Edições Anteriores
CANA - OS INIMIGOS DA PRODUTIVIDADE
rev 96 - fevereiro 2006

Por: Fátima Costa

Segundo a pesquisadora científica do Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC/Apta/SAA), Ribeirão Preto, SP, Leila Luci Dinardo-Miranda, hoje a cana-de-açúcar é atacada por cerca de 80 pragas.

“Dependendo da espécie da praga no local, bem como do nível populacional desta espécie, as pragas de solo, por exemplo, podem provocar importantes prejuízos à cana-de-açúcar, com reduções significativas nas produtividades agrícolas e industriais desta cultura”, diz. De acordo com a pesquisadora do Instituto Agronômico, dos organismos que atacam, os que merecem destaques pelos danos que causa são: os nematóides

(Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e Pratylenchus zeae.), cigarras, cupins, besouros Migdolus.

Nematóides:
Nas mais diferentes culturas do mundo, os nematóides parasitos de plantas têm sido responsáveis por uma parcela significativa de perdas provocadas pela destruição do sistema radicular. O ataque dos nematóides à cana-de-açúcar restringe-se às raízes, de onde extraem nutrientes para o crescimento e desenvolvimento. Segundo os estudos da Dra. Leila Luci Dinardo, além do dano causado pela utilização de nutrientes da planta, estes parasitos injetam toxinas no sistema radicular, resultando em deformações nas raízes, como as galhas provocadas por Meloidogyne, e extensas áreas necrosadas, quando os nematóides presentes são Pratylenchus. A grandeza dos danos causados por nematóides é claramente quantificada em ensaios nos quais se faz a aplicação de nematicidas químicos. Assim, em um estudo com diversas variedades em campos altamente infestados por M. javanica, o uso de nematicidas resultou em acréscimos de produtividade da ordem de 15% em variedades suscetíveis.

Entre os métodos viáveis de controle a serem utilizados em cana-de-açúcar, pode ser citado o controle químico, que consiste na aplicação, no solo e no momento do plantio, de substâncias conhecidas como nematicidas. Em geral, esses produtos podem eliminar até 90% da população de nematóides de uma área e, quando empregados corretamente, têm proporcionado resultados altamente compensatórios.

Cigarrinha-das-Raízes
De acordo com os estudos da pesquisadora Leila Dinardo, desde que as áreas de colheita de cana sem queima prévia (cana crua) foram expandidas no Estado de São Paulo, uma praga até então de pouca importância econômica vem causando sérios danos para a cultura: é a cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata). Esta espécie se encontra disseminada em praticamente todas as regiões canavieiras do Brasil e, além de cana-de-açúcar, se hospeda freqüentemente em diversos capins e gramas. Os danos à cana-de-açúcar são causados principalmente pelas formas jovens da cigarrinha-das-raízes, que extraem grande quantidade de água e nutrientes das raízes. Os adultos também causam danos às plantas, pois, ao sugarem a seiva das folhas, injetam saliva nos estomas (local onde são armazenadas a água e as substâncias que se transformarão em nutrientes para a planta, durante a fotossíntese). Do ponto de vista econômico e ambiental, o método mais adequado para reduzir os danos causados pela cigarrinha, assim como por qualquer outra praga ou patógeno, é o uso de variedades resistentes.

O nome vulgar, cigarrinha-das-raízes, está, portanto, relacionado ao local de alimentação e desenvolvimento das ninfas (filhotes) as raízes. Os fatores climáticos têm grande influência na dinâmica populacional destes insetos. Ambientes quentes e úmidos, como o proporcionado pela palhada resultante da colheita de cana crua, favorecem significativamente o desenvolvimento da cigarrinha. Períodos de seca, ao contrário, reduzem drasticamente as populações.

Os Cupins
Os cupins são insetos sociais, de hábitos subterrâneos. Muitas espécies de cupins são encontradas em canaviais e podem ser divididas em dois grupos pelos hábitos de construir suas colônias. Neste grupo estão as espécies de Heterotermes, Procornitermes, Nasutitermes, Neocapritermes, Syntermes e outros. O outro grupo contempla os cupins de montículos, cuja espécie mais comum em canaviais é a Cornitermes cumulans. Estes insetos constroem ninhos acima do solo e são considerados de menores importâncias porque se alimentam basicamente de material vegetal morto e raramente são encontrados atacando tecidos vivos. Os principais prejuízos ocasionados pela infestação de cupins são causados aos toletes destinados aos novos plantios. Penetrando pelas extremidades, os cupins destroem o tecido parenquimatoso e as gemas, causando falhas na lavoura. Nas brotações, o ataque ocorre no sistema radicular, provocando debilidade da nova planta. Em decorrência do ataque de cupins, há severas reduções de produtividade. Para áreas com problemas de pragas de solo, medidas de controle devem ser adotadas por ocasião do plantio, uma vez que tratamentos em soqueiras se mostram pouco eficientes. O indicado é fazer a destruição mecânica da soqueira, na época seca do ano, justamente porque nessa época as populações de pragas são mais elevadas, e utilizar inseticidas no plantio. Existem cerca de 2500 espécies e vivem em colônias altamente organizadas, onde o princípio básico é a sobrevivência da colônia e não do indivíduo.

Besouros
Segundo os estudos do IAC de Ribeirão Preto, nos últimos anos têm sido freqüentes, em várias regiões do Estado de São Paulo, os relatos de canaviais severamente danificados e até mesmo dizimados pelo besouro Sphenophorus Levis (Coleoptera; Curculionidae), conhecido como gorgulho da cana-de- açúcar.

Os danos são causados pelas larvas, que broqueiam os rizomas. Em conseqüência das galerias abertas na base dos colmos, ocorre amarelecimento de folhas, seguido pelo secamento e morte de perfilhos, que podem ser facilmente destacados da touceira. Sob infestações severas, as touceiras morrem e são observadas muitas falhas na rebrota, favorecendo altas populações de plantas daninhas. Estes sintomas são mais facilmente visualizados na época seca do ano (junho a agosto), quando são encontradas as maiores populações de larvas.

Embora seja uma praga importante, poucos estudos foram divulgados recentemente contemplando medidas de controle. O IAC desenvolve uma série de experimentos nesse sentido, mas os dados ainda são preliminares.

Broca-da-Cana
No Estado de São Paulo, a mais importante praga é a Broca da cana Diatraea saccharalis, cujo adulto é uma mariposa de hábitos noturnos, que realiza a postura na parte dorsal das folhas. Nascidas, as lagartinhas descem pela folha e penetram no colmo, perfurando-o na região nodal. Dentro do colmo cavam galerias, onde permanecem até o estádio adulto. De acordo com a pesquisadora, os prejuízos decorrentes do ataque são a perda de peso devido ao mau desenvolvimento das plantas atacadas, morte de algumas plantas, quebra do colmo na região da galeria por agentes mecânicos e redução da quantidade de caldo. Além desses, o principal prejuízo é causado pela ação de agentes patológicos, como o Fusarium moniliforme e Colletotrichum falcatum, que penetram pelo orifício ou são arrastados juntamente com a lagartinha, ocasionando, respectivamente, a podridão-de-fusarium e a podridão-vermelha, responsáveis pela inversão e perda de sacarose no colmo.

Os inimigos naturais que melhor se aclimataram na região e desempenham maior eficiência no controle da broca são o microhimenóptero Apanteles flavipes e os dípteros Metagonystilum minense e Paratheresia claripalpis.

Algumas medidas culturais auxiliares podem ser adotadas, com o uso de variedades resistentes, corte da cana o mais rente possível do solo; evitar o plantio de plantas hospedeiras (arroz, milho, sorgo e outras gramíneas) nas proximidades do canavial e queimadas desnecessárias, principalmente o "paliço".


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES