Edições Anteriores
AVICULTURA - CRIAÇÃO DE PRIMEIRO MUNDO
rev 136 - junho 2009

Aviários maiores e mais modernos crescem no País para atender o aumento na demanda por frangos dentro e fora do Brasil. Avicultura brasileira é um setor em expansão de carne., os números da produção de carne, do consumo interno e das exportações comprovam isso, devido ao aumento que tiveram nos últimos anos, Em 2007, a produção nacional de carne de frango foi de 10,3 milhões de toneladas, já em 2008 foram 11 milões. Dos 10,3 milhões, foram consumidos 6.959.493 toneladas somente no mercado interno. Em 2008, das 11 milhões, 7.320.547 toneladas enviadas para fora, e em 2008, esse número passou para 3.645.528 toneladas, representando um aumento de quase 11%. Para manter esse crescimento, novas granjas são contruídas no Brasil em busca de suprir a demanda.

Os novos aviários contam com tecnologia de ponta e podem abrigar até 30 mil aves de uma só vez. “Em aviários de 2.250 metros quadrados (m²), com 15 metros de largura por 150 de comprimento, trabalha-se com 30.000 aves e chega a se manter 14 animais por m²”, explica o técnico em agropecuária, Jair Cardoso Ribas.
Apesar de muitos produtores construírem aviários dessa proporção, é aconselhável que sejam de 14 metros de largura por 140 de comprimento, segundo o técnico. “Quanto menor o local, mais controle se consegue no ambiente. Analisando a quantidade e o controle, o ideal são galpões de 2.100 m²”, atesta.

Localização e posicionamento

Outra medida preventiva com o ambiente é a orientação da lateral dos aviários em relação à trajetória do sol. “É instruído que os produtores não deixem entrar sol pelas laterais dos aviários. Uma maneira é colocar os galpões de leste a oeste, mas isso pode mudar de região para região. É importante que a trajetória do sol passe pela cumieira (por todo o telhado) do aviário”, afirma Paulo Sérgio Rosa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves (SC).
A incidência solar nas laterais influencia no ambiente interno, em função da claridade e do calor. “Com o sol de um lado, os frangos acabam se agitando porque são muito estimulados pela luz, o que não é muito bom. Quanto mais calmo, melhor porque assim ele não gasta tanta energia e consome mais ração”, afirma Jair Ribas. Além disso, o sol influencia na temperatura interna do aviário, o que pode prejudicar principalmente na época de calor. Uma alternativa para o produtor que não tem condições de construir na posição adequada é arborizar as laterais.
Como o clima varia muito de região para região, e isso influencia muito no tipo de tecnologia a ser implantada na propriedade, é importante ter um acompanhamento técnico na hora do planejamento do novo aviário.
Com o crescimento da produção, muitas granjas possuem diversos galpões. “Hoje têm até 16 aviários em uma única propriedade, são cerca de 400 mil frangos”, explica Paulo Rosa. Mas é necessário que se respeite uma distância entre os aviários que, segundo Jair Ribas, deve ser semelhante à largura do galpão. “Se a largura é de 14 metros, então mantenha, no mínimo, a mesma distância do aviário que está ao lado”, explica o técnico.

Pressão negativa

Como a temperatura é fundamental para a saúde e crescimento das aves, em cada região do País se estabelece um padrão em relação à estrutura, o mais usado atualmente no estado de São Paulo é os de “Pressão Negativa”. Eles permitem ter mais controle do ambiente interno, já que a intenção é isolar a parte interna da externa. Para realizar a troca de ar, os produtores podem ter ventiladores de um lado do aviário e exaustores do outro, ou podem ter uma abertura natural de ar de um lado com os exaustores puxando todo o ar do outro. “Aqui na região de Holambra (SP), os produtores deixam uma entrada de ar de um lado e os exaustores trabalhando do outro, o que gera uma troca total de ar entre um minuto e um minuto e vinte segundos mais ou menos”, explica o técnico agropecuário, Jair Ribas.
Para manter um ambiente isolado, deve-se fechar a lateral do galpão com lonas. Dependendo da cor da lona utilizada, muda o nome do sistema. No caso de lonas negras, o nome utilizado é o Dark house. No caso da cor azul é o Blue house. A escolha da cor é importante porque interfere na quantidade de luz que entra no aviário e que interfere na agitação dos frangos, o que tem relação direta com a engorda do animal.

Tecnologia

Todo o sistema de temperatura é controlado automaticamente por computadores que estão conectados automaticamente aos aquecedores (alimentados a gás e a lenha). Ao detectar a baixa temperatura, os computadores acionam o funcionamento. A mesma coisa acontece quando há a necessidade de diminuir a temperatura. O computador é conectado aos exaustores, à entrada de ar e também ao nebulizador (que libera spray de água para umedecer e esfriar o ambiente). Assim que é identificada a temperatura acima da ideal, o sistema pode determinar o fechamento das cortinas de entrada de ar ou acionar os exaustores e o nebulizador.
Outra área comandada diretamente por computadores é a alimentação. Tanto os pratos de ração como os bicos de água são regulados por computador e assim que percebe a diminuição no volume, o sistema já recompõe a quantidade de ração. Nas granjas atuais, a média de aves por prato é de 38. Já para o consumo de água, são cerca de oito frangos por bico.
Como todo procedimento é realizado através de computadores, é necessário que o produtor esteja preparado para uma possível queda de energia. “As granjas do Centro-Oeste, em que o ambiente interno é climatizado, necessitam de um gerador, caso contrário acabam morrendo muitos frangos. Em aviários abertos, basta abrir as cortinas laterais para manter o ambiente ventilando”, explica Paulo Sérgio Rosa, da Embrapa.
A umidade em níveis constantes também tem papel fundamental no interior dos galpões. Uma das medidas que possibilita o produtor a ter maior controle desse nível é a elevação da altura do piso interior do galpão. “O piso na parte interna deve ter altura maior que o da parte externa para que, quando chova, não fique úmido lá dentro, evitando a proliferação de fungos”, afirma Rosa.
É preciso também que o produtor siga algumas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na hora de construir a granja. Uma delas é cercar todo o núcleo que compõe os aviários para impossibilitar a entrada de animais na área. É necessário também construir um sistema de desinfecção de veículos para diminuir o risco da entrada de qualquer doença. Uma terceira regra é ter uma composteira, para que possam ser colocados os frangos que venham a óbito. Outra exigência é a utilização de telas de ¾ de polegadas nas laterais dos aviários para impedir a entrada de pássaros no galpão.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES