CITRUS - NOVO IMPULSO PARA A LARANJA NO PARANÁ
rev 105 - novembro 2006

Para atender a demanda de suco concentrado e congelado para exportação, cooperativa está recrutando novos produtores próximos a Paranavaí. Para isso, estão sendo disponibilizadas 510 mil mudas para o plantio de 1,3 mil hectares em toda a região.

Visando a suprir a demanda de sua fábrica de suco concentrado e congelado de laranja, situada em Paranavaí, a Cocamar está desenvolvendo uma campanha de fomento ao plantio de pomares que deve estender-se até junho do ano que vem. O objetivo é o cultivo de 510 mil novas mudas, suficientes para 1,3 mil hectares, em toda a região de abrangência da cooperativa. Na safra em andamento, a unidade processará 3,1 milhões de caixas e serão produzidas 12 mil toneladas de suco.

O fomento envolve a troca de mudas por caixas de laranja para os citricultores que assinarem contrato de entrega da produção por 10 safras. Serão seis anos de prazo para pagamento, com três anos de carência, tempo necessário para que o pomar entre em produção e o produtor possa efetuar o pagamento com a colheita, segundo explica o engenheiro agrônomo Aparecido Carlos Fadoni, gerente de Matérias-Primas e Frutas da Cocamar. Na implantação do pomar, o valor gasto com a muda responde pela maior parcela do investimento, cerca de 40% a 50% do custo total.

Diante do momento favorável pelo qual passa a citricultura, a procura por parte de produtores interessados em ampliar seus pomares ou iniciar a atividade tem sido bem maior do que a expectativa e do que a oferta de mudas feita através da campanha de fomento. Em função disso, alerta Fadoni, os interessados devem procurar o gerente da sua unidade da Cocamar para maiores informações e para fazer a reserva de mudas com antecedência.

Pomares em formação

Dos 7,376 mil hectares de citros plantados nos últimos anos na região Noroeste do Paraná por citricultores ligados à Cocamar (o correspondente a 2,658 milhões de árvores) mais da metade ainda não está em produção. Quando todos estes pomares e mais a nova área fomentada estiverem em plena produção, a partir de 2011, a cooperativa estima receber 7,7 milhões de caixas de laranja para esmagamento e para o mercado in natura. A fábrica, que começou a operar em 1994, tem capacidade instalada para 5 milhões de caixas.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES