Edições Anteriores
CITRICULTURA - A AGRICULTURA DE PRECISÃO AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Eng Agrônomo: Fabrizzio de Sousa Cantagallo
rev 100 - junho 2006

Produtores que acreditavam ser competentes não mais conseguiram produzir economicamente e de forma sustentável.

Atividades que visem a eliminação total de plantas daninhas como o uso de grades e herbicida sistêmico em área total (Foto 1) em qualquer época do ano, tem reduzido a matéria orgânica e provocado a compactação e a erosão dos solos, dificultando ainda mais a elaboração de um pomar que vise o sustento do citricultor.

Dados retirados do AGRIANUAL 2005 (Gráfico 1), mostram que a nossa citricultura esta cada vez mais utilizando defensivos agrícolas (remédios) ao invés de fertilizantes (comida), isso mostra que o emprego

indiscriminado, e muitas vezes criminoso, de defensivos e herbicidas provoca desequilíbrios biológicos e abrevia a vida de bons defensivos, favorecendo, ainda mais, o aparecimento de pragas e doenças resistentes.

A adoção do uso intensivo e desequilibrado de nutrientes, procurando produções irreais, a curto prazo, não respeitando o equilíbrio copa-cavalo com as condições edafoclimáticas, tem provocado um declínio muito rápido das plantas, destruindo o potencial de um bom porta-enxerto como o limão cravo.

Todas essas atividades, que de certa forma, tem favorecido para o enfraquecimento da cadeia produtiva nacional de citrus, estão ainda causando um aumento abusivo no custo de produção desta cultura, o que acaba por tornar, de certa forma, inviável a produção para alguns citricultores.

A prática da agricultura de precisão (AP), seria a ferramenta ideal na obtenção de uma citricultura mais sustentável e viavelmente econômica. A AP surgiu na Europa na década de 80, aparecendo como uma solução inovadora para o gerenciamento da propriedade, aumento de produtividade e redução de custo na produção. O segredo desta técnica está em juntar informações detalhadas sobre a propriedade agrícola, e através dessas informações investir apenas o necessário para alcançar uma produtividade adequada e constante, sem desperdícios e agressões ao meio ambiente com excesso de insumos agrícolas. Resumindo, a AP é uma ferramenta para a aplicação localizada dos conhecimentos agronômicos.

Na correção da fertilidade do solo, existe a possibilidade de realizar uma amostragem em grade, e através desses dados, gerar análises de correção onde identificaremos manchas de solo em um determinado talhão ou área (Foto 2), facilitando assim a aplicação de fertilizantes ou corretivos agrícolas, aplicando a quantidade exigida com precisão no local correto, sem exageros e desperdícios. Normalmente, na agricultura convencional, o talhão em uma propriedade agrícola, é tratado de forma homogênea, o que acaba negligenciando as possíveis variações de fertilidade que possa existir. Com isso, a adubação acaba acontecendo de forma incorreta, faltando em determinados locais ou ocorrendo em excesso em outros, podendo dificultar ainda mais o aumento da produtividade e diminuição no custo de produção. Esta prática só é possível graças a utilização do GPS (sistema de posicionamento global), este aparelho,guiado por satélites, orienta a liberação em taxa variável de produto na lavoura. Uma controladora recebe as coordenadas do GPS, e através do mapa de aplicação, realiza a variação na aplicação dos insumos agrícolas. No geral, quando esta tecnologia é utilizada na agricultura, há uma redução considerada na quantidade de fertilizante aplicado na área, essa quantidade pode gerar economia de até 20% para o produtor rural.

A AP pode ser utilizada na pulverização controlada (Foto 3) com o objetivo de encontrar variabilidades existentes em campo que são fatores de produção, tais como: pragas, doenças e plantas daninhas. Ao determinar a incidência desses fatores, seria possível realizar uma aplicação correta e localizada dos defensivos agrícolas, reduzindo desperdícios e problemas futuros ao meio ambiente.

No geral, encontramos na agricultura de precisão, a opção perfeita na redução de custos e gerenciamento das atividades para toda a cadeia produtiva de uma propriedade agrícola, auxiliando com sucesso a busca pela sustentabilidade na citricultura brasileira.


Edicões de 2006
Volta ao Topo
PROIBIDA A PUBLICAÇÃO DESSE ARTIGO SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO DOS EDITORES