Edições Anteriores
AVENTURA EM MEIO À SOJA
rev 132 - fevereiro 2009

Três caravanas, totalizando 76 caminhonetes, partiram das cidades mato-grossenses – Sorriso, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis – tinham como destino Cuiabá (MT). O percurso era de aproximadamente 400 quilômetros, no qual os 210 participantes – entre eles sojicultores da região – descreveram um trajeto que passava por campos de soja, trilhas esburacadas e com muita lama. O passeio, na realidade, se tratava de um rally de regularidade – o qual pontuava a equipe que manteve a velocidade e o tempo estipulado pelo guia de percurso. Três caravanas, totalizando 76 caminhonetes, partiram das cidades mato-grossenses – Sorriso, Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis – tinham como destino Cuiabá (MT). O percurso era de aproximadamente 400 quilômetros, no qual os 210 participantes – entre eles sojicultores da região –

descreveram um trajeto que passava por campos de soja, trilhas esburacadas e com muita lama. O passeio, na realidade, se tratava de um rally de regularidade – o qual pontuava a equipe que manteve a velocidade e o tempo estipulado pelo guia de percurso.
O evento, realizado no dia 30 de janeiro, era um dia de campo “diferente” – o Giro Talstar – promovido pela FMC Agricultural Products (empresa de defensivos agrícolas). A intenção, de acordo com Gustavo Canato, gerente de produto, era tornar uma atividade puramente técnica em algo mais interessante ao agricultor. “Quando ele participa ativamente do evento, vivencia uma experiência como essa, ele passa a guardar mais na memória, e isso é o que vale num dia de campo”, afirma.
Além de garantia de aventura certa, o rally teve por objetivo destacar ao produtor a importância do controle de pragas da plantação de soja – o percevejo e a lagarta da soja. Em duas propriedades, os agricultores puderam conferir os resultados do Talstar 100 EC (inseticida desenvolvido pela FMC que elimina a incidência dessas pestes na cultura do grão).
O medicamento, segundo a empresa, por ter baixa solubilidade, age por mais tempo na folha da planta, combatendo lagartas e percevejos, ao mesmo tempo em que evita o desenvolvimento reprodutivo de ácaros.


Edicões de 2009
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES