Edições Anteriores
CULTURA REGIONAL - AO TOQUE DA VIOLA
rev 136 - junho 2009

O Circuito Syngenta de Viola Instrumental mostrará a riqueza da música produzida pelos tocadores de todo o Brasil. Após o sucesso de público e crítica alcançado nas duas edições do Prêmio de Música Instrumental de Viola, ocorridas nos anos de 2004 e 2005, a Syngenta – empresa de desenvolvimento de tecnologia no setor de agribusiness – patrocina neste ano o Circuito Syngenta de Viola Instrumental. O evento, que acontece nos meses de junho a novembro, passará por 12 cidades dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com uma importante iniciativa de divulgar a tradicional moda de viola caipira e com a descoberta de inúmeros talentos, o evento dará ainda a oportunidade do público interiorano assistir a espetáculos que valorizem a própria cultura regional.

“O Circuito promove uma difusão da viola caipira pelo Brasil. Vamos trabalhar com todas as suas vertentes, suas afinações e estilos. Daremos a oportunidade de diversos músicos mostrarem seu trabalho. Serão 20 shows gratuitos pelo País”, diz Marcos Paulo de Moraes, diretor geral da 3 s Projetos, promotora do evento.
Nesta edição, a ideia é também de valorizar a parte autoral e não apenas repetir antigos sucessos, ou seja, haverá composições inéditas, como ocorreu na primeira edição do Prêmio. Outra novidade é a substituição do nome do evento: de Prêmio para Circuito. Segundo a organização, esta modificação foi realizada para ampliar o número de cidades beneficiadas pelo projeto, que além de promover um show instrumental, terá “causos” e histórias pitorescas, envolvendo a música regionalista de raiz.
Com o objetivo de buscar criar um status 100% nacional à cultura da viola, o formato dos shows prevê a presença de violeiros renomados, entre eles, Ivan Vilela, Renato Teixeira e Paulo Freire. No evento haverá também apresentações musicais dos vencedores das duas primeiras edições do Prêmio, Sidnei de Oliveira e Chico Moreira, respectivamente.
Para a analista de relações institucionais da Syngenta, Renata Ferraz, o evento vai além das apresentações. “Durante esses anos, conseguimos valorizar um pouco mais a cultura de violeiros e também revelar talentos natos, como Sidnei de Oliveira, nosso primeiro vencedor. Sua história foi comovente, ele era ajudante de pedreiro e a cidade onde morava não era uma região tradicional de moda de viola. Além de conquistar o prêmio, Sidnei realizou um sonho e passou a viver só da música”, diz Renata Ferraz.
Na opinião da profissional, os resultados das duas primeiras edições superaram as expectativas, tanto em relação à qualidade das músicas inscritas como por sua abrangência nacional, fato que renovou o compromisso da Syngenta de estreitar seu relacionamento com o homem do campo. A iniciativa da empresa, por meio da Lei Rouanet (que prevê incentivos a empresas e indivíduos que desejem financiar projetos culturais), é dar maior visibilidade aos artistas que participam do evento, como o violeiro e artesão, Levi Ramiro. “Minha trajetória foi marcada inicialmente pelo violão, que me acompanhava nas primeiras composições e nos primeiros festivais”, declara Levi Ramiro. “Depois descobri a viola, a volta às origens, tocando música popular. Em 2004, participei do primeiro grande Festival de Música Instrumental para Viola, promovido pela empresa e fiquei entre os 16 finalistas, com a composição “Vaquejada”, diz Levi Ramiro. “Após esta conquista foquei meu trabalho só nisto. Hoje, sou convidado a participar dos eventos e ser até um anfitrião. O prêmio conseguiu mudar a minha vida, pois levo esta conquista no meu currículo”, diz Levi Ramiro.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES