Edições Anteriores
LUSITANO - O BOM DE DOMA
rev 136 - junho 2009

Com a intenção de promover o lusitano no Brasil, a 28ª Exposição Internacional se transformou em vitrine para os criadores e novos adeptos à raça. Uma genética de alta qualidade, investimentos em linhagens funcionais e a adoção de um sistema de criação de primeiro mundo fazem do Puro Sangue Lusitano (PSL) nacional – “made in Brazil” – um dos mais requisitados para quem busca um cavalo de sela e esporte. Essas e outras características, o público pode conferir de perto durante a 28ª Exposição Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, capital. Com a organização da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o evento, realizado entre os dias 21 a 24 de maio, levou à pista toda a excelência de 400 exemplares de lusitanos.

Os animais se apresentaram nas provas de volteio e atrelagem, adestramento clássico (modalidade na qual a raça vem alcançando uma elevada referência), salto, equitação de trabalho e nos concursos de morfologia. Considerado um dos mais importantes eventos, a exposição reuniu criadores nacionais e estrangeiros, vindos de Portugal, Espanha, Alemanha, México, entre outros países.
Nessa edição, o esporte principal foi o Concurso Internacional de Adestramento, nível três estrelas (sob a chancela da Confederação Brasileira de Hipismo), que reuniu grandes atletas, bem como a realização de um Concurso de Adestramento Nacional de cavalos novos, válido como uma das seletivas para o mundial de cavalos novos, disputado em Verden (Alemanha), no mês de agosto. “Hoje, o evento realizado em São Paulo tornou-se o cartão de visita do lusitano”, declara André Ganc, treinador e diretor de Adestramento da ABPSL. “Sem dúvida, é um dos mais importantes acontecimentos para a raça. Durante a Exposição, é gerado um grande volume de negócios e, além disso, há também a oportunidade de revelar novos talentos, tanto cavaleiros quanto cavalos novos”, explica.
Para o presidente da entidade, Geraldo Roberto Lefosse Junior, a proposta da associação é divulgar a raça e reunir importantes provas dentro de um único espaço. “Isto traz um crescimento muito significativo para a raça, porque agregamos mais interessados. Já existe uma programação para realizar provas e levá-las a público abrangente. A nossa intenção é não deixar o cavalo lusitano fechado nos clubes, nas hípicas e nos haras. Além disto, é mostrar que a raça pode ser acessível a todos e não apenas a grandes criadores”, argumenta Lefosse.

A evolução da raça

A raça está no Brasil desde a época do descobrimento, mas foi a partir de 1975, com a fundação da ABPSL, que sua criação tornou-se extensiva e encontrou um promissor mercado. Em 2003, 80 produtos da raça foram exportados. Atualmente, o Brasil possui aproximadamente 13 mil lusitanos registrados, uma das maiores tropas de todo mundo. Mas não é só na quantidade que os números impressionam: todos os anos, centenas de exemplares da raça ainda são exportados para diversos países, fato que evidencia o alto padrão da criação nacional de cavalos Puro Sangue Lusitano. Sem dúvida, isto gera grande satisfação entre os criadores. “Nos últimos anos, obtivemos consagrações honrosas com a raça, a exemplo dos jogos Pan-americanos, em 2007, no Rio de Janeiro”, lembra Manoel Tavares de Almeida, criador e proprietário da Coudelaria Rocas do Vouga. “Conquistamos a medalha de bronze na modalidade adestramento com a amazona Luiza Almeida. Foi um recorde, pois ela foi a mais nova atleta da Delegação Brasileira e a mais jovem ama-zona na história das olimpíadas. Um grande orgulho como pai, criador e brasileiro”, diz.
“O lusitano é um animal de extrema agilidade, inteligência e submissão ao cavaleiro. Por essas razões é uma raça versátil utilizada para diversos fins, até mesmo prova de vaquejadas. Se você conhece, você se apaixona. Como beleza não tem nada igual”, descreve Eduardo Fischer, proprietário do Haras Villa do Retiro e o grande vencedor da exposição, como Melhor Criador e Melhor Expositor.
Ao todo, o criador conquistou nove medalhas de ouro e duas de prata. “A gente vem aproveitando a potencialidade destes animais, um grande exemplo é o Relâmpago do Retiro, um animal que ganhou o mundo por sua performance. No ano passado estreou nas olimpíadas da China, competindo em provas de adestramento com a delegação australiana. Relâmpago do Retiro encerrou a competição na 19ª colocação, uma classificação histórica para a raça e o melhor resultado entre os lusitanos”, conta Fischer.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES