Edições Anteriores
SOJA - PRODUZIR BOA SEMENTE É FUNDAMENTAL
rev 98 - abril 2006

O Brasil produziu 51 milhões de toneladas de soja na safra 2004/05 em cerca de 23 milhões de hectares. Isso representou um consumo de aproximadamente 1,4 milhão de toneladas de sementes, ou o equivalente a 35 milhões de sacos de 40 kg. No entanto, segundo a Associação Brasileira de Sementes e Mudas, a Abrasem, houve queda de 24% na utilização de sementes certificadas, comparando dados das últimas safras.

“Somente a semente certificada – ao contrário das piratas introduzidas ilegalmente no País – pode dar garantias ao produtor de soja de uma implantação da lavoura com segurança. A semente representa o alicerce, onde se implanta toda a lavoura”, explica o pesquisador Francisco Krzyzanowski, da Embrapa Soja.

Por isso, de acordo com o pesquisador, um sistema confiável de controle de qualidade permite monitorar a qualidade da semente em todas as fases de produção: da pré-colheita ao transporte do produto. “O Dia de Campo na TV pretende mostrar como a qualidade da semente é conquistada em cada etapa do processo produtivo da semente, por intermédio da utilização de tecnologias”, observa o pesquisador.

No Brasil, dois sistemas de produção de sementes operam integrados nos diversos estados, o de certificação e o de fiscalização, que ofertam sementes certificadas e fiscalizadas, respectivamente. Nessas duas classes de sementes, a qualidade é garantida através de padrões mínimos de germinação, pureza física e varietal e sanidade, exigidos por normas de produção e comercialização estabelecidas e controladas pelo governo.

Na compra de sementes, indica-se que o agricultor conheça a qualidade do produto que está adquirindo. Para isso, existem laboratórios oficiais e particulares de análise de sementes que podem prestar esse tipo de serviço, informando a germinação, as purezas físicas e varietal e a qualidade sanitária da semente. Essa última informação é extremamente importante para a decisão do tratamento da semente com fungicida.

Outra maneira de conhecer a qualidade do produto que está adquirindo é consultando o Atestado de Garantia de Semente, fornecido pelo vendedor. Esse atestado transcreve as informações dos laudos oficiais de análise de semente que têm validade até cinco meses após a data de análise. Ao consultar o Atestado de Garantia de Semente. O agricultor deve prestar atenção às colunas de germinação (%), pureza física (%), pureza varietal! (outras cultivares e outras espécies, sementes silvestres, sementes nocivas toleradas), mancha-café (%) e validade de germinação. Esses valores devem estar de acordo com os padrões mínimos de qualidade de semente estabelecidos para cada estado.

Além do Atestado de Garantia de Semente, diversos produtores dispõem de resultados de análise complementar, e os resultados podem também ser solicitados para facilitar a escolha dos lotes de sementes a serem adquiridos, como por exemplo, o teste de emergência em campo, em condições ideais de umidade e de temperatura de solo. Tais resultados são de grande valia, visando à aquisição de sementes que comprovadamente apresentam boa qualidade.

Após a aquisição, as sementes são armazenadas na propriedade, até a época de semeadura. As sementes, como ser biológico, devem receber todos os cuidados necessários para se manterem vivas e apresentarem boa germinação e emergência no campo.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES