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GESTÃO RURAL - PRODUÇÃO NA PONTA DO LÁPIS
rev 137 - julho 2009

Olhar atento ao mercado e uso de ferramentas de gestão dentro da propriedade tem de ser os passos para o produtor garantir a sobrevivência num mercado cada vez mais globalizado. A atividade agrária, a cada dia mais, exige do produtor um maior cuidado. Isso não só se expressa no atendimento das necessidades de quem vai comprar o que se produz, mas também a conta que se faz para continuar produzindo, lucrando e investindo, com o objetivo de se produzir cada vez mais. O mercado agropecuário brasileiro é vasto, em função do próprio tamanho do País e de toda potencialidade produtiva que possui, como qualidade de terras e clima. Vinte e cinco setores, só no mercado de exportação, reúnem os produtos e subprodutos que vêm do

campo, como a soja, a carne bovina, o frango, o feijão, o tomate, a uva, o suco de laranja, a borracha, a madeira, o açúcar ou álcool, por exemplo.
Dentro desse mar de diversidade, há mercados consagrados, como o da soja. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o resultado de exportação, do período de janeiro a maio deste ano, só com a comercialização do grão, representou 19,7% do total de produtos ex-portados no País – esse negócio trouxe à economia brasileira US$ 4.754.871.035,00. Mesmo diante de um mundo em recessão, esse rendimento foi superior em 11,71%, em relação ao mesmo período de 2008.
Outros mercados, como o de carne (bovina, suína e de aves) e o sucroalcooleiro também têm um prestígio na exportação – respectivamente eles correspondem a 18,3% e 12% do montante negociado lá fora.
Mas antes de se planejar a exportação, ou mesmo o abastecimento do mercado interno, o produtor rural precisa se aprimorar numa área que até então parecia estar muito distante da realidade da fazenda: a gestão administrativa e de riscos do negócio. Fazer as contas do que e como produzir é a ferramenta que o guiará diante desse mercado. “Hoje, o que se observa é que o mercado está cheio de mudanças”, analisa Rosemeire dos Santos, chefe do departamento de economia da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA). “Os negócios do País possuem muita correlação com diversos mercados, e isso força com que os produtores se adaptem a essa nova realidade”.
O desenvolvimento da atividade agrária brasileira, segundo Santos, teve três momentos. O primeiro, com a chamada “Revolução dos verdes”, a qual pregava uma produção menos tóxica possível, com insumos modernos – o mercado consumidor pedia isso; o segundo momento veio com a “Revolução da biotecnologia”, que contribuiria com a dinamização dos resultados nas lavouras – mais em menos área por hectare e com maior segurança contra as pragas; e, por fim, o terceiro momento é marcado justamente pela gestão da propriedade, fator que busca promover a profissionalização no campo.

Administração dos custos

A administração familiar era, até então, modesta, para Aluir Dalposso, produtor de grãos, como soja e milho, e cereais como trigo e aveia, em Toledo, na região oeste do Paraná. Agora, a conversa é outra. A partir de um curso de gestão de custos e riscos, o produtor pode se inteirar um pouco mais sobre ferramentas e informações que não dava tanto valor: o cálculo dos custos de produção e o próprio acompanhamento do mercado das commodities. Saber como anda o fluxo de demanda por um produto diz ao produtor o quanto ele deve produzir, e se detém recursos para isso, ou se consegue administrar os recursos que dispõe para atender o mercado.
Mesmo com a iniciação de pôr no papel todos os custos para se produzir com menos riscos, não há conta que sobreviva sob os efeitos adversos do clima. “A safra passada de soja foi uma das piores dos nossos históricos”, declara Dalposso. “A seca reduziu drasticamente a produção. Tivemos produtividade de aproximadamente 15 sacas por hectare (sc/ha), ou 0,9 toneladas (t), nos primeiros plantios, e os mais tardios, 37 sc/ha. Como média, ficamos com 32 sc/ha”. De acordo com as contas do produtor, a estimativa era de uma produtividade de 53 sc/ha, com os custos totais de produção por saca de R$ 41,00. “Se considerarmos a produtividade média obtida, 32 sc/ha, o custo da saca seria de R$ 68”.
Já com o trigo, por um lado, sobre a produtividade, foi bom, com um rendimento de 42 sc/ha (2,52 t), e do outro, sobre o preço, ruim. “Os custos para a produtividade alcançada, com o nível de tecnologia adotado, para se produzir uma saca de trigo foram de R$ 37,00 e comercializamos a R$ 28,32 por saca, ou seja, abaixo do mínimo estabelecido pelo governo federal que era de R$ 28,80 por saca”, declara.
Apesar dos resultados, as estimativas para esse ano, de acordo com Dalposso, são as mais positivas possíveis. “Isso porque, para ser produtor rural tem de ser otimista ao extremo”, diz, bem humorado.

Campo futuro

Aluir foi um dos 520 produtores de 10 estados do País a receber a capacitação pelo projeto “Campo Futuro”, idealizado pela CNA, e desenvolvido com a parceria das Federações de Agricultura nos estados, da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP) e da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. O objetivo é capacitar os produtores rurais a calcular, com metodologia adequada, os custos de produção de suas propriedades e utilizar as operações em mercado como instrumento de gestão de riscos de preços da atividade. “Esse projeto é voltado para pequenos e médios produtores, tem uma carga horária de uma semana [40 horas, ao todo], com o horário adaptado às condições e à realidade da região”, destaca Rosemeire dos Santos, da CNA.
Além de ser um mecanismo de capacitação, o projeto, com o tempo, também servirá como um sistema de informação de custo de produção e do mercado agropecuário, a ser disponibilizado diretamente ao produtor rural.
Para o assessor do Senar-AR/MT e especialista em operações em Bolsa, Luis Heraldo Padilha, o curso teve aspectos distintos apresentados aos produtores rurais dos municípios mato-grossenses de Tangará da Serra, Sorriso e Rondonópolis, como, por exemplo, logística, simulação de operações na Bolsa de Valores e cálculo de custos de produção. “Mesmo com a crise mundial e a dificuldade de fixação de preços futuros, os participantes fazem uso imediato do aprendizado”, destaca Padilha. “A partir desse passo, o produtor passa a ter o poder de decisão, sem precisar depender de mais ninguém”.

Preço futuro

Na opinião do sojicultor gaúcho, Júnior Ceccon, do município de Espumoso, a cerca de 265 quilômetros de Porto Alegre (RS), o curso, em especial, sobre a parte fundamentada pela equipe da Bolsa de Valores, serviu como uma ferramenta para o produtor poder fixar um preço mesmo antes de colher – é o Mercado Futuro. Nele o produtor negocia contratos referentes a uma quantidade de produto agropecuário, de acordo com uma especificação de qualidade e classificação, não existindo, necessariamente, a intenção de comercializar produtos físicos diretamente na Bolsa, ou seja, o mercado futuro em Bolsa é um mercado de contratos, de intenções, no qual, na realidade, são negociados “preços” futuros de uma mercadoria.
“O ideal é poder fazer essa capacitação mais vezes, ter um segundo módulo para melhor fixar os conteúdos e discutir mais o uso e aplicação das ferramentas de mercado”, argumenta Ceccon.
A mesma necessidade de maior tempo para absorver todo o conteúdo do “Campo Futuro”, foi destacada pelo pecuarista, Marcos Henrique Barbosa, que possui uma fazenda na região do Araguaia, em Rondonópolis (MT). “Com mais horas, significaria mais segurança na hora de se aplicar os conceitos aprendidos pelo curso, inclusive para compreender melhor o modelo de planilha de custos e fazer bater as contas no final”. O produtor, que está há três anos na atividade, acredita que é a partir de iniciativas como essa que se poderá desenvolver melhor os negócios no campo.

Planilhas de custos

Sem conhecimento algum, na prática, inicialmente, o pecuarista passou a tomar conhecimento de detalhes que fazem a diferença na hora de se organizar a atividade. “Para saber se a atividade está lucrativa é preciso cuidar dos custos, e isso, esse curso ajuda muito, até para desfazer mal-entendidos, como por exemplo, a gente se enganava na hora de calcular os custos – achava que estava bem, quando na verdade estava mal. É importante, fazer o cálculo bem completo, inserindo todos os itens, o que foi investido, o tanto que lucrou, o que foi depreciado, no caso de bens como máquinas, o valor da terra, entre outros itens, que no final, resultará numa conta do quanto se gasta para produzir”, destaca Barbosa.
Nesse mesmo sentido, em saber exatamente o que significa produzir, o grupo formado pelos produtores paranaenses – o qual Aluir fez parte – desenvolveu uma planilha própria e adequada às necessidades deles. Com um pouco de discussão e acertos entre os participantes chegou-se ao consenso de um modelo que representasse a realidade para a produção de soja na região.

Cursos futuros

Essa primeira leva de produtores do País fez parte do projeto-piloto do “Campo Futuro”. Este ano o projeto terá continuidade com novas turmas em novas regiões, que além de atender produtores de soja e milho e pecuaristas de corte, também atenderá produtores de cana-de-açúcar.
Os cursos, segundo a CNA, são sempre no segundo semestre do ano. Para conhecer melhor o projeto acesse o sítio da CNA, www.canaldoprodutor.com.br, logo que se abre a página principal, há um link que lhe encaminhará à página do projeto “Campo Futuro”. Para a formação de turmas ou saber se a tua região será atendida este ano, procure o sindicato rural ou a unidade do Senar mais próxima.

Projeções futuras

Um estudo detalhado da produção agropecuária brasileira vem a calhar bem para os ânimos da classe produtora do País – que agora tem a oportunidade de conhecer melhor o mercado futuro e precisam de informações que possam assegurar a produção. O estudo “Projeções do Agronegócio - Brasil - 2008/09 a 2018/19”, divulgado em fevereiro deste ano pelo Mapa pode servir de uma boa notícia. Pelo relatório, as dificuldades de reposição de estoques mundiais, o aumento do consumo de grãos como milho, soja e trigo, e o processo de urbanização mundial criam condições favoráveis para as produções brasileiras de soja, milho, trigo, carnes, etanol, farelo de soja, óleo de soja e leite.
Esses produtos indicariam um elevado potencial de crescimento nos próximos anos. A produção de grãos (soja, milho, trigo, arroz e feijão) deverá passar de 139,7 milhões de toneladas (2007/08) para 180 milhões em 2018/19. A produção de carnes (bovina, suína e aves) deverá aumentar em 12,6 milhões de toneladas. Isso representa um acréscimo de 51% em relação à produção de carnes de 2008. Três outros produtos com elevado crescimento previsto, são, o açúcar (14,5 milhões de toneladas a mais), o etanol, com 37 bilhões de litros e o leite, que totalizará 9 bilhões de litros. Também é prevista uma mudança de posição do Brasil perante o mercado mundial. A relação entre exportações brasileiras e o comércio mundial mostra que em 2018/19, as exportações de carne bovina brasileira representarão 60,6% do comércio mundial; a carne suína, representará 21% do comércio, e a carne de frango deverá representar 89,7% do comércio mundial.
Esses resultados indicam que o Brasil continuará a manter sua posição de primeiro exportador mundial de carne bovina e de carne de frango. Apesar do País apresentar nos próximos anos forte aumento das exportações, o mercado interno será um forte fator de crescimento. Do aumento previsto nos próximos 11 anos na produção de soja e milho, 52% deverá ser destinado ao consumo interno, distribuídos da seguinte forma: 57,9% do aumento da produção de milho devem ir para o mercado interno em 2018/19, e 44,9% do aumento da produção de soja deverá ir para o consumo interno. Haverá, assim, uma dupla pressão sobre o aumento da produção nacional, o crescimento do mercado interno e as exportações. Nas carnes, também haverá uma forte pressão do mercado interno. Do aumento previsto na produção de carnes, de 12,6 milhões de toneladas entre 2007/08 a 2018/19, 50% deverão ser destinados ao consumo interno e o restante dirigido às exportações.


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