TRIGO - NOVAS CULTIVARES ENTRAM EM FASE DE MULTIPLICAÇÃO
rev 104 - outubro 2006

As cultivares de trigo irrigado BRS 254 e BRS 264, lançadas no Plano de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PADF), já estão sendo cultivadas por produtores do Cerrado para multiplicação. Os triticultores interessados nas variedades desenvolvidas pela Embrapa Cerrados, em parceria com a Embrapa Trigo, devem entrar em contato com a Cooperativa do PADF (COOPA-DF) ou com a Cooperativa Agropecuária do Alta Paranaíba (COOPADAP), em São Gotardo (MG), para reservar sementes.

“Bons produtores já estão produzindo para multiplicar”, destaca Júlio Albrecht, pesquisador da Embrapa Cerrados. O Dia de Campo de lançamento das cultivares BRS 254 e BRS 264, realizado na Fazenda Módulo E Lote 10 do PADF, reuniu 212 participantes, entre produtores, extensionistas e pesquisadores.

Durante toda a manhã, os presentes ao evento assistiram às palestras “Novas cultivares de trigo irrigado para o Cerrado”, “Doenças em trigo”, “Solução Syngenta para a cultura do trigo” e “Fertilidade de solos” ministradas por pesquisadores da Embrapa e técnicos da Syngenta em quatro estações técnicas.

Para Marco Antonio Batista, presidente do Sindicato dos Moinhos de Trigo da Região Centro-Oeste (Sinditrigo), a chegada das novas cultivares irá elevar a qualidade dos derivados do trigo e ajudar a indústria nacional a enfrentar a concorrência dos produtos importados. Batista salientou que as cultivares beneficiam desde o produtor até a dona-de-casa que quer consumir produtos de mais qualidade. “É uma novidade muito boa para os panificadores que já estão aguardando a farinha de trigo, produto final”, destaca.

A BRS 254, proveniente do cruzamento da Embrapa 22 com a cultivar Anahuac, possui alta força de glúten e alta estabilidade, características que os moinhos exigem para a panificação, e um potencial de produtividade de 6 toneladas por hectare. A BRS 264, originada do cruzamento das cultivares Buckbuck, Chiroca e Tui, é um material com potencial de produtividade de 7 toneladas por hectare, boa qualidade industrial e precoce. O ciclo da emergência à maturação da BRS 264 chega a ser quinze dias menor comparado com as variedades que estão sendo cultivadas pelos triticultores da região do Brasil Central.

    Outras características da BRS 254, variedade da classe trigo melhorador, são a ampla adaptação e elevado potencial de rendimento em regiões com altitude superior a 900 m, como também em regiões de clima quente. A cultivar está indicada para cultivo em toda região tritícola do Brasil Central (Sudoeste da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Sudeste do Mato Grosso). Segundo Márcio Silva, pesquisador da Embrapa Trigo, a BRS 254 irá substituir aos poucos as cultivares Embrapa 22 e Embrapa 42.

O trigo melhorador tem amplo uso industrial, podendo ser utilizado para fabricação de massas alimentícias, bolachas tipo água e sal (crackers), pão industrial (pão de forma) e mescla com trigos brandos para fins de panificação. Já a BRS 264, trigo da classe pão, é recomendada para cultivo nos Estados das Minas Gerais, Goiás, Bahia e Mato Grosso, além do Distrito Federal. O trigo pão é utilizado para panificação, folheados, massas alimentícias e usos domésticos.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES