Conheça a Revista Rural





Lançado em junho de 1997, o projeto Revista Rural foi marcado nestes quase dez anos de vida pela inovação e o respeito pelo homem do campo. A proposta de reunir numa única publicação todos os principais temas ligados a atividade agrícola e pecuária resultaram numa publicação que, a cada ano, vem ganhando mais leitores e auxiliando na disseminação de novas tecnologias e novos conceitos de gestão para o agro empreendedor.

Trazendo muita informação técnica e análises de mercado, a Revista Rural nunca descuidou do bom gosto estético, garantindo uma publicação útil e, ao mesmo tempo, bonita de se ver. Os editores da Revista Rural sempre tiveram a convicção de que para informar não é preciso cansar o leitor.

Para compor a equipe responsável pela produção da revista, antes do seu lançamento, a Criação Comunicações, editora responsável pelo projeto, foi buscar profissionais com larga experiência no segmento, que conheciam bem os anseios e necessidades do setor. Da redação ao comercial, passando pela área administrativa e circulação, todos os funcionários contratados pela empresa possuíam em sua bagagem passagem por veículos especializados.

Com isso, a Rural logo se tornou uma ferramenta importante para o produtor e referência para o desenvolvimento de vários outros títulos existentes hoje no mercado.

A Rural foi a primeira revista do setor a utilizar, em 97, cores diferenciadas em suas páginas para designar cada área de atividade agropecuária, facilitando e agilizando a identificação dos assuntos de maior interesse de cada tipo de leitor.
  A Rural foi também a primeira revista do setor a lançar encartes com cadernos temáticos, hoje muito comuns em outras publicações, como o Campo & Motor, destinado a máquinas, implementos e veículos utilitários, o Rural Informática, o Guia Rural de Produtos e Serviços, o Painel Rural, além dos consagrados cadernos Top of Mind Rural e Marcas.

Foi a Revista Rural também a responsável pela primeira pesquisa de Top of Mind realizada no mercado agropecuário. Lançada pioneiramente em 98, a pesquisa se tornou referência para o trabalho de marketing das principais empresas que atuam no agronegócio e hoje se consolidou como uma das premiações mais importantes da comunicação rural, reunindo anualmente, a nata do agribusiness brasileiro.

Ainda em 98 a Revista Rural lançou o seu site, oferecendo diversos serviços para os internautas, num período em que a web ainda engatinhava e tudo era muito experimental. Mesmo assim, já naquela época, a Rural já disponibilizava os principais artigos publicados na revista e permitia o acesso aos principais órgãos de pesquisa e entidades representativas do setor, quebrando recordes de consultas e impressões de página.

Três anos depois, em 2001, a Rural surpreendeu o mercado com uma nova pesquisa, o Top List, uma eleição onde os leitores da revista escolhem suas marcas e produtos de preferência, outra pesquisa de grande repercussão dentro do setor.

Buscando sempre novidades e empenhada em levar um produto cada vez melhor para os leitores, a equipe da Rural promoveu uma grande reformulação no projeto gráfico da revista em 2002. Foi nesta época em que ela passou a ser produzida com lombada quadrada, sem grampos, atendendo ao elevado padrão das principais publicações que circulam no país.

Decidida a ampliar os serviços prestados a nossos leitores através de outras opções de mídia, além de divulgar de forma mais eficiente o projeto desenvolvido pela empresa desde 97, a empresa criou, em setembro de 2004, o Programa Revista Rural, semanal, que é uma versão eletrônica da revista impressa, enviada mensalmente a mais de 30.000 produtores rurais de todo o Brasil.

A partir dalí, o produtor rural pôde contar com mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do seu negócio. Com a mesma qualidade editorial da Revista impressa, e procurando manter também a mesma linguagem e identidade visual, o programa traz todas as semanas reportagens sobre novas tecnologias de produção, tanto na agricultura como na pecuária, tendências e análises de mercado, pesquisas de ponta desenvolvidas pelos principais órgãos de pesquisa do país, além de histórias de sucesso no agronegócio, tanto do pequeno como do grande produtor. Ou seja, o programa traz tudo o que o agricultor e o pecuarista precisam saber para produzir sempre mais e melhor, de forma clara, simples e objetiva, marca registrada da publicação.

O programa estreou em 19 de setembro de 2004, na Rede 21 (Grupo Bandeirantes), uma emissora de tv aberta transmitida em VHF e UHF, além de operadoras de cabo como NET e TVA, sendo exibido aos domingos, às 8 horas da manhã. Inicialmente o programa tinha apenas 15 minutos de duração. A receptividade do público e dos anunciantes fez com que, em menos de dois meses, ele passasse a ter meia hora de duração.

Querendo atingir de forma mais eficaz o público ao qual o programa é destinado e, em razão da limitação da Rede 21 em algumas praças importantes do país, o programa migrou em janeiro deste ano para a parabólica, sendo transmitido na frequência do antigo Canal do Jockey, às terças-feiras, a partir das 20 horas, antecedendo a transmissão de alguns leilões.

Em junho de 2005, porém, ele passou a ter 1 hora de duração e começou a ser transmitido pelo Canal do Boi e AgroCanal, aos sábados às 11:00h e aos domingos às 10:00h da manhã. A mudança, fruto de uma parceria entre a revista e a emissora responsável por estes dois canais, deu ainda mais visibilidade e expressão ao projeto Revista Rural.