NELORE - UM REBANHO A SERVIÇO DA CIÊNCIA
rev 103 - setembro 2006

A marca BRGN, Brasil Genética Nelore, desenvolvida pelo Núcleo experimental de seleção de bovinos da raça nelore da Embrapa em Planaltina, DF, tem uma história de vida ainda curta, mas já começa a ganhar reconhecimento. O rebanho está em fase de crescimento até atingir o limite de estabilização, estipulado pelos pesquisadores em 300 matrizes.

O projeto, iniciado em 2000, começou com a seleção de matrizes nelore de valor genético superior entre pecuaristas do Cerrado. As matrizes escolhidas foram inseminadas com sêmen bem avaliado do Programa de seleção de touros jovens a pasto do Departamento de melhoramento genético animal da Universidade de São Paulo.

As fêmeas oriundas dos cruzamentos foram incorporadas ao rebanho. A inseminação artificial com touros jovens que tiveram avaliação genética positiva segue sendo feita anualmente de novembro a janeiro. Alguns machos gerados de matrizes BRGN são selecionados para participar do teste de desempenho de touros jovens a pasto da Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia – GO) e do Nelore Mocho Noroeste (Araçatuba – SP). O BRGN alcançou, em 2005, o 44º lugar, entre trezentos animais, na sua primeira participação no teste de desempenho do grupo Noroeste. Nas três participações em testes de desempenho promovidos pela Embrapa Arroz e Feijão, os animais da Embrapa Cerrados estiveram sempre entre os dez melhores classificados.

Os animais bem classificados são oferecidos em leilões, com intuito de democratizar a genética da Embrapa na raça de bovinos nelore. Os outros animais, que não participam do teste de desempenho, mas apresentam avaliação genética positiva, serão oferecidos em leilões da raça nelore realizados no Bioma Cerrado. “Os animais são negociados a preços acessíveis aos pequenos pecuaristas”, destaca o pesquisador da Embrapa Cerrados Moacir Saueressig, especialista em reprodução animal.

Segundo Saueressig, o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo experimental de seleção de bovinos da raça nelore, “além de mostrar a marca Embrapa, participar dos testes e democratizar a genética, fornecerá todos os animais necessários para os projetos de pesquisa com experimentação animal na Embrapa Cerrados”.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES