Edições Anteriores
SIMBRASIL: RUSTICIDADE É PALAVRA CHAVE!
rev 12 - outubro 98

Antonius Eltink é um entusiasta. Quando perguntado sobre as qualidades e vantagens do Simbrasil para o criador brasileiro, é capaz de se estender longamente, sempre lembrando que esta é uma raça exclusivamente para o Brasil. Titular da Agropecuária Eltink, no município de Holambra II, Antonius Eltink começou sua vida como pecuarista há cerca de 20 anos criando gado Nelore. Para o pecuarista o Nelore era, então, a raça mais capacitada a um bom desempenho a campo, do norte ao sul do país Até que conheceu e adquiriu alguns animais da raça Simental, impressionado com os resultados de ganho de peso e fertilidade. Não demorou muito e Eltink ouviu falar sobre o excelente desempenho dos animais resultados da cruza entre Simental e Nelore: o Simbrasil. Desde então, o Simbrasil ganhou um novo e dedicado criador. "Depois de dez anos criando Simbrasil, é difícil encontrar outra raça que apresente a mesma rusticidade, os mesmos índices de fertilidade, a campo e em qualquer região deste país", argumenta Eltink, atualmente proprietário de 500 animais 1/2 sangue Simental/ Simbrasil, que se somam a outras 500 cabeças de gado Nelore. "Outra boa característica da raça é a rusticidade. Se a seleção for bem realizada, a Segunda ou a terceira geração dos cruzados tende a fixa melhor tanto a rusticidade herdada pelo Nelore como a do Simbrasil", avalia. Na propriedade de 500 hectares ( que tem um aproveitamento de 2 animas/ha), dedica - se exclusivamente a produção de carne e a venda de tourinhos e bezerros para cria. "Bezerros para recria tem uma demanda muito grande. Em geral os pecuaristas da região, que me conhecem e conhecem o meu trabalho, fazem fila para comprar os bezerros", conta Eltink. Atualmente são desmamados cerca de 40 animais por mês e por isto a Holambra II não tem acompanhado a expansão da demanda.

Para Antonius Eltink, que já tem vários exemplares da raça criados em sua propriedade espalhados pelo país, o Simbrasil é a opção adequada para o criador que pretende realizar um manejo fácil e racional, não se prendendo a condições climáticas. "A adaptabilidade do Simbrasil consegue tão bons resultados de ganho de peso e de fertilidade", conclui. Para Rafael Gaeta, cirurgião dentista atuante em São Paulo e pecuarista em Avaré (SP), avaliação sobre as qualidades e vantagens do Simbrasil é bastante meticulosa e tem como princípio fundamental uma única meta: performances sempre mais eficientes nos aspectos de rusticidade. "A síntese do Simbrasil é a sua rusticidade. Ou seja, altos índices de precocidade e fertilidade a campo. E a performance está na seleção. Melhor a seleção, melhor a performance". Antigo criador de gado Simental, há cinco anos Gaeta partiu para a seleção de matrizes e reprodutores da raça. Na fazenda Terra Nova (ex - Estância Simental), de 48 hectares, Gaeta começou a criação com cinco animais e logo percebeu a forte demanda pelo Simbrasil, principalmente em Tocantins, é um negócio líquido e certo", comenta. Atualmente com 40 animais na propriedade, Gaeta é daqueles criadores preocupados com uma boa seleção, visando oferecer animais que rendam ao máximo a campo. "A minha seleção do Simbrasil tem como objetivo o ganho de peso. Não me importa se o animal é preto, amarelo, vermelho. Se o pecuarista teve o aumento de uma arroba, isto é o que importa." Premiado como melhor expositor na última exposição nacional da raça Simbrasil, ocorrida em Goiânia, criatório da Fazenda Sossego, em Nanuque (MG), propriedade de Cesar e Aécio Andrade (pai e filho), existe há cerca de 30 anos, um dos mais antigos do Brasil, e se desenvolveu tendo como linha mestra a opção por uma raça rústica e de dupla aptidão. Pertencentes a uma família tradicionalmente selecionadora de gado gir ( com vários importações diretamente da índia), os Andrade partiram para a criação do Simbrasil imediatamente após a compra de um touro POI Simental, usado exclusivamente como doador de sêmen para inseminação.

"O trabalho desenvolvido por nós nestes 30 anos permitiram o desenvolvido do rebanho em escala, aprimorando cada vez mais a rusticidade e a dupla aptidão. Por isto os nossos animais suportam muito bem o campo", conta Aécio. Com a criação concentrada em duas áreas que totalizam 2.200 ha, em Nanuque e no extremo sul da Bahia, a Fazenda Sossego tem atualmente 1.300 cabeças de Simbrasil e deverá aumentar para 2.000 dentro de dois anos, com a aquisição de novas terras na região. Os negócios estão dirigidos totalmente para a comercialização de animais, com compradores principalmente em São Paulo e nos estados do Centro - Oeste.

Aécio pretende fechar o ano com 500 animais negociados, a uma média de R$1.300, na idade de um ano e apartados com 210 dias, aos 270 Kg. A dupla aptidão oferece ainda possibilidade da venda do leite.

"A nossa genética está espalhada por todo o país e isto reflete o bom desempenho não somente dos demais rebanhos da raça. Bem selecionado, o Simbrasil garante resultados impressionantes a campo", avalia Aécio.

E para a família Andrade o rigor e o trabalho intenso ao longo dos anos foi realmente compensador: Soberbo do Sossego e Morena do Sossego, respectivamente, destacaram - se como grande campeã da raça na última nacional da raça. "Foi uma exposição concorrida, inclusive pelo caráter internacional do evento, mas nós chegamos lá".


Edicões de 1998
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES