Edições Anteriores
QUEIJO: UM QUEIJO FEITO COM “LEITE” E "UNIÃO” DOS PRODUTORES
rev 101 - julho 2006

É de Marmeleiro, a 500 quilômetros de Curitiba, uma nova variedade de queijo nobre, que leva a marca da Agricultura Familiar da região Sudoeste: o queijo “venetto”.

O venetto é um produto colonial de alto padrão de qualidade, fabricado com tecnologia italiana, e que será comercializado pela Coopafi. Fruto de um processo diferenciado, ele utiliza leite de qualidade comprovada, a partir de um manejo que valoriza o cuidado com a sanidade animal, o trato diferenciado e uma alimentação natural, o que resulta em um produto sem a acidez do queijo tradicional.

O leite é pasteurizado antes da fabricação do queijo e parte dos ingredientes utilizados na transformação é importada da Itália, como o próprio fermento láctico. O venetto é mais consistente, cremoso e tem um sabor mais adocicado. O processo em si de fabricação do queijo é o segredo da família Osório, ela adianta apenas que o queijo venetto passa por 20 dias de maturação antes de ser consumido.

Em 2003, a convite da Cooperiguaçu, um grupo de produtores italianos visitou o Sudoeste do Paraná e realizou diversos cursos para agricultores familiares sobre a fabricação de queijos nobres na Itália. Um dos cursos ocorreu na comunidade da Linha Itaíba. Foi quando o jovem Edinei Osório demonstrou interesse em se especializar na fabricação do produto diferenciado e a facilidade com que ele aprendeu o processo chamou também a atenção dos visitantes estrangeiros. Por conta disso, Edinei foi convidado a participar de estágio nas indústrias do grupo Latterie Vicentine, na região do Vêneto — Norte da Itália. Durante o estágio, o jovem agricultor de Marmeleiro acompanhou a transformação de 180 mil litros de leite por dia em peças de queijo que variam de 8 a 16 quilos. Desde o curso, a família passou a produzir uma peça de 8 quilos diariamente e o processo foi se aperfeiçoando com o retorno do filho da Itália.

Hoje, a agroindústria Latteria d’Italia, que tem uma estrutura física de 200 metros quadrados, transforma cerca de 400 litros de leite por dia em 50 quilos de queijo venetto, só com a produção própria. A intenção é de expandir essa produção para manipular 5 mil litros de leite diariamente, adquiridos em parceria com a Cooperativa de Leite da Agricultura Familiar (Claf) de Marmeleiro. Isso vai possibilitar a fabricação de 625 quilos diariamente, em peças de 8 quilos cada.

A Coopafi Marmeleiro, responsável pela comercialização local do queijo veneto, é ligada a outras 11 unidades cooperativas na região Sudoeste. Ela vem depositando confiança na proposta do governo federal de criação de um sistema único de inspeção sanitária e sanidade animal, que possibilite, no futuro, a comercialização do queijo diferenciado de Marmeleiro para outros municípios da região, dentro do estado e para fora. “Com a criação de normas e o cumprimento dessas regras, será possível unificar os selos de qualidade municipal, estadual e federal. Até então, a Latteria d’Italia possui apenas o S.I.M., que é municipal, mas já emitiu a documentação necessária para se credenciar ao S.I.P., selo estadual, e estamos aguardando essa análise dos organismos estaduais”, diz o presidente da Coopafi Marmeleiro, Gilmar Domingos Garbin. “Essa unificação é mais do que necessária. Por que um produto que é bom pra ser consumido no município, respeitadas as condições de transporte e de armazenamento, não pode ser bom pra ser consumido na localidade vizinha, na região Sudoeste e no restante do Paraná?”, pergunta Garbin. Durante o lançamento da marca, no dia 22/07, a partir das 9h na própria agroindústria de Marmeleiro, a Coopafi e a Latteria d’Italia colocarão à venda mais de 500 quilos do queijo venetto.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES