Edições Anteriores

NEGÓCIOS - Dê olho em novo investimento
rev 134 - abril 2009

Dê olho no potencial do mercado bovino na região norte e nordeste e atenta a suprir as necessidades dos produtores, a Tortuga inaugura uma nova unidade, no Ceará. A expectativa é de crescimento de 10% no faturamento da empresa, pioneira em nutrição e saúde animal. Na contramão da crise financeira que assola o País, o segmento agropecuário na região do Nordeste vem mostrando que ainda encontra terreno fértil para uma notória expansão e que vem crescendo a uma velocidade satisfatória. De acordo com os dados da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), nos últimos 10 anos, com apoio governamental, infraestrutura da malha rodoviária (incluindo investimentos nos portos), houve um fortalecimento sólido neste setor. Diante de dados animadores e dê olho neste gigantesco potencial, grandes empresas têm se estabelecido na região. É o caso da Tortuga, Cia. Zootécnica Agrária, empresa de nutrição e saúde animal. No dia 7 de abril, ela inaugurou a quinta fábrica do grupo, no complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

Diante de dados animadores e dê olho neste gigantesco potencial, grandes empresas têm se estabelecido na região. É o caso da Tortuga, Cia. Zootécnica Agrária, empresa de nutrição e saúde animal. No dia 7 de abril, ela inaugurou a quinta fábrica do grupo, no complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará.
Localizada a 65 km de Fortaleza e com um investimento R$ 90 milhões, a nova unidade também pretende gerar aproximadamente 200 empregos diretos, que serão absorvidos pela mão-de-obra local. Com a fábrica, a empresa aumentará em 60% a capacidade dela de produção de suplementos minerais para nutrição animal, que é de 50 mil toneladas por mês. Para o presidente da Tortuga, Max Fabiani, a localização é estratégica, uma vez que a empresa será uma das grandes consumidoras de fosfato a ser produzido pela usina de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria (região norte do estado do Ceará). O empreendimento avaliado em US$ 375 milhões produzirá fosfato e urânio. “Nós acreditamos que a região é adequada para se investir. Além da estrutura portuária que nos facilitará o acesso a exportação, há também a expansão da pecuária na região. Sem dúvida, neste momento é imprescindível estarmos perto deste mercado”, comenta o presidente.
A nova aposta da empresa não é à toa. Segundo a FAEC, na última década só a pecuária leiteira, por exemplo, cresceu 75% em produtividade e hoje representa 13% da produção nacional, tudo reflexo não do aumento de rebanho, mas da melhoria da alimentação do gado.
De acordo com Fabiani, a fábrica, além de ampliar a capacidade produtiva, visa facilitar o acesso dos produtos de qualidade aos produtores das regiões Norte e Nordeste, que poderão contar com preços reduzidos, em função da nova logística. “Boa parte da produção da nova fábrica será destinada para o mercado externo, cerca de 80%. Com isto, conseguiremos oferecer nossos produtos com mais eficiência e com menores preços. A redução do custo do produto chegará em torno de 10%. Além que, a nossa intenção é se aproximar dos pequenos produtores, que depende da agricultura de subsistência e oferecê-los toda a assistência técnica para que consigam os melhores resultados”, diz.
Durante a solenidade de inauguração, o governador do estado do Ceará, Cid Gomes, declarou que, mais do que um novo empreendimento, a unidade marca um feito ainda maior no momento em que todos comentam sobre a crise financeira global. “Com isto, mostramos que o Brasil tem condições de reagir diante de uma situação como esta”, diz. Para o governador, a entrada em operação da indústria é de grande importância não só para o Brasil, como para o Ceará. “A Tortuga está entrando em uma área na qual o País está desprovido de produto. Além do que, a empresa ajuda a consolidar o complexo industrial e o Porto do Pecém, que passa a ter referência de exportação para Europa, por estar mais próximo dos países da América Latina e América Central”.

Investimentos a todo vapor

A inauguração da fábrica também marca a nova era da Tortuga. Neste ano, a empresa comemora 55 anos de história e dê olho em novos investimentos. Ainda neste ano, a empresa pretende investir na reformulação de centrais de distribuição, que além da fábrica no Ceará, poderá contar com uma unidade em Cuiabá (MT), que terá capacidade de armazenagem de quatro mil toneladas. Atualmente, a Tortuga conta com 1.000 funcionários e 500 representantes comerciais. A empresa ainda possui quatro unidades industriais de nutrição animal, localizadas em Mairinque (SP), São Vicente (SP), Lavras (MG), além de um laboratório de Saúde Animal, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP).
Porém, a empresa pretende ir mais longe, ampliar as exportações destinadas à América Central. Hoje, ela já exporta para Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Bolívia, Chile, Uruguai e Paraguai. “Pretendemos ganhar mercados nas Américas do Sul e Central. Acreditamos que esses novos mercados representarão um incremento de 10% no nosso faturamento, a partir da operação dessa fábrica”, afirma o presidente da Tortuga.
Só em 2008, o faturamento da empresa chegou a 734 milhões. Tudo graças a uma gestão agressiva de lançamento de novos produtos e gerenciada sob uma nova filosofia da companhia que diz: “Pés no campo, olhos no futuro e coração no trabalho”, finaliza Max Fabiani, presidente da Tortuga.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES