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                    publicação a realizar este ano, pela primeira 
                    vez, uma festa para a entrega do prêmio às marcas 
                    e produtos que contam com a preferência dos leitores 
                    da revista. Desse modo, de acordo com o diretor, a festa realizada 
                    no final de novembro tem duplo significado: Assim como 
                    o Top of Mind sempre coincide com o aniversário da 
                    revista, a festa do Top List Rural vai marcar também 
                    a comemoração de um ano muito bom para todos 
                    os principais setores do agronegócio, do pasto à 
                    lavoura, sem distinção. 
                    Essa confiança, entretanto, foi conquistada e confirmada 
                    ao longo de todo o ano. No ano passado, quando começamos 
                    a elaboração da pesquisa, os efeitos iniciais 
                    da crise ainda eram muito recentes, o que gerou certa apreensão 
                    quanto aos resultados. Para nossa satisfação, 
                    nada aconteceu, o mercado mostrou maturidade e este ano, sedimentamos 
                    o Top List como mais uma referência importante do setor, 
                    garante Albim.  
                    A maciça adesão dos leitores é apontada 
                    pela diretora comercial da Revista Rural, Ana Carolina Albim, 
                    como outro fator positivo: Mais uma vez nosso leitor 
                    reagiu de forma interessada no trabalho desenvolvido. 
                    Dos 1.500 questionários enviados aos leitores selecionados 
                    para participarem da eleição deste ano, a revista 
                    recebeu de volta 1.180 preenchidos, uma adesão de quase 
                    79% que, embora seja um pouco inferior a registrada em 2008, 
                    ainda é extremamente expressiva.  
                    A amostragem procurou respeitar a distribuição 
                    da revista por todas as regiões do país, com 
                    maior peso para a região Sudeste, com 37%. Participação 
                    expressiva também teve a região Centro-Oeste, 
                    com 31%. O Sul respondeu com 19% e o Norte e Nordeste com 
                    13%. Quarenta e oito por cento dos entrevistados tinham a 
                    pecuária como atividade principal e 52% com seu trabalho 
                    mais voltado para a agricultura. Vale lembrar, porém, 
                    que todo pecuarista é, de certa forma, também 
                    um agricultor, e vice versa, explica a diretora comercial. 
                    Este ano no mapeamento da amostragem teve-se o cuidado de 
                    atribuir uma parcela das respostas a pequenos proprietários 
                    de terra e participantes de programas voltados para a agricultura 
                    familiar. É uma fatia do agronegócio brasileiro 
                    que vem ganhando cada vez mais expressão e importância, 
                    seja na produção de alimentos ou na aquisição 
                    de produtos e insumos para sua atividade comercial, 
                    justifica Ana Albim.  
                    Essa preocupação com o mercado representado 
                    pela agricultura familiar vem movimentando os profissionais 
                    de marketing e de vendas das principais empresas que atuam 
                    no agronegócio. Várias delas, inclusive, vem 
                    criando não apenas condições especiais 
                    de venda para atender este mercado, mas, principalmente, vem 
                    criando linhas de produtos exclusivas para este consumidor. 
                    A maioria das grandes montadoras de máquinas agrícolas 
                    já incluiu em sua linha, por exemplo, tratores de menor 
                    porte, voltados para pequenas áreas e uso misto, atendendo 
                    produtores de leite, fruticultores, e várias outras 
                    atividades comuns a pequenas propriedades. Os programas de 
                    incentivo à produção e a tecnificação 
                    da atividade rural, criados pelo governo federal (como o Mais 
                    Alimentos, entre outros) tem papel importante nessa mudança 
                    do mercado. 
                    E não se pense que o pequeno produtor tem um nível 
                    de exigência proporcional ao tamanho do seu negócio. 
                    Fazendo conta de cada centavo aplicado na lavoura ou no pasto, 
                    o empresário da agricultura familiar tem 
                    hoje elevado nível profissional, controle de todos 
                    os custos produtivos na ponta do lápis e quer eficiência 
                    e resultados imediatos em cada melhoria que vai fazendo em 
                    seu pedaço de terra. A própria concorrência 
                    das empresas nesse novo nicho faz com que todas elas busquem 
                    excelência e qualidade em seus produtos, não 
                    apenas como forma de sucesso, mas como condição 
                    de sobrevivência. 
                  Poucas 
                    novidades 
                   
                    Apenas uma categoria estreou em 2009. Foi a de Defensivos 
                    para pastagem, conquistada pela Dow, a exemplo do que já 
                    vinha acontecendo na outra pesquisa da Revista Rural, o Top 
                    of Mind. Embora no Top List só sejam considerados os 
                    vencedores da cada categoria, um fato a se destacar é 
                    que a segunda colocação obtida na categoria 
                    defensivos para pastagem foi atribuída a um produto 
                    da própria Dow, o Tordon, que ficou a apenas 2% de 
                    distância do primeiro lugar. Outras empresas também 
                    registraram dobradinha em suas categorias, casos da Tortuga 
                    (com Fosbovi em segundo) e Gerdau (com o arame Elefante). 
                    Entretanto, as distâncias entre as colocações 
                    foram bem maiores. 
                    Uma única empresa saiu do Top List com três vitórias, 
                    em três categorias diferentes. A façanha, já 
                    realizada também no ano passado, ficou por conta da 
                    Pfizer, que venceu em Vermífugos (com Dectomax), em 
                    Vacinas Reprodutivas (com CattlaMaster) e em Vacinas, com 
                    o próprio nome Pfizer. Várias obtiveram duas 
                    conquistas: a Coimma (com Troncos e Balanças), a Merial 
                    (com Carrapaticida e Anti Mosca-dos-Chifres, ambos vencidos 
                    pelo produto Topline), a Monsanto (com Agroceres em sementes 
                    e Roundup em Herbicidas), Honda (com motobombas e roçadeiras), 
                    Delaval (com ordenhadeiras e tanques de resfriamento) e a 
                    Bayer, que venceu em uma categoria ligada a agricultura (inseticidas) 
                    e outra ligada a pecuária (anti-mastítico). 
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