da extinção, graças ao surgimento de criatórios conservacionistas credenciados pelo IBAMA. Em São Paulo, pelo menos um, conseguiu até a liberação de criação comercial, agora aguarda a liberação por parte do SIF, para a comercialização da carne.
FREE STALL - ESTABULADO E PRODUTIVO: Maiores produtores nacionais de leite confinam o rebanho em galpões cobertos em busca de produtividade, o que vem mostrando resultados positivos. O manejo intensivo traz algumas doenças específicas, mas o tratamento e a identificação são mais fáceis.
MERCADO - O AGRONEGÓCIO NOVEMBRO 2009: Soja, boi, milho, cana, algodão, leite, café, frango, suínos, arroz, feijão, trigo, máquinas, citros.
EXTRATIVISMO - SEMENTES DA SALVAÇÃO: Projeto de extrativismo sustentável auxília as famílias da ilha de Marajó(PA) a obterem renda e a preservarem o meio ambiente .
TOP LIST RURAL 2009 - AS PREFERIDAS DOS PRODUTORES: Em sua oitava edição, o prêmio Top List Rural 2009 consolida sua importância, reconhece e valoriza o trabalho realizado por grandes empresas do setor, em uma noite de grandes premiações