ÁRABE - A FESTA MAIOR DO CAVALO ÁRABE
rev 106 - dezembro 2006

Debowiec e Cecília K foram as principais estrelas da XXV Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada entre 15 e 19 de novembro no Parque de Exposições de Ribeirão Preto (SP). Considerado o maior evento desta raça no Hemisfério Sul e uma das mais importantes mostras do cavalo Árabe em todo o mundo, a Nacional contou com 104 expositores, 10 deles de outros países, com liderança dos norte-americanos com 4 representantes, seguido do Uruguai (3), e com um expositor cada o Chile, Argentina e Inglaterra. Os brasileiros foram representados por 10 Estados, além do Distrito Federal.

Importado dos Estados Unidos da Michalow State Stud Farm, Debowiec foi exposto por Lenita Perroy, do Haras Meia Lua, de Sorocaba (SP) e sua linda apresentação foi feita pela Longuini Horse Training.

A Campeã Nacional Égua Cecília K é um produto genuinamente brasileiro. Nasceu nos campos do Haras Aratinga, de Araras (SP), e foi exposta pelo Haras El Madan, de Iperó (SP) que entregou a Guzzo Arabian Training a responsabilidade de sua apresentação.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Árabe, promotora do evento, convidou quatro juízes estrangeiros e um brasileiro para atuar na mostra que comemorou seu “Jubileu de Prata” este ano. Dos Estados Unidos atuaram Robert Boggs e Greg Gallun; a Argentina foi representada por Jorge G. Concaro; o Brasil marcou presença no júri com Luiz Álvaro M. Rocco, e estreando nas pistas nacionais Christine Jamar-Demeersseman, da Bélgica. Todos foram unânimes em ressaltar a qualidade genética e funcional do cavalo Árabe brasileiro, resumido na declaração da belga Christine: “Os cavalos brasileiros têm mais tipo que os americanos. Os exemplares que vi aqui possuem pescoços longos e bonitas cabeças que aliados a outras características, como tipo, conformação e movimento agradam os criadores europeus e do Oriente Médio”, observou

A versatilidade do cavalo Árabe foi demonstrada nas provas de Performance e provas de Enduro, Baliza e Tambor. Na Performance as competições são divididas nos estilos Western Pleasure e English Pleasure – que se diferem no que se refere ao adestramento, atitude e andaduras dos animais – e Pleasure Driving.

No English Pleasure o destaque ficou para os produtos selecionados por Jamil Saliba, do Haras da Chapada, de Boa Esperança (MG), onde três deles conquistaram seis vitórias. Apresentados pelo Millennium Training Center, os campeões saídos dos campos da família Saliba e expostos por ela foram: Pelleus Rach no Potro do Futuro com o cavaleiro Shan Wilson e Tudor Rach nas categorias “Estreantes” - com Shan Wilson - e “Novos” - montado por Flávio Ricardo Gomes. Criada pelos Saliba e exposta por Flávio Regis Wanderley, do Haras Jeribah, de Nova Alvorada do Sul (MS), Historia Rach venceu nas categorias Égua - com Shan Wilson -, Sênior - montada por Flávio Ricardo Gomes -, e “Masculino” com Rodrigo Foz Forte.

O Pleasure Driving é a prova onde o cavalo Árabe revela toda sua habilidade como animal de tração. A competição foi dividida em 10 diferentes categorias e o principal nome da modalidade foi Hayza JM que venceu em quatro categorias apresentada pelos profissionais da Zetão Rodrigues Horse Trainer. Hayza JM venceu nas categorias Éguas - com Zetão Rodrigue; Feminino - com Aline Iaci X. Silva; Masculino e Expositor - com o cavaleiro Maurício Wanderley. Ela é de criação de José Alves Filho, do Haras JM, de Monte Mor (SP), e foi exposta por Flávio Regis Wanderley, Haras Jeribah, de Nova Alvorado do Sul (MS).

A prova de Traje Típico revelou campeão Farid El Ryad VCM com Almir Faleiros dos Santos. Criado e exposto por Carla Pagliuso Massari, Haras Vale do Luar, de Tatuí (SP) Farid foi apresentado por Ventura Horse Training.

Hassala As Sahara foi o destaque da prova de Western Pleasure ao vender cinco das 13 categorias. Criação do Haras Sahara, de Belo Horizonte (MG), exposta pela Fazenda e Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim (MG) e apresentada pela ZR Training Center, Hassala As Sahara foi campeã das categorias “Sênior” - montada por José Alcides Rodrigues; “Expositor” e “Masculino” - com Luciano Cury; “Passo e Trote” - com a amazona norte-americana Olívia Boggs; e na “Lead Line” - com João Pedro Silva.

Na prova de Trail Horse a Vitória foi de Harnel HCF com o cavaleiro Fernando César Pinha.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES