|  
                    Numa 
                    eleição como essa, não há qualquer 
                    caráter subjetivo na escolha. O produtor aponta o produto 
                    de sua preferência e pronto. Desse modo, o Top List 
                    é um termômetro seguro da aceitação 
                    de um determinado produto no mercado, afirma o diretor 
                    de redação da Revista Rural, Flávio Albim. 
                    Ele lembra que pesquisas como o Top of Mind, feita no meio 
                    do ano, indica um resultado momentâneo, mutante, e que 
                    pode variar em pouco tempo, dependendo de ações 
                    de marketing eficientes. No caso do Top List, a conquista 
                    é muito mais duradoura. O consumidor avalia e atesta 
                    o produto. Sob esse aspecto, poderíamos dizer até 
                    que é uma premiação mais significativa 
                    que o Top of Mind, pondera Albim. 
                    Compartilhando deste ponto de vista, o gerente de vendas Produtos 
                    de Força da Honda, Delfim Gonçalves, recebeu 
                    com entusiasmo as duas premiações obtidas pela 
                    sua empresa, nas categorias roçadeira e motobomba. 
                    Ao longo de 2008 nos dedicamos a um árduo trabalho 
                    para mostrar a alta qualidade e o baixo custo de manutenção 
                    de nossos equipamentos. O recado foi dado e os produtores 
                    reconheceram isso, nos conferindo essas duas premiações, 
                    comemora Gonçalves, lembrando que toda a equipe da 
                    Honda tem consciência da importância destes resultados 
                    e do compromisso firmado entre a empresa e o produtor rural. 
                    A Honda não foi a única a levar duas premiações 
                    no último Top List. Coube a outras empresas a mesma 
                    honraria. São elas: Coimma (vencedora em Troncos e 
                    Balanças), Merial (carrapaticida e anti-mosca dos chifres, 
                    com o produto TopLine) e DeLaval (ordenhadeiras e tanque de 
                    resfriamento). Embora, tecnicamente, não tenham vencido 
                    em duas categorias, a Monsanto (com Agroceres em sementes 
                    e Roundup em herbicidas) e Intervet Schering (com Ciosin em 
                    estimulador de cio e Coopers em vacinas para aftosa) também 
                    se destacaram.   
                  Prêmio 
                    é novidade 
                   
                    Se em relação aos anos anteriores o Top List 
                    de 2008 não trouxe muitas alterações 
                    em número de categorias, amostragem etc, a edição 
                    do ano passado, porém, foi a primeira a conferir aos 
                    parceiros da revista uma placa para oficializar a performance 
                    das principais marcas e produtos.Este, talvez, tenha 
                    sido um dos motivos para que a pesquisa do final do ano não 
                    tivesse historicamente a mesma repercussão do Top of 
                    Mind (mais antigo, que está em sua 11ª edição 
                    e que sempre conferiu aos vencedores troféu, entregue 
                    em cerimônia especial, agitando o mercado no meio do 
                    ano). Essa foi uma primeira experiência, bastante positiva. 
                    Quem sabe agora em 2009 poderemos fechar o ano com uma grande 
                    festa, nos moldes do Top of Mind? Isso faz parte dos nossos 
                    planos, confessa o diretor. 
                    Também bastante satisfeito com a conquista, o gerente 
                    de produtos da Syngenta, Marconi Dias, lembra do foco principal 
                    de todo esse trabalho: Quem conta mesmo são os 
                    produtores rurais, nossos grandes parceiros. É para 
                    eles que buscamos trazer sempre novas tecnologias e produtos 
                    cada vez mais eficientes. A Syngenta levou no Top List 
                    o prêmio conferido a categoria tratamento de sementes, 
                    com o Cruiser, um produto de grande sucesso no mercado. Esse 
                    reconhecimento nos enche de orgulho mas é também 
                    um grande desafio, pois temos que nos atualizar constantemente 
                    na buscar de melhores performances, reconhece Dias. 
                  Apontando 
                    tendências 
                   
                    A categoria estreante vacinas para aftosa trouxe 
                    um resultado interessante. Depois de já ter indicado 
                    esta tendência no Top of Mind deste ano, a categoria 
                    trouxe também a Coopers como vencedora, marca que havia 
                    sido retirada do mercado há poucos anos e que acaba 
                    de ter sua volta anunciada pela Intervet-Schering, pela força 
                    e confiança conquistada junto aos pecuaristas. A partir 
                    de agora, a empresa volta a utilizar a marca no mercado e 
                    a trabalhar de forma bastante agressiva na divulgação 
                    da Oleovac, a vacina da Coopers para a febre aftosa. 
                    Outras duas categorias estreantes trouxeram resultados similares 
                    aos obtidos no Top of Mind deste ano. Em colhedora de cana, 
                    a Case reinou absoluta, com números, inclusive, superiores 
                    aos da pesquisa do meio do ano, atingindo 21%. Já em 
                    vacinas reprodutivas, a Cattle Master foi a grande vencedora, 
                    com 13%. 
                  Amostragem 
                   
                    Foram realizadas abordagens em todas as regiões do 
                    país, sendo 39% no Sudeste (incluindo São Paulo, 
                    Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo), 28% 
                    no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás 
                    e Tocantins), 14% no Nordeste (Bahia, Ceará, Pernambuco, 
                    Piauí e Rio Grande do Norte), 15% no Sul (Paraná, 
                    Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e 4% no Norte (Pará, 
                    Amazonas, Rondônia e Acre) do país, respeitando 
                    os mesmos percentuais de circulação da revista 
                    impressa. 
                  
                  Marcas 
                    que são mais que uma marca 
                  O 
                    resultado da conta qualidade + boa comunicação 
                    sempre dá o mesmo resultado: sucesso e liderança 
                    de mercado. Baseado nessa premissa, marcas como a Purina, 
                    Tortuga, Gerdau e Lagoa da Serra,entre outras, se configuraram 
                    como verdadeiras instituições dentro do mercado 
                    nacional e obtiveram o primeiro lugar não só 
                    em todas as versões do Top List, de 2001 a 2008, como 
                    também em todas as 11 edições do Top 
                    of Mind. 
                  Barba, 
                    cabelo e bigode! 
                   
                    Uma das líder em vendas de produtos veterinários 
                    no mercado nacional, segundo levantamento do SINDAM, a Pfizer 
                    foi a única a ganhar o Top List em três categorias: 
                    (vermífugo - com o produto Dectomax -, vacinas reprodutivas 
                     com Cattle Master -, e vacinas  com a própria 
                    marca). 
                      
                 |