Edições Anteriores
ALTA PRODUÇÃO E OTIMISMO MARCARAM A MEGALEITE 2006
rev 101 - julho 2006

Em 2006 aconteceram durante a Megaleite a 3ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, 17ª Exposição Nacional de Girolando, 5ª Exposição Estadual de Gir Leiteiro, IX Exposição Especializada de Gado Holandês de Uberaba, XV Exposição Estadual de Gado Holandês de Minas Gerais – Exphomig, 1ª Mostra Oficial de Gado Simental de Uberaba, 6ª Exposição de Ovinos de Uberaba, 2ª Exposição de Filhotes e 4º Encontro Regional de Veículos Antigos e Exóticos de Uberaba.

Os 132 expositores apresentaram 1.962 animais, entre bovinos e ovinos. Mais de 25 mil pessoas passaram pelo Parque Fernando Costa nos sete dias de feira. O superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Limírio Cezar Bizinotto, comemora: "Nós conseguimos atingir os objetivos esperados".

Além da integração de raças leiteiras, ele aponta que a Megaleite surpreendeu pela qualidade dos animais expostos, não só Girolando, como também os exemplares das raças Gir, Holandês e Simental. Cita, ainda, os ovinos com mais de mil animais presentes na feira. “Em relação ao ano anterior houve um incremento no número de animais e a certeza da consolidação da parceria efetiva destas associações de raças. Temos a certeza do sucesso desse evento no futuro” disse.

O Torneio Leiteiro distribuiu o valor de R$ 20 mil em dinheiro e em produtos nesta edição. Observado o alto nível de competitividade, analisado pelo seu resultado, é possível afirmar que a partir de agora será cada vez mais difícil prever quem será a campeã do Torneio. A produção dos primeiros colocados ultrapassou os 70 kg de média nos três dias de competição.

O torneio leiteiro teve produção de quase 4 toneladas de leite durante os três dias em que foi realizado. Tudo é enviado à Copervale, tendo em vista que normas sanitárias não permitem sua doação. Participaram do torneio 13 produtores com 26 animais, entre vacas e novilhas. O resultado da disputa foi mensurado somando todas as produções, descartando o maior como esgota.

A vaca grande campeã desse ano foi Quartinha Terra Vermelha (1/2 sangue) de propriedade da criadora Marta de Azevedo Bernardes de Vargem Grande do Sul (SP) com produção média de 76,710 Kg por dia. A segunda colocada foi Raspa Lins (3/4 de sangue) de propriedade de Leopoldo Morais de Souza de Frutal (MG), com média diária de 66,41 Kg nos três dias de torneio. Em terceiro lugar foi classificada Coroa Lins (3/4) com média de 66,34 Kg /dia. O animal é pertencente ao criador Waldir Junqueira de Andrade de Lins (SP).

Na categoria novilha a primeira colocada foi Famosa Gordura (3/4), pertencente a João Boleli de Rifaina (SP). A média de produção foi de 58,89 Kg. A segunda colocada Ana Conha Dona Minerva (3/4) de propriedade do CEFET de Uberaba que apresentou um rendimento de 54,62 Kg.. A terceira colocada foi Juma Gordura (3/4) também de João Boleli, com média de 50,61 Kg /dia.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES