TOMATE - EM BUSCA DE UMA LAVOURA LIMPA
rev 103 - setembro 2006

Novas técnicas desenvolvidas pela Embrapa visam chegar a um tomate livre do uso pesado de defensivos, cultivado dentro dos conceitos do plantio direto.

A Embrapa Solos está desenvolvendo uma tecnologia inédita no que diz respeito ao cultivo de tomate sem agrotóxico. Trata-se do tomate ecologicamente cultivado e que envolve o trabalho de conservação de solo e água com a introdução do plantio direto do tomate na palhada. Associadas ao plantio direto, foram introduzidas técnicas de fertirrigação, manejo integrado de pragas (MIP) e ensacolamento da penca de tomate.

As ações de MIP e de ensacolamento da penca do tomate visam produzir um tomate isento de agrotóxico,com redução no uso do produto e devido ao MIP e a proteção física do saco, evitando o ataque de brocas e o depósito da calda na casca do tomate.

A fertirrigação proporcionará maior eficiência no uso da água e de adubos mais solúveis, reduzindo, assim, os fortes níveis de adubação registrados nas lavouras de tomate.

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPD) promove a redução do processo erosivo decorrente do preparo inadequado do solo.

O objetivo é produzir um tomate limpo, resistente e de excelente aparência, com selo de qualidade e rastreabilidade, o que proporcionará ao produtor receber melhor preço pelo seu produto.

Análises de agrotóxico no fruto foram feitas e os resultados promissores. Vale lembrar que, ao lado das culturas da batata, mamão e morango, a do tomate é uma das que apresenta maior resíduo de agrotóxico. Atualmente estão plantados aproximadamente 12.000 pés de tomate com três produtores.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES