Edições Anteriores
COOPERATIVA DE LEITE - SÃO FRANCISCO DAS ESPERANÇAS
rev 97 - março 2006

Pode se falar que tão importante como estimular, reestruturar e promover o desenvolvimento rural do distrito, o Programa Progredir também esta realizando milagres. Quando se iniciaram os trabalhos, um dos beneficiários do Programa também foi a única cooperativa de leite do distrito. Hoje, com 40 integrados, a Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de São Francisco Xavier, ganhou força e está sobrevivendo através do Programa. De acordo com José Mauro da Silva, 43 anos, presidente da cooperativa, a ajuda foi muito importante, principalmente depois das novas normas que apareceram no setor e que desfavoreceram o pequeno produtor. “Com a cooperativa se organizando e o programa apoiando, eles tiveram a oportunidade de reestruturarem. Unidos, deram o passo importante: a compra de um tanque de resfriamento (providencia dos técnicos do Programa

Progredir) onde hoje é armazenado o leite, que depois é levado para uma grande cooperativa de São José dos Campos”, conta a coordenadora Marilene Mesquita.

Além de agregar valor, o produto não corre mais o risco de estragar. Com a média de 40 litros, eles hoje que contam com a estrutura de dois caminhões e podem produzir até 100 litros de leite resfriado. “O custo total do tanque foi dividido entre os produtores. Aqui, é um por todos e todos por um. Se tivermos lucros todos têm, se há prejuízo, todos pagam juntos”, comenta o presidente da cooperativa Mauro da Silva.

Além de aumentar a produtividade, eles agora estão melhorando a produção. Com o Programa, os pequenos produtores de leite já aprenderam a fazer silagem e a campineira para manter o gado alimentado nos meses de seca. Na avaliação de Silvio Cesar Schmidt, agrônomo que integra a equipe do Programa, é necessário repassar aos produtores da região informações básicas sobre a sua própria atividade econômica até chegar o momento de abordar assuntos mais complexos como, por exemplo, técnicas avançadas de produção e genética. “Estamos fazendo um trabalho inicial, levantando as principais carências de informação dos produtores rurais da região. Comecei falando sobre higiene e sanidade, assuntos fundamentais nas propriedades que visitei”, diz Sílvio.

Grandes Parcerias

A Fundação Monsanto - fundo mundial de apoio a iniciativas sociais e ambientais nos países em que a empresa atua - aprovou para três anos, o patrocínio de US$ 161 mil dólares para o “Programa Progredir”, que visa reestruturar e promover o desenvolvimento rural de São Francisco Xavier. “O Programa nos empolgou porque reúne duas características que a Fundação Monsanto considera muito importantes e procura sempre incentivar: levar informação para o pequeno agricultor, normalmente carente de assistência agronômica e gerencial, e o incremento de boas práticas ambientais. Além disso, é uma excelente oportunidade para estreitar o relacionamento com a comunidade agrícola de São Francisco Xavier, vizinha da primeira fábrica inaugurada pela Monsanto no País, em São José dos Campos, que completará 30 anos em 2006”, ressalta Cristina Rappa, representante da Fundação Monsanto no Brasil. Ela ainda lembra que há uma perspectiva de crescimento. “Com certeza, a meta é alcançar 100 produtores cadastrados ainda neste ano”, diz Cristina.

Para o coordenador-executivo do Pró-Terra (Ong - que coordena o trabalho da equipe que fica em São Francisco Xavier), Benito Iglesias, a principal missão é de trabalhar em prol do desenvolvimento do agronegócio brasileiro, respeitando seus aspectos ambientais, sociais e éticos. “Acreditamos que todas as técnicas agrícolas (convencional, orgânica, hidropônica, biotecnologia e silvicultura) são necessárias e complementares, desde que se respeite o meio ambiente e que sejam baseadas em estudos técnico-científicos. Acreditamos também assegurar no futuro que os produtores e a população local façam uso adequado da terra e apliquem as orientações fornecidas pelos técnicos do Projeto, de forma a reduzir a degradação ambiental, assegurando a sustentabilidade e a continuidade do desenvolvimento para as próximas gerações, melhorando a qualidade de vida do distrito”, acrescenta.

Já para Nelson José da Costa, voluntário do projeto e morador de São Francisco Xavier, a grande perspectiva futura do “Programa Progredir” é estimular a produção agrícola sustentável no município através e, principalmente, dos jovens e da orientação técnica para um uso sustentável da terra. “Será possível com isto, melhorar a qualidade de vida no distrito, evitar o êxodo rural e fixar o homem no campo, assegurando a ele sustentabilidade e desenvolvimento de suas terras”, diz.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES