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PREMIAÇÃO - TOP LIST
rev 133 - março 2009

Não importa a conjuntura em que o mercado se encontra. Ganhar um prêmio que ateste a realização de um bom trabalho comercial e de marketing é importante para qualquer empresa que queira hoje ser competitiva num mercado cada vez mais exigente, não importando em que área de atividade ela se encontra. Quando se trata de um prêmio tradicional e reconhecido pelo mercado, melhor ainda.Assim, as principais empresas que atuam diretamente no agronegócio brasileiro receberam com satisfação a premiação do Top List Rural 2008, pesquisa realizada pela Revista Rural de forma ininterrupta nos últimos oito anos e que, a exemplo do Top of Mind, realizado pela mesma publicação em maio, vem ganhando cada vez mais importância e reconhecimento.

“Numa eleição como essa, não há qualquer caráter subjetivo na escolha. O produtor aponta o produto de sua preferência e pronto. Desse modo, o Top List é um termômetro seguro da aceitação de um determinado produto no mercado”, afirma o diretor de redação da Revista Rural, Flávio Albim. Ele lembra que pesquisas como o Top of Mind, feita no meio do ano, indica um resultado momentâneo, mutante, e que pode variar em pouco tempo, dependendo de ações de marketing eficientes. “No caso do Top List, a conquista é muito mais duradoura. O consumidor avalia e atesta o produto. Sob esse aspecto, poderíamos dizer até que é uma premiação mais significativa que o Top of Mind”, pondera Albim.
Compartilhando deste ponto de vista, o gerente de vendas Produtos de Força da Honda, Delfim Gonçalves, recebeu com entusiasmo as duas premiações obtidas pela sua empresa, nas categorias roçadeira e motobomba. “Ao longo de 2008 nos dedicamos a um árduo trabalho para mostrar a alta qualidade e o baixo custo de manutenção de nossos equipamentos. O recado foi dado e os produtores reconheceram isso, nos conferindo essas duas premiações”, comemora Gonçalves, lembrando que toda a equipe da Honda tem consciência da importância destes resultados e do compromisso firmado entre a empresa e o produtor rural.
A Honda não foi a única a levar duas premiações no último Top List. Coube a outras empresas a mesma honraria. São elas: Coimma (vencedora em Troncos e Balanças), Merial (carrapaticida e anti-mosca dos chifres, com o produto TopLine) e DeLaval (ordenhadeiras e tanque de resfriamento). Embora, tecnicamente, não tenham vencido em duas categorias, a Monsanto (com Agroceres em sementes e Roundup em herbicidas) e Intervet Schering (com Ciosin em estimulador de cio e Coopers em vacinas para aftosa) também se destacaram.

Prêmio é novidade

Se em relação aos anos anteriores o Top List de 2008 não trouxe muitas alterações em número de categorias, amostragem etc, a edição do ano passado, porém, foi a primeira a conferir aos parceiros da revista uma placa para oficializar a performance das principais marcas e produtos.”Este, talvez, tenha sido um dos motivos para que a pesquisa do final do ano não tivesse historicamente a mesma repercussão do Top of Mind (mais antigo, que está em sua 11ª edição e que sempre conferiu aos vencedores troféu, entregue em cerimônia especial, agitando o mercado no meio do ano). Essa foi uma primeira experiência, bastante positiva. Quem sabe agora em 2009 poderemos fechar o ano com uma grande festa, nos moldes do Top of Mind? Isso faz parte dos nossos planos”, confessa o diretor.
Também bastante satisfeito com a conquista, o gerente de produtos da Syngenta, Marconi Dias, lembra do foco principal de todo esse trabalho: “Quem conta mesmo são os produtores rurais, nossos grandes parceiros. É para eles que buscamos trazer sempre novas tecnologias e produtos cada vez mais eficientes”. A Syngenta levou no Top List o prêmio conferido a categoria tratamento de sementes, com o Cruiser, um produto de grande sucesso no mercado. “Esse reconhecimento nos enche de orgulho mas é também um grande desafio, pois temos que nos atualizar constantemente na buscar de melhores performances”, reconhece Dias.

Apontando tendências

A categoria estreante “vacinas para aftosa” trouxe um resultado interessante. Depois de já ter indicado esta tendência no Top of Mind deste ano, a categoria trouxe também a Coopers como vencedora, marca que havia sido retirada do mercado há poucos anos e que acaba de ter sua volta anunciada pela Intervet-Schering, pela força e confiança conquistada junto aos pecuaristas. A partir de agora, a empresa volta a utilizar a marca no mercado e a trabalhar de forma bastante agressiva na divulgação da Oleovac, a vacina da Coopers para a febre aftosa.
Outras duas categorias estreantes trouxeram resultados similares aos obtidos no Top of Mind deste ano. Em colhedora de cana, a Case reinou absoluta, com números, inclusive, superiores aos da pesquisa do meio do ano, atingindo 21%. Já em vacinas reprodutivas, a Cattle Master foi a grande vencedora, com 13%.

Amostragem

Foram realizadas abordagens em todas as regiões do país, sendo 39% no Sudeste (incluindo São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), 28% no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins), 14% no Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte), 15% no Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 4% no Norte (Pará, Amazonas, Rondônia e Acre) do país, respeitando os mesmos percentuais de circulação da revista impressa.

Marcas que são mais que uma marca

O resultado da conta “qualidade” + “boa comunicação” sempre dá o mesmo resultado: “sucesso e liderança de mercado”. Baseado nessa premissa, marcas como a Purina, Tortuga, Gerdau e Lagoa da Serra,entre outras, se configuraram como verdadeiras instituições dentro do mercado nacional e obtiveram o primeiro lugar não só em todas as versões do Top List, de 2001 a 2008, como também em todas as 11 edições do Top of Mind.

Barba, cabelo e bigode!

Uma das líder em vendas de produtos veterinários no mercado nacional, segundo levantamento do SINDAM, a Pfizer foi a única a ganhar o Top List em três categorias: (vermífugo - com o produto Dectomax -, vacinas reprodutivas – com Cattle Master -, e vacinas – com a própria marca).


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